Portugal + Informado

Aplicação de telemóvel e site onde as perguntas mais importantes para a população jovem portuguesa são respondidas por candidatos políticos.

Photo of Beatriz
6 13

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 18 e 25 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • U.DREAM

Qual o mês e ano em que nasceste?

Dez-2000

Com que género te identificas?

  • Feminino

Website ou perfis de redes sociais

@michii.silvaa (instagram)

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

Nas eleições para a Assembleia da República, em 2019, a taxa de abstenção foi de 51,4%.

Para as eleições do Parlamento Europeu, a taxa foi de 68,6%, sendo a principal razão "falta de confiança ou insatisfação", seguida do desconhecimento relativamente à UE, ao Parlamento Europeu ou às eleições europeias.

A abstenção política em Portugal têm-se tornado cada vez um problema maior.

O desconhecimento pode dar-se ao facto de não existirem fontes de informação organizada e de fácil compreensão.

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

Recentemente, quando fizemos os 18 anos, ganhámos o direito ao voto. Mas percebemos que é mais difícil do que aparenta encontrar informação sobre diferentes candidatos, partidos e as suas respostas aos problemas do país. Existem algumas fontes com informação "enviesada", para um lado especifico.

Também reparámos que os nossos colegas (da nossa idade) não tinham intenção de votar porque sentiam que "não estavam prontos" porque "não sabiam o suficiente" sobre estes assuntos.

Pensámos que seria ótimo se existisse um único sitío, acessível a todos, onde a informação estivesse disponível.

A grande motivação por trás da ideia "Portugal + Informado" é, não só combater a desinformação como também empoderar a população a fazer escolhas políticas confiantes e informadas e torná-las em alvos mais difíceis para o populismo.

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

Portugal + Informado é uma plataforma online que permite à população mais jovem encontrar informação política regularmente e de forma organizada. Para além disso, estará disponível a qualquer pessoa que consiga aceder à internet de forma gratuita e de fácil compreensão, acessível a todos.

Entrando no site ou aplicação, a pessoa poderá escolher um tema pelo qual esteja curioso/interessado (por exemplo, ambiental). Seleciona uma pergunta, (por exemplo "Que problemas ambientais não recebem atenção suficiente?"). Dentro de cada pergunta pode escolher um partido (por exemplo: PS) e assistir a um pequeno vídeo (2-3 minutos) do representante do partido a responder à pergunta escolhida. Não só é um núcleo de informação, como há contacto mais "direto", pois cada representante responde às perguntas num tempo limitado e de forma simples.

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

As formas mais fáceis de acompanhar a política, de forma a estar por dentro do tema são as notícias ou os jornais. Mas muitos jovens não sentem interesse em acompanhar este tipo de canais de informação por serem muito formais e de difícil compreensão. Também começaram a surgir vários canais de informação, como por exemplo apps e sites que pretendem simplificar as notícias sobre a política e cativar a atenção dos jovens. Pretendemo-nos destacar através da disponibilização de meios mais interativos como vídeos e "calendário político", que mostre todas as datas relevantes da política em Portugal.

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Sim

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Leiria

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Bombarral

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Lisboa

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Portugal + Informado é um projeto online, por isso a sua implementação seria de acesso nacional, com o foco em Lisboa inicialmente pois é a localização em comum à equipa.

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

A esperança desta iniciativa é conseguir chegar um novo meio de informação à população jovem de forma a combater as fake news  e a manipulação de acesso à informação política reduzindo a taxa de abstenção em Portugal entre os 18 e 25 anos.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Sim

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Apoiei uma campanha ou movimento, já existente, de outra pessoa, ou reagi diretamente ao problema perto de mim. Exemplos: Assinei uma petição, juntei-me a um protesto ou manifestação, ensinei a língua local a refugiados, fiz voluntariado numa casa de acolhimento para sem-abrigo, doei comida/roupa aos sem-abrigo, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Juntando pessoas
  • Contando histórias /Usando os Meios de Comunicação
  • Ligando pessoas/grupos que de outra forma não se conectariam

11. Edição de Ideias // Definição de Pressupostos

12. Edição Ideias // Plano para de Ação para Validação de Pressupostos

13. Depois deste tempo a validar os pressupostos que definiste, queres alterar o problema, a solução, o factor X ou qualquer outro ponto da ideia que inicialmente propuseste?

