Amigos do Vali

Associação amigos do vali quer trabalhar com o turismo sustentável onde possamos envolver toda a comunidade local,e regional.

Photo of Mônica Santos da Silva
6 8

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Mônica Santos da Silva

E-mail

monicaturismo2017@gmail.com

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Feminino

Data de Nascimento

271181

Sede da organização (UF)

  • São Paulo

Mídias sociais da organização

Facebook Associação Amigos do vali Insta associação amigos do vali

Data em que você iniciou o projeto

A associação Amigos do Vali se regularizou no 11/2017.

Estágio do projeto

  • Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Sou Monica filha de família simples e que consegui com muita luta me formar na faculdade,fui bolsista e fiz curso de Turismo, então vi a oportunidade de através do turismo poder oferecer oportunidade as pessoas que também não tem muita oportunidade devido a condição financeira,e sempre vi de perto como e difícil a vida do homem do campo, então isso me inspira,pois não quero que a história de minha cidade se acabe e ao mesmo tempo gostaria de ajudar mais pessoas ver uma oportunidade de crescimento através da atividade de Turismo, me formei em turismo tenho grande vontade de tornar Valinhos uma referência no turismo e deixar uma história,para aqueles q como eu não tem muitas oportunidades na vida,gostaria de inspirar mais mônicas toda a turma, para que possam ver que existe alternativa e possamos vencer preconceito e ajudar o próximo levando conhecimento sobre a preservação da natureza e a vida do homem do campo podem andar juntos,e encontrei amigos que tem mesmo sonhos os Amigos do Vali

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Estamos auxiliando alta que o turismo gere emprego e renda e também para que a comunidade seja beneficiada fazendo parte do processo

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Criamos roteiros regionais para o turista possa permanecer por mais de 1 dia aqui em Valinhos e visite a região também,e rotas de ecoturismo para concientização sobre a preservação. Através do projeto amigos do vali trilhando no parque ajudamos a diminuir o vandalismo em áreas ambientais. Temos diversas rotas para trabalhar o turismo regional, abrangência em três município,ajudar o homem do campo as adegas e manter a cultura e tradição. Rotas de turismo religioso,agroturismo Ecoturismo,turismo de natureza,rota da cerveja artesanal,rota pedagogica. Queremos ajudar a todo o trade se movimentar,passa voltar a receber e fazer o turismo sustentável ultilizando mão de obra local.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

A associação foi criada para ajudar no fomento do turismo sustentável,trabalhamos para que possamos fazer toda a cadeia produtiva possa girar para ter emprego e renda para todos envolvidos. A amigos do Vali trabalha com Turismo sustentável,e devido ao covid 19 gostaríamos de tornar o Ecoturismo e agroturismo uma alternativa passeios em áreas aberta junto a natureza e gerando emprego e renda para comunidade local,para os produtores de frutas e áreas ambientais,e também guias e monitores locais.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Sou presidente responsável pelos projetos e atendimento ao público criação de roteiros e coordenação de eventos

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Criamos roteiros integrados entre três município para q possamos trabalhar com regionalização do turismo,onde o turistas possa ficar por mais de 3dias aqui na região,e conhecer todos os atrativos rurais e de ecoturismo,fazemos parceria onde temos um produto de baixo custo e com qualidade,para o fomento do mesmo, parceria entre hotéis atrativos, monitores empresa de transporte.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Com o projeto trabalhamos com os monitores que antes trabalhavam na área rural e hj faz parte de nossa equipe e gostaríamos de aumentar a equipe de monitores através de jovens para se tornar guardiões da natureza,são jovens de área rural onde a área de reserva ambiental se localiza. Cultural temos roteiros que trabalha o agroturismo,onde levamos visitantes a conhecer a vida do homem no campo,onde conhecem a plantação de figo e uva cultivo trazido pelos imigrantes italianos, e também sítio de goiabas onde passamos para gerações futura a importância de valorizar a vida do homem no campo,a importância de manter a cultura do cultivo de figo e produção de vi nos artesanais. Ambientais temos parceria em duas área s de reserva ambiental onde desenvolvemos trilhas para que possamos fazer a concientização das pessoas sobre a preservação do meio ambiente através de plantio de arvores., E trilhas para concientização,fazemos parte da organização do festival de agroecologia e ecoturismo.estamks desenvolvendo projeto trilhando no parque,onde vamos fazer a concientização da importância da preservação para os munícipes. Econômico fizemos parceria com hotel atrativos monitores guias e empresa de ônibus para tornar um produto sólido onde todos os envolvidos possa gerar emprego e renda,valor de preço de custo dos roteiros para todos os envolvidos.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Estamos com uma aceitação da população na questão de concientização sobre a importância do turismo sustentável e estamos divulgando nossos atrativos, nos tornamos ultilidade pública,e estamos fazendo parceria para que possamos por nosso produto para o cliente e parceiro interessados. Participamos da organização do festival de agroecologia e Ecoturismo do leste Paulista,onde desenvolvemos trilhas e palestras sobre Ecoturismo. Festa do figo e da goiaba,a equipe já trabalha a mais de 20 anos com receptivos de turista no evento do município para mostrar a importância do agricultura famíliar e do homen do campo através do agroturismo. Festa do morango no município de Americana. Festa da uva de Vinhedo com rotas nas adegas artesanais e produtora de uvas para concientização da população. Trilhas no parque Ara,parceria com a Fundação Florestal Trilhas em áreas de reserva ambiental particular Encontro com Turismo onde reunimos empresários do trade para apresentação dos roteiros criados E jantar beneficente em atrativos cultural. Trabalhamos em eventos turísticos no passeios para concientização da valorização do homem do campo e também na questão da preservação do meio ambiente.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Estamos com parceria com Circuito das frutas no projeto de regionalização promovido pelo Senac Estamos com parceria do sebrae para direcionamento correto,estamos com processo para fazer parte da asserutiul, associação de entidades assistenciais do município,com intuito de fazer projeto sociais em prol do desenvolvimento turísticos e concientização, gostariamos de comercializar roteiros regionais,e estar presente nas 10 festas temática do circuito das frutas para fazermos a concientização da importância da preservação do meio ambiente e da área rural. Vamos pós pandemia colocar o produtos na prateleira,para parceria e receptivos.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Estamos em parceria com Ara área de reserva ambiental da fundação florestal,para nós tornarmos monitores oficial das trilhas que nos ajudamos a criar. Estamos em parceria com hotéis empresa de transporte atrativo turísticos e guias e monitores para que possamos atingir nosso público e fazer a cadeia produtiva girar. Fazemos evento festa do figo em parceria com a prefeitura municipal para recepção de Turista e passeios de agroturismo possa valorização do homem do campo Vamos fazer parte da asserutiul Associação entidades assistenciais,onde vamos fazer trabalho voluntários para concientização sobre preservação e Turismo sustentável.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Sim onde estamos ajudando a Fundação Florestal em criação de trilhas não existiam atividades no parque agora vai começar através da amigos do Vali. E também conseguimos incluir o Ecoturismo no Festival de agroecologia e Ecoturismo do leste paulista onde fazemos o ecoturismo em área de proteção ambiental,uma trilha formatada pela associação amigos do Vali.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Vendas
  • Eventos

