Conversas para maiores de idade OnRadio

criar um programa na rádio, para combater a solidão com o objetivo de entreter e criar uma interação entre os mais novos e os mais velhos.

Photo of Sofia Gonçalves
15 29

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 18 e 25 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • Não reconheço o projeto na lista

Caso não encontres o teu projeto na lista, procura também no site da Gulbenkian, ou usa este espaço para te podermos ajudar. Coloca aqui mais informações sobre o projecto aqui, para que possamos ajudar-te a localizá-lo.

Mentes Empreendedoras

Qual o mês e ano em que nasceste?

Dez-2002

Com que género te identificas?

  • Feminino

Website ou perfis de redes sociais

Instagram - sofiamfg Facebook - Sofia Manuela Gonçalves

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

Combate à solidão e apoio a pessoas mais idosas ou vulneráveis.

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

De facto, achamos que deveria haver uma maior interação entre as pessoas da nossa idade e/ou mais novas e os mais idosos. Devia haver uma maior comunicação entre os mesmos, pois, há muita coisa que não sabemos sobre a geração mais antiga e, certamente, os mais antigos não sabem sobre nós. Sentimos que esta comunicação e partilha de momentos e ideias, entre gerações, irá não só combater o isolamento para a geração mais antiga como também irá enriquecer a geração mais nova. Uma vez que já fomos agentes de mudança no programa do clube das mentes empreendedoras, sentimos que esta é a oportunidade de podermos contribuir e continuar a fazer a diferença.

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

Criar um programa/uma linha de apoio na rádio, onde pudéssemos combater a solidão e criar várias interações/ligações entre os mais novos e os mais velhos. Ou seja, numa hora específica este programa/linha de apoio estava no ar e nós podíamos contactar os idosos e falar com eles, podíamos também envolver turmas e jovens para desenvolver temas na área da saúde, como por exemplo efemérides da saúde entre outros temas de forma a que houvesse interação dos jovens com os idosos, porque muitas das vezes a rádio é a companhia destas pessoas. Algumas das atividades que temos intenção de realizar são: a partilha de histórias vividas, debates de perspetivas relacionadas com vários assuntos como a pandemia, partilha de músicas e saberes. 

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

O que a nossa ideia tem de diferente é que é ser algo mais criativo e inovador, dessa forma pode vir a chamar mais a atenção e levar à adesão do publico mais idoso. Ainda, o facto de ser algo criado num local onde a população é bastante envelhecida, é um ponto positivo que podemos usar para estudar os resultados e a repercussão que o projeto irá ter para o ir adaptando às necessidades do publico.

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Sim
  • Carolina Tinalhas - tinalhascarolina@gmail.com

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Castelo Branco

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Barco/Fundão

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Castelo Branco

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Fundão - porque esta cidade e todas as aldeias/vilas que pertencem ao concelho, têm uma grande percentagem de população envelhecida e muitas das vezes estão sozinhos e sem companhia.

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

Depois de tudo isto, acreditamos que vão sentir-se melhor, mais seguros e mais acompanhados ao interagirem com outras pessoas e com os mais novos para relembrar a sua infância, discutir vários temas (p.ex. relacionados com a saúde) e solicitar algum tipo de ajuda em situações quotidianas (p.ex. levar medicamentos, as compras a casa, etc). De facto, com a rádio, é muito mais fácil comunicar, podendo alcançar diferentes pessoas. Pensamos em criar um grupo de jovens voluntários ao falar com algumas escolas da região para promover o projeto e, assim, contar com a adesão de mais jovens.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Sim

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Apoiei uma campanha ou movimento, já existente, de outra pessoa, ou reagi diretamente ao problema perto de mim. Exemplos: Assinei uma petição, juntei-me a um protesto ou manifestação, ensinei a língua local a refugiados, fiz voluntariado numa casa de acolhimento para sem-abrigo, doei comida/roupa aos sem-abrigo, etc.
  • Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Fazendo mentoria

10. Se um amigo ou colega te motivou a participar, escreve aqui o seu nome e email.

Rita Pereira - rita.pereira@mentesempreendedoras.com Ana Moreira - ana.moreira@mentesempreendedoras.com

11. Edição de Ideias // Definição de Pressupostos

Em anexo

12. Edição Ideias // Plano para de Ação para Validação de Pressupostos

Em anexo

15 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Ana Guedes
Team

Acho uma ótima ideia e espero que seja implementada!!!

View all comments