Conversas para maiores de idade OnRadio
criar um programa na rádio, para combater a solidão com o objetivo de entreter e criar uma interação entre os mais novos e os mais velhos.

A que faixa etária pertences?
- Tenho entre 18 e 25 anos
Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25
- Sim, li e estou de acordo
Lista de verificação de elegibilidade
- Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
- Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
- A tua ideia será implementada em território português.
- Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
- Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.
Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?
- Não reconheço o projeto na lista
Caso não encontres o teu projeto na lista, procura também no site da Gulbenkian, ou usa este espaço para te podermos ajudar. Coloca aqui mais informações sobre o projecto aqui, para que possamos ajudar-te a localizá-lo.
Mentes EmpreendedorasQual o mês e ano em que nasceste?
Dez-2002Com que género te identificas?
- Feminino
Website ou perfis de redes sociais
Instagram - sofiamfg Facebook - Sofia Manuela GonçalvesNas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?
Combate à solidão e apoio a pessoas mais idosas ou vulneráveis.
2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?
De facto, achamos que deveria haver uma maior interação entre as pessoas da nossa idade e/ou mais novas e os mais idosos. Devia haver uma maior comunicação entre os mesmos, pois, há muita coisa que não sabemos sobre a geração mais antiga e, certamente, os mais antigos não sabem sobre nós. Sentimos que esta comunicação e partilha de momentos e ideias, entre gerações, irá não só combater o isolamento para a geração mais antiga como também irá enriquecer a geração mais nova. Uma vez que já fomos agentes de mudança no programa do clube das mentes empreendedoras, sentimos que esta é a oportunidade de podermos contribuir e continuar a fazer a diferença.
3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?
Criar um programa/uma linha de apoio na rádio, onde pudéssemos combater a solidão e criar várias interações/ligações entre os mais novos e os mais velhos. Ou seja, numa hora específica este programa/linha de apoio estava no ar e nós podíamos contactar os idosos e falar com eles, podíamos também envolver turmas e jovens para desenvolver temas na área da saúde, como por exemplo efemérides da saúde entre outros temas de forma a que houvesse interação dos jovens com os idosos, porque muitas das vezes a rádio é a companhia destas pessoas. Algumas das atividades que temos intenção de realizar são: a partilha de histórias vividas, debates de perspetivas relacionadas com vários assuntos como a pandemia, partilha de músicas e saberes.
4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?
O que a nossa ideia tem de diferente é que é ser algo mais criativo e inovador, dessa forma pode vir a chamar mais a atenção e levar à adesão do publico mais idoso. Ainda, o facto de ser algo criado num local onde a população é bastante envelhecida, é um ponto positivo que podemos usar para estudar os resultados e a repercussão que o projeto irá ter para o ir adaptando às necessidades do publico.5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.
- Sim
- Carolina Tinalhas - tinalhascarolina@gmail.com
6.1. Em que distrito resides?
- Distrito de Castelo Branco
6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?
Barco/Fundão7.1. Onde esperas implementar o projeto?
- Distrito de Castelo Branco
7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?
Fundão - porque esta cidade e todas as aldeias/vilas que pertencem ao concelho, têm uma grande percentagem de população envelhecida e muitas das vezes estão sozinhos e sem companhia.8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?
Depois de tudo isto, acreditamos que vão sentir-se melhor, mais seguros e mais acompanhados ao interagirem com outras pessoas e com os mais novos para relembrar a sua infância, discutir vários temas (p.ex. relacionados com a saúde) e solicitar algum tipo de ajuda em situações quotidianas (p.ex. levar medicamentos, as compras a casa, etc). De facto, com a rádio, é muito mais fácil comunicar, podendo alcançar diferentes pessoas. Pensamos em criar um grupo de jovens voluntários ao falar com algumas escolas da região para promover o projeto e, assim, contar com a adesão de mais jovens.
9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?
- Sim
9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?
- Apoiei uma campanha ou movimento, já existente, de outra pessoa, ou reagi diretamente ao problema perto de mim. Exemplos: Assinei uma petição, juntei-me a um protesto ou manifestação, ensinei a língua local a refugiados, fiz voluntariado numa casa de acolhimento para sem-abrigo, doei comida/roupa aos sem-abrigo, etc.
- Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.
9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?
- Fazendo mentoria
10. Se um amigo ou colega te motivou a participar, escreve aqui o seu nome e email.
Rita Pereira - rita.pereira@mentesempreendedoras.com Ana Moreira - ana.moreira@mentesempreendedoras.com11. Edição de Ideias // Definição de Pressupostos

Em anexo
15 comments
Join the conversation:
CommentAna Guedes
Marta Santos
Sofia Gonçalves
Catarina Araújo
Carolina Tinalhas
change equality
Carmen Pinto
Sofia Gonçalves
Carolina Tinalhas
Ana Moreira
Sofia Gonçalves
Carolina Tinalhas
Mariana Lemos Martins
Sofia Gonçalves
Carolina Tinalhas