Um planeta com luz natural

Objetivo é gastar menos luz durante a noite (usar painel solar e sensores noturnos) e converter o valor poupado em sacos de plásticos.

Photo of Bianca Alves
1 11

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 13 e 17 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Consentimento Para Menores de 18 Anos

  • Não confirmo ter enviado os dados pelo link

Lista de verificação de elegibilidade

  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.
  • Se tens menos de 18 anos, confirma que tens autorização dos teus pais ou encarregados de educação para participar neste desafio, através do formulário enviado por email, assinado.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • FUNDAÇÃO DE EDITE COSTA MATOS, MÃO AMIGA - Maneiras de Sever

Caso não encontres o teu projeto na lista, procura também no site da Gulbenkian, ou usa este espaço para te podermos ajudar. Coloca aqui mais informações sobre o projecto aqui, para que possamos ajudar-te a localizá-lo.

Objetivo é gastar menos luz durante a noite (usar painel solar e sensores noturnos) e converter o valor poupado em sacos de plásticos.

Qual o mês e ano em que nasceste?

Mar-2006

Com que género te identificas?

  • Feminino

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

Objetivo é gastar menos luz durante a noite (usar painel solar e sensores noturnos para a luz da rua), exemplo seria testar uma zona a definir e converter o valor poupado em sacos de papel para oferecer aos vendedores em substituição dos de plásticos.

Usar mais sacos de papel nas lojas locais retirar os sacos plástico de circulação o, mais possível e assim diminuir a quantidade de plástico para reciclar e sermos realmente verdes (não só a paisagem do local onde vivemos).

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

 lugar onde vivo é muito verde mas a pessoa devem ser tão verdes como o lugar onde vivem, mas acho que tem pouca consciência do que é viver de forma mais sustentável,  quero mostrar que todos podemos ser mais consciente e quero mostrar que com a acho que a conversão de dinheiro em sacos pode motivar o maior uso de sacos nas nossa lojas locais, oferecer sacos é a minha ideia, e acho que seria possível não só poupar luz nas ruas para já com pequenos painéis e com lâmpadas melhores (como até na nossa casa).  

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

Era tornar o lugar onde vivo mais sustentável e que as pessoas fossem mais consciente e quero mostrar que com a minha ideia seria possível não só poupar luz nas ruas (como até na nossa casa), sendo possível ver a sua conversão num valor monetário, que podia 1ª fase servi para comprar e (promover a trocar de sacos de plástico por papel) e até numa 2ª fase promover a compra ou troca de lâmpadas mais económicas e até de pequenos  painéis solares para outras ruas e até para casa das pessoas. Na verdade as pessoas podem poupar dinheiro assim como preservam a natureza.
É possível fazer a diferença com ideias simples.

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

A ideia da sustentabilidade de ser uma coisa que melhora a vidad de todos, e de ser uma coisa do tipo uma acção vai dar a outra e se todos pouparem todos ganham é essa a ideia que quero trabalhar com este projeto.

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Não

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Aveiro

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Sever do Vouga Soligo - Pessegueiro do Vouga

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Aveiro

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Sever do Vouga Soligo - Pessegueiro do Vouga

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

Motivar a Camara de Sever do Vouga criar uma zona experiência e um sistema de sensores e melhores lâmpadas, que acendem á nossa passagem e poupar em euros em seguida comprar sacos de papel e distribuir pelo comercio local. Podiam começar pelo centro da vila ou onde vivo, e alargar para outros lugares.

Acho que se as pessoas souberem que o valor poupado é entregue para ajudar na sustentabilidade neste caso da distribuição de sacos de plantas, mas quem diria até lâmpadas mais económicas e pequenos painéis solares para poupar mais em casa, seria uma ideias transformadora para todos.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Não

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Organizando comunidades
  • Dando ferramentas ou infraestruturas
  • Sensibilização de agentes políticos

10. Se um amigo ou colega te motivou a participar, escreve aqui o seu nome e email.

Na disciplina de Ed. Visual a professora apresentou o projeto e eu tive a ideia. Fiz um rascunho do texto. descrevi á professora como seria o lugar do inicio da atividade e para isso foi ao lugar junto à câmara. Fiz pesquisa de imagens sobre o assunto ou tema.

1 comment

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Keveni Fernandes
Team

É uma ideia bastante bonita e com imenso potencial, mas de dificil execução, porque paineis solar não são propriamente baratos, nem a sua instalação... Há algum plano em relação a essa parte?
Boa sorte!