Domínio Ambiental

Reeducar para sobreviver!

Photo of Maria Costa
0 6

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 18 e 25 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.
  • Se tens menos de 18 anos, confirma que tens autorização dos teus pais ou encarregados de educação para participar neste desafio, através do formulário enviado por email, assinado.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • Não reconheço o projeto na lista

Caso não encontres o teu projeto na lista, procura também no site da Gulbenkian, ou usa este espaço para te podermos ajudar. Coloca aqui mais informações sobre o projecto aqui, para que possamos ajudar-te a localizá-lo.

Academias Gulbenkian Conhecimento - Colégio São José

Qual o mês e ano em que nasceste?

Agosto-2002

Com que género te identificas?

  • Feminino

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

O meu projeto pretende promover a educação ambiental, ensinando hábitos ecológicos e procurando alertar a sociedade para a destruição da nossa casa: o planeta Terra. Com este projeto pretendo proporcionar a compreensão e espírito crítico relativamente a questões ambientais, de forma a incentivar a atitudes e comportamentos conscientes relativamente à conservação do meio ambiente.

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

Apesar de toda a informação que temos disponível, o nosso planeta está cada vez mais degradado. O que me motiva é saber que isso pode mudar através da educação e sensibilização das pessoas para as temáticas mais importantes, especialmente se o fizermos de forma criativa e interactiva.

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

Utilizando materiais sustentáveis, pretendo criar e desenvolver um jogo de tabuleiro que aborde várias temáticas actuais sobre educação ambiental e sensibilização para a preservação do meio ambiente. Será um jogo didático para todas as faixas etárias, onde os jogadores terão de solucionar os problemas e questões ambientais apresentados. É através de uma forma divertida e criativa que se pretende que as mentalidades e os comportamentos dos jogadores relativamente a esta problemática mudem (para melhor).

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

Efetivamente, a minha ideia, "Domínio Ambiental", diferencia-se dos restantes programas do projeto e de outros já existentes, tais como, manifestações pró-ecológicas, palestras nos estabelecimentos de ensino e debates tanto nos diferentes meios de comunicação social como nas comunidades escolares. O meu projeto promove de forma incisiva hábitos como a reciclagem, utilização consciente e eficiente da água, etc..., uma vez que os jogadores aprendem de forma interativa e divertida, transportando os conhecimentos adquiridos para a vida quotidiana

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Não

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Coimbra

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Coimbra

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Coimbra

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Inicialmente, pretendo implementar a minha ideia no meu estabelecimento de ensino. Depois, introduzi-lo na comunidade onde resido. Ambiciono ainda conseguir elevar o meu projeto a nível nacional, de forma a que toda a população possa estar mais consciente do problema apresentado, e para que, aprendendo com o “Domínio Ambiental”, as pessoas possam contribuir para o resolver.

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

Uma vez que o jogo abrange múltiplas problemáticas, espero que consiga mudar mentalidades e incutir atitudes e comportamentos responsáveis e conscientes relativamente à conservação do meio ambiente.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Sim

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Apoiei uma campanha ou movimento, já existente, de outra pessoa, ou reagi diretamente ao problema perto de mim. Exemplos: Assinei uma petição, juntei-me a um protesto ou manifestação, ensinei a língua local a refugiados, fiz voluntariado numa casa de acolhimento para sem-abrigo, doei comida/roupa aos sem-abrigo, etc.
  • Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Dando aulas
  • Dando oportunidades de voluntariado
  • Desenvolvimento de um ciclo de debates sobre Educação ambiental e Sensibilização para o Meio Ambient

10. Se um amigo ou colega te motivou a participar, escreve aqui o seu nome e email.

Ana Helena Teixeira- lenaateixeira@gmail.com Miguel Seco - eumikas1@gmail.com Clara Costa - claracosta73@hotmail.com

Attachments (1)

0 comments

Join the conversation:

Comment