O oceano não é reciclável !!!

O projeto procura diminuir a poluição dos oceanos causada plástico, através de sacos biodegradáveis.

Photo of Matilde Almeida
8 17

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 13 e 17 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Se tens menos de 18 anos, confirma que tens autorização dos teus pais ou encarregados de educação para participar neste desafio, através do formulário enviado por email, assinado.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • ASSOCIAÇÃO JUVENIL TRANSFORMERS

Qual o mês e ano em que nasceste?

Nov- 2004

Com que género te identificas?

  • Feminino

Website ou perfis de redes sociais

Instagram- matildealmeida1111

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

Este projeto procura diminuir a poluição dos oceanos causada pela má utilização do plástico por parte dos seres humanos, essas ações causa grandes danos para os animais marinhos. Este problema têm vindo a aumentar ao longo dos anos, calcula- se que 10 milhões de toneladas de plástico vão parar ao mar todos os anos. Para os animais marinhos o perigo esta nas sacas de plástico, nas quais acabam por ficar presos ou por vezes as ingerir.

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

A 2 anos participei no Projeto Transformers, tendo assim começado a praticar surf todas as semanas, ao longo do ano reparei que a praia estava muitas vezes poluida e comecei a questionar- me sobre o efeito que essa poluição ia ter nos animais marinhos, e como os poderia solucionar.

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

O projeto procura diminuir a utilização de sacos de plástico e substitui-los por sacos biodegradáveis, comercializados em todos os estabelecimentos sem qualquer acréscimo de preço. A longo prazo esta ação ira ajudar a preservar a vida dos animais marinhos, pois caso algum saco váparar aos oceanos já não será um risco na vida dos animais.

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

O projeto quer comercializar os sacos biodegradáveis sem nenhum acréscimo de preço, incentivando as pessoas a sua utilização e mostando que uma boa ação não têm preço, incentivando as pessoas a preocuparem se mais com o meio ambiente e a imprementar outras medidas para ajudar o nosso planeta. O melhor deste projeto é que se destina a todos os grupos etários, assim toda a população pode contribuir.

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Sim

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito do Porto

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Matosinhos

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito do Porto

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Pretendo implementar o projeto em Matosinhos pois é a minha área de residência.

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

Depois deste projeto espero que as pessoas se sintam mais motivadas a preservar o planeta e que adotem outras medidas para o ajudar.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Não

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Apoiei uma campanha ou movimento, já existente, de outra pessoa, ou reagi diretamente ao problema perto de mim. Exemplos: Assinei uma petição, juntei-me a um protesto ou manifestação, ensinei a língua local a refugiados, fiz voluntariado numa casa de acolhimento para sem-abrigo, doei comida/roupa aos sem-abrigo, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Nenhuma destas Opções

8 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Inês Leal
Team

Olá Matilde e restante equipa! Li a vossa ideia há uns tempos e recentemente deparei-me com um evento designado "Hora de Agir: Como tirar os plásticos dos oceanos" que vai decorrer já na próxima quarta feira, é um evento grátis com duração de 1 hora, caso tenham interesse envio o link: https://www.facebook.com/events/5419204508090500/?active_tab=discussion
Pode ser que este evento vos ajude ainda mais a melhorar a vossa ideia, ao ouvirem relatos de pessoas que estão na investigação ou no "terreno" dentro desta área.
Sem dúvida importante a preservação do meio ambiente, votos de sucesso para o projeto!

View all comments