  • Sim

13. a) Quero alterar os seguintes elementos:

  • Problema
  • Solução
  • Factor X

13 b) PROBLEMA - reformulação

Concluímos que as pessoas interessam-se por política. No entanto, tem que recorrer a muitas fontes para encontrarem informação, o que leva a menos envolvimento.

13. c) SOLUÇÃO - reformulação

Através do questionário realizado, percebemos que as pessoas não consideram relevante obter uma aplicação e não estariam dispostas a ceder espaço nos seus telemóveis, sendo mais fácil para elas aceder a um site com estas informações. Por isso, vamos optar pela criação de um site. A ideia do site foi aceite por todos os inquiridos.

13. d) FACTOR X - reformulação

Através do processo de verificação dos pressupostos concluímos que obter vídeos de diferentes partidos se pode tornar difícil. Em casos de não se conseguir obter, vamos optar por substituir os vídeos por textos de opinião dos temas abordados nos vídeos. Para além disso, achamos uma boa ideia trazer vozes que não estejam diretamente ligadas aos partidos, desde movimentos pelo clima a organizações feministas, antirracistas ou até mesmo religiosas, de forma a obter uma maior variedade e diversidade na plataforma.

13. e) OUTRAS ALTERAÇÕES / DESCOBERTAS

Ao longo do processo de validação de pressupostos, realizámos uma série de entrevistas para perceber os pontos de vista do nosso público alvo. Aprendemos bastante sobre o nosso público e tirámos algumas conclusões interessantes, como o facto da população até ser interessada por política, algo que não tinhamos assumido antes, sendo as áreas mais chamativas a social, ambiental e económica. O maior problema detetado é a forma de comunicação das fontes de informação existentes com uma linguagem considerada não tão percetível para pessoas com menos instrução (geral ou política) ou classe mais baixa. Foi revelado um grande interesse na ideia por parte de todos os participantes das entrevistas e a maioria sugeriu optarmos por website.

6 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Inês Leal
Team

Muito importante esta ideia! Não só porque é um tema com o qual não somos informados no sistema de ensino, como depois mesmo para quem quer ter acesso a essa informação e tomar uma decisão consciente poderá ficar um pouco confuso e perdido nessa pesquisa. Daí que o vosso projeto represente uma mais valia. Considerei muito interessante trazerem para o vosso projeto um complemento de vozes que não estão ligados a partidos. A meu ver, essa abordagem poderá representar um espaço informativo para pessoas que ainda não pesquisam por política, mas que ao ter interesse, por exemplo, por uma organização ambiental e lerem um texto no site, podem ficar recetivos a informação que encontrem no mesmo a respeito de política e manterem-se informados, ao verificarem o quanto o site os esclarece sobre esta temática de uma forma simples.
Votos de muito sucesso! Ficarei atenta ao surgimento do site "Portugal + Informado" ;)

Spam
Photo of Beatriz
Team

Boa noite Inês!
Obrigada pelas palavras! Boa sorte no teu projeto também :)

Spam
Photo of Keveni Fernandes
Team

Excelente ideia, muito potencial! É bom os jovens estarem informados.

Spam
Photo of Beatriz
Team

Obrigada!

Spam
Photo of Catia Godoroja
Team

Adoro!
Antes de mais, parabéns, tanto pela iniciativa, como pela ideia!
É muito importante envolver na política quem não se sente envolvido, até porque todos somos agentes políticos, e temos não só o direito de nos envolver, mas o dever de manter o que alcançámos para conseguirmos alcançar mais ainda!
Votos de boa sorte. :)

Spam
Photo of Beatriz
Team

Boa tarde, Catia. Obrigada pelo apoio e desejo-te a mesma sorte!