A rede da mudança
Uma rede móvel para prestar serviços, tanto a adolescentes, como adultos ou a idosos.


A que faixa etária pertences?
- Tenho entre 18 e 25 anos
Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25
- Sim, li e estou de acordo
Lista de verificação de elegibilidade
- Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
- Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
- A tua ideia será implementada em território português.
- Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
- Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.
Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?
- CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL - COOPERATIVA DE ENSINO QUINTA DA ROSA
Qual o mês e ano em que nasceste?
mar-2002Com que género te identificas?
- Feminino
Website ou perfis de redes sociais
instagram: beu_cstNas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?
A pandemia, trouxe uma maior solidão que desencadeou uma fome escondida. Esta piorou, pois não nos podemos aproximar, criando assim a falta de afetos e emoções. A fome está escondida. As pessoas muitas vezes têm vergonha de pedir e deslocar-se a uma instituição por medo de represálias. A nossa linha é para se sentirem apoiados e não terem vergonha. Não queremos substituir instituições, mas sim colmatar falhas que nos passam ao lado. Queremos fazer a mudança e criar momentos.
2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?
No colégio onde estudo, no ano passado, fomos convidados a participar nua ida a uma instituição, onde cada turma visitou uma instituição diferente, onde levamos uma cabaz de bens alimentares. Escolhemos ajudar a Cerciaz, que se localiza em Oliveira de Azeméis, deram-nos a possibilidade de conhecer o espaço e os utentes, garanto que é uma experiência incrível que todos nós deveríamos ter oportunidade.
Também participei na recolha de bens alimentares para o Banco Alimentar,
Eu e a Carolina somos muito amigas e próximas e o local que frequentávamos com os nossos amigos, costumava ter sempre uma senhor a pedir pois tinha muita fome e a família tinha-o abandonado, sempre que conseguíamos e sempre que íamos lá fornecíamos o jantar.
Queremos continuar ajudar quem tem pouco ou nenhum, porque o nosso futuro não é certo e amanhã posso ser eu a estar a pedir para comer.
3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?
Gostaríamos de unir os alunos com a sociedade geral. Onde começávamos pelos mais pequenos que visitariam associações onde levariam cabazes de bens alimentares.
Nas escolas a partir do 5ºano, gostaríamos que fizessem o mesmo que os pequeninos mas para famílias carenciadas ou até mesmo só para ir visitar uma idosa que queira desabafar e conversar com alguém.
Aceitaríamos qualquer tipo de voluntário para a nossa causa, não interessa o género, a idade ou até mesmo a raça.
Queremos ajudar sem tirar nenhum emprego a nenhuma instituição fazendo assim, no caso dos idosos, por exemplo, ir fazer as compras ou até mesmo ir buscar o pão mas também existem aqueles idosos que não têm possibilidades de pagar a um serviço domiciliário para os ajudar na higiene, eu como técnica de saúde disponibilizo-me para ajudar.
4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?
Não queremos que seja feito só para o vizinho mas sim que toda a comunidade participe saindo da sua zona de conforto. Ajudando entre si para colmatar as carências a nível emocional e alimentar.5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.
- Sim
6.1. Em que distrito resides?
- Distrito de Aveiro
6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?
Santa Maria da Feira7.1. Onde esperas implementar o projeto?
- Distrito de Aveiro
7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?
Estou acabar o curso num colégio em São João da Madeira e, antes da pandemia esta cidade era rica em calçado mas começaram a fechar e muitas pessoas perderam o emprego, onde muitas pessoas se isolaram e esconderam as necessidades que passam e um dos outros motivos é por existirem muitos idosos que se encontram sozinhos. Gostaria de implementar em várias cidades, Ovar, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis.8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?
Espero que o projeto «A rede da mudança», tenha o impacto de criar memórias, ensinar as pessoas a dar e a receber, mostrar algumas realidades fazendo assim com que os jovens e várias pessoas se juntassem ao projeto, fazendo-as pensar que o dia que vivem hoje poderá não ser igual ao de amanhã.
9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?
- Sim
9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?
- Apoiei uma campanha ou movimento, já existente, de outra pessoa, ou reagi diretamente ao problema perto de mim. Exemplos: Assinei uma petição, juntei-me a um protesto ou manifestação, ensinei a língua local a refugiados, fiz voluntariado numa casa de acolhimento para sem-abrigo, doei comida/roupa aos sem-abrigo, etc.
- Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.
9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?
- Juntando pessoas
- Contando histórias /Usando os Meios de Comunicação
- Dando oportunidades de voluntariado
- Sensibilização de agentes políticos
4 comments
Join the conversation:
CommentKeveni Fernandes