B- Plantando o Futuro

Mudar as práticas agrícolas hoje para proteger o meio ambiente amanhã. Inspirado pelo Vitor Zanelatto

Photo of User 25<25
0 0

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 13 e 17 anos

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.
  • Se tens menos de 18 anos, confirma que tens autorização dos teus pais ou encarregados de educação para participar neste desafio, através do formulário enviado por email, assinado.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • APSI – SER+

Caso não encontres o teu projeto na lista, procura também no site da Gulbenkian, ou usa este espaço para te podermos ajudar. Coloca aqui mais informações sobre o projecto aqui, para que possamos ajudar-te a localizá-lo.

Estudo no Agrupamento de Escolas de Alcanena, e participo no projeto Aulas do Futuro

Qual o mês e ano em que nasceste?

Jun-2003

Com que género te identificas?

  • Masculino

Website ou perfis de redes sociais

https://www.ashoka.org/pt-br/story/leadyoung-projeto-social-articulado-por-grupo-de-jovens-estimula-

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

Muitas vezes o produtor rural vê o meio ambiente como um problema para o desenvolvimento econômico e a gente tenta mostrar que isso não é verdade e que até outros setores da economia podem ser estimulados através do desenvolvimento ambiental e da proteção ambiental. Ao mesmo tempo os jovens muitas vezes não acreditam que podem fazer a diferença. Mas colocando jovens a mostrar aso produtores rurais as vantagens de preservar o ambiente, pode contribuir para resolver os 2 problemas.

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

Crescendo no meio do bioma da mata Atlântida, sempre percebi a importância da conservação do meio ambiente. Sou apaixonado pelo trabalho de engajar jovens em questões relacionadas ao meio ambiente, e quero promover o empoderamento de todos os adolescentes. Acredito que a minha geração é muitas vezes desmotivada por todos os problemas e dificuldades que os cercam, e que os jovens têm que precisam mostrar muito mais trabalho para conseguir o respeito que um adulto conseguiria mais facilmente.

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

Por meio de parcerias com ambientalistas e profissionais florestais, os alunos da organização participarão em formações e workshops contínuos para ampliar seu conhecimento ambiental e fortalecer os esforços de sustentabilidade de seus projetos. No início de cada ano, uma reunião liderada por jovens é realizada para planejar o novo ciclo de projetos e os principais objetivos da organização são definidos pelos novos líderes para aquele ano. 

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

Os jovens estão no centro do processo de tomada de decisão da estratégia e plano de ação para cada ano, e são eles a pô-lo em prática

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Sim

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Castelo Branco

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Alpedrinha

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Castelo Branco

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Alpedrinha

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

Espero sensibilizar os produtores rurais para a conservação do meio ambiente e animando os jovens a serem verdadeiros empreendedores transformadores, tomando a iniciativa no seu próprio meio.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Sim

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Levei mais longe uma ideia ou modelo de negócio para começar a minha própria iniciativa que ajuda a resolver um problema. Exemplos: Comecei uma plataforma de crowd-funding, organizei campanhas para distribuir comida a sem-abrigo, comecei um negócio social de micro-finanças, fundei uma empresa para garantir acesso à internet para comunidades com dificuldades de acesso, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Dando formação
  • Ligando pessoas/grupos que de outra forma não se conectariam

Find this idea inspiring? Add your own!

0 comments

Join the conversation:

Comment