Dificuldades Financeiras

Auxiliar pessoas com dificuldades financeiras: construção de uma casa de recolha de bens, carrinhas distribuidoras e fármacia ambulante

Photo of Joana Tavares
1 11

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 13 e 17 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Consentimento Para Menores de 18 Anos

  • Confirmo que enviei os dados pelo link.

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.
  • Se tens menos de 18 anos, confirma que tens autorização dos teus pais ou encarregados de educação para participar neste desafio, através do formulário enviado por email, assinado.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • FUNDAÇÃO DE EDITE COSTA MATOS, MÃO AMIGA - Maneiras de Sever

Qual o mês e ano em que nasceste?

Maio-2007

Com que género te identificas?

  • Feminino

Website ou perfis de redes sociais

Nada a referir

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

Um dos grandes problemas que encontro no meu concelho, é o facto de algumas pessoas viverem com muitas dificuldades devido aos problemas financeiros.

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

O que me levou a querer resolver este problema foi o facto de haver pessoas que passam muitas dificuldades financeiras e considero que deveriamos ajudar da melhor forma, de modo a fazê-las ter uma vida melhor e mais saudável .

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

Em primeiro lugar deveria ser construída uma casa de recolha de bens, onde as pessoas pudessem oferecer voluntariamente roupas que já não fossem necessárias, enlatados e outras comidas para depois serem distribuídas às pessoas necessitadas.

Em segundo lugar deveria haver carrinhas distribuidoras que circulassem pelo concelho e distribuíssem esses bens nas casas dessas pessoas com mais dificuldades, até porque, dependendo da situação, muitas delas não conseguem deslocar-se aos locais de comércio ou farmácias. Uma das razões da impossibilidade desse deslocamento é por não usufruírem de carta e mesmo sem carta poderiam pedir um táxi, no entanto, podem não ter esse dinheiro para conseguir pagar.

Em terceiro lugar, deveria existir uma outra carrinha que distribuísse medicamentos, ou seja, uma carrinha “farmácia ambulante”, com a presença de um farmacêutico para ajudar as pessoas as selecionarem os medicamentos necessários a cada doença.

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

Considero que nunca ninguém pensou em construir uma farmácia ambulante. Essa farmácia iria ajudar principalmente os idosos porque estes apresentam muitas dificuldades na sua mobilidade e o facto de não terem que se deslocar ajudaria-os imenso.

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Não

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Aveiro

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Carrazedo

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Aveiro

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

No concelho de Sever do Vouga. Isto porque a população é maioritariamente idosa e poderiamos ajudar estas pessoas tendo em conta as soluções que referi.

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

Com a solução da farmácia ambulante por exemplo, os idosos tinham acesso aos medicamentos necessários e estariam melhor de saúde sem terem de se deslocar. 

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Sim

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Nenhuma destas Opções

11. Edição de Ideias // Definição de Pressupostos

Em anexo

1 comment

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Harry Alan
Team

I really enjoy reading this article a very well-researched and totally informative article.Don't worry about your business promotion we are here to promote your business, get better use of your money
My Company providing Digital Marketing services.
https://alfadigitalworld.com