Caminhar

Se gostas de aprender mais sobre a natureza, vem caminhar connosco!

Photo of Gabriel Lopes
3 14

Written by

Este projeto tem a intenção aumentar a valorização e reconhecimento dos ecossistemas por parte da população.  Além disso, também pretendemos ensinar mais sobre a natureza, nomeadamente Fauna, Flora e Lendas Locais. Tudo isto, pretendemos realizar através de caminhadas onde se fale mais sobre problemas ecológicos, e da natureza em geral. 



A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 13 e 17 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Consentimento Para Menores de 18 Anos

  • Confirmo que enviei os dados pelo link.

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.
  • Se tens menos de 18 anos, confirma que tens autorização dos teus pais ou encarregados de educação para participar neste desafio, através do formulário enviado por email, assinado.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • Não reconheço o projeto na lista

Caso não encontres o teu projeto na lista, procura também no site da Gulbenkian, ou usa este espaço para te podermos ajudar. Coloca aqui mais informações sobre o projecto aqui, para que possamos ajudar-te a localizá-lo.

Colégio S. José (Coimbra) VOAR

Qual o mês e ano em que nasceste?

jun-2007

Com que género te identificas?

  • Masculino

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

Hoje em dia, os ecossistemas são cada vez menos valorizados e maior é a sua destruição. É importante que as pessoas voltem a perceber o quão importante é preservar os ecossistemas locais e não os destruir. Infelizmente as pessoas, por volta do seculo passado começaram a não dar importância à fauna e flora, começando a mudar a maneira como os ecossistemas funcionavam, destruindo-os, e consecutivamente criando um desequilíbrio, que cada vez mais aumenta. 

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

Eu tenho pena de que a paixão pela natureza e por este tipo de coisas esteja a desaparecer, e acredito que caso se mostre ás pessoas outra forma de ver a natureza, e até mesmo a maneira como a tratamos, pudesse motivar mais pessoas a tratar bem o ambiente e a verem a natureza de outra forma. Para dizer verdade, eu amo trekking, ecologia e tudo isso, e acho que se fizer isto com paixão, muitas mais pessoas vão ficar motivadas (aprendi isto quando entrei numa donuteria vegan, e estava um pouco indeciso sobre o que escolher, mas o empregado que estava a me atender vendeu os produtos com tanta paixão que acabei por levar quase um donut de cada). Aqui vejo uma oportunidade de conhecer novas pessoas e motivá-las, em conjunto com a minha equipa, a amarem a natureza!

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

A nossa solução é  organizar caminhadas dinâmicas em zonas verdes rurais. Ou seja, durante estas caminhadas haverá vários momentos de interatividade onde se passará conhecimento para as pessoas que estão a participar na caminhada, falando-se de problemas ambientais, e ensinando coisas relativas à fauna, flora, e lendas locais.

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

Eu considero que a maneira dinâmica que é suposto se implementar neste projeto, ajudará muito a motivar mais pessoas. Além disso, ao contrário de programas de TV ou de revistas, aqui as pessoas vão poder ver com os seus próprios olhos aquilo que há à sua volta e fazer muitas outras coisas.

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Sim
  • Leonor Prata (leonor.prata@csj.edu.pt)

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Coimbra

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Coimbra

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Coimbra

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Em todo o distrito, escolhendo alguns percursos por todo o distrito e para ser acessível a gente de todo o distrito, além de assim se poder mostrar diferentes tipos de fauna e flora

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

Eu espero que ajude as pessoas a olharem de outra maneira para a natureza, e com isto a terem vontade de proteger o ambiente, deixando assim de fazer coisas que o prejudiquem.

Eu penso que isto ao início não vai ser muito acolhido, mas com uma boa divulgação e talvez ajuda de alguma associação(acho que uma associação de proteção do ambiente e de coisas a envolver a natureza acolheria bem a ideia) conseguiriamos atrair um número significativo de pessoas.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Sim

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Juntando pessoas
  • Contando histórias /Usando os Meios de Comunicação

11. Edição de Ideias // Definição de Pressupostos

Em anexo

12. Edição Ideias // Plano para de Ação para Validação de Pressupostos

Em Anexo

13. a) Quero alterar os seguintes elementos:

  • Ver resultados da validação abaixo

13 b) PROBLEMA - reformulação

1 - Este pressuposto está validado, pois 40% das 5 Juntas de Freguesia que responderam ao questionário afirmaram que a população da freguesia não reconhece e valoriza a fauna e flora de maior interesse da sua região. 40% afirma também que a população não utiliza os ecopontos de modo satisfatório e correto.

2 - Este pressuposto está validado, pois 41% das 100 pessoas que responderam ao questionário caminham menos de uma vez por dia, em média. Quando fazem atividade física, 21% da amostra anda menos de 1km e 47% apenas anda uma distância máxima de 3km.

 3 - Este pressuposto está validado, pois uma média de cerca de 41% das 100 respostas ao questionário não acertou corretamente na identificação de fauna e flora naturais do país. Adicionalmente, 73% afirma que conhece pouco, quase nada ou nada sobre lendas.

13. c) SOLUÇÃO - reformulação

1, 2 e 3 - Devido ao contexto pandémico que presenciamos, não nos foi possível testar as soluções, mas foi possível testar o interesse das soluções.

100% das Juntas de Freguesia veria e colaboraria com interesse na realização de percursos pedestres na sua área envolvente.

 95% das pessoas afirma que gosta de passear, sendo que 51% prefere passear em meio rural.

13. d) FACTOR X - reformulação

1, 2, 3 -  50% das pessoas deixaram o seu contacto para serem contactadas posteriormente caso estes passeios dinâmicos se realizem.
100% das Juntas de Freguesia demonstraram interesse em apoiar-nos no projeto.

13. e) OUTRAS ALTERAÇÕES / DESCOBERTAS

Em anexo, o documento Validação de pressupostos_relatório

3 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Andreia Viegas
Team

Boa noite!! Gostava só de deixar aqui os meus parabéns pela excelente ideia. Gostei muito do vídeo de apresentação do projeto, muito original e interessante. Muito sucesso

View all comments