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

A curto prazo através de patrocínio,e parcerias,para pós pandemia começar alguma venda ,mas na área ambiental todo trabalho será através de parceria,devido ao covid as ações de vendas e participação de eventos foi a zero. Portanto estamos em novas direção e reformulação de ação. 25%patrocinio 25%vendas de produtos ou serviços 50%de convênios

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento menor que R$1.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • entre R$ 10.000 e R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Temos uma equipe Amigos do Vali Mônica Presidente sou turismologa e guia de Turismo, faço projetos reunião comercial, atendimento telefônico condenação de eventos,(sem remuneração) Vice presidente Márcia, responsável pelo MKT, Facebook insta. Tesoureiro responsável financeiro tarifário conta bancária 3 conselheiros fiscais 1 secretario Todos acima sem remuneração. A transformação seria 1secretaria para agendamento e funções ADM. 10 monitores e guias 1 coordenador de projetos Atualmente somos em em 13 entre monitores e guias que prestam serviços a associação.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Temos 1 turismologa 5 guia de Turismo 7 monitores rurais onde alguns eram trabalhadores rurais e se tornaram monitores.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Nosso projeto e realizado principalmente em área rural e a área de reserva ambiental se localiza no bairro rural onde temos muitos filhos de produtores rurais e filhos de trabalhadores rurais que gostariamos de incluir no nosso projeto evitando o êxodo rural e também fazendo com que eles se sintam pertecentente ao projeto para cuidar e proteger o meio ambiente tornando guardiões da natureza

16) Como você soube desse desafio?

  • Recomendado por outras pessoas

Evaluation results

9 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 11.1%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 55.6%

De forma parcial. - 33.3%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 0%

Não. - 0%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 11.1%

Sim, tem características inovadoras. - 11.1%

De forma parcial. - 77.8%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 0%

Não. - 0%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 0%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 44.4%

De forma parcial. - 44.4%

Insuficiente. - 11.1%

Não. - 0%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 0%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 77.8%

De forma parcial. - 22.2%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 22.2%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 44.4%

De forma parcial. - 33.3%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 11.1%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 44.4%

De forma parcial. - 33.3%

Insuficiente. - 11.1%

Não. - 0%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 11.1%

Sim, acredito que sim. - 33.3%

Talvez. - 44.4%

Provavelmente não. - 11.1%

Não. - 0%

6 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Old Friend
Team

Olá Monica e equipe,
Parabéns pela iniciativa. É muito bom ver jovens com vontade de fazer a diferença e ajudar no desenvolvimento local. Força e coragem para seguir em frente. Quero que você conheça o Turismo CO2 Legal - Guardiões do Clima, uma rede colaborativa que atua para fazer do turismo um vetor de conservação ambiental, inclusão socioeconômica no meio rural e de enfrentamento à crise climática. Queremos replicar o programa para outras regiões do país e vejo que vocês têm potencial para ser nossos parceiros. Não tenho dúvidas que o programa Turismo CO2 Legal - Guardiões do Clima pode catalisar a iniciativa de vocês, criando um movimento de muita sinergia.
Gratidão pela escuta e fiquem bem.
https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/avaliacao-i/turismo-co2-legal-guardioes-do-clima

Spam
Photo of Mônica Santos da Silva
Team

Muito bom adorei seu projeto também boa sorte vamos nos falar sim

Spam
Photo of Old Friend
Team

Parabens! apoiamos vocês! Deixo aqui o link do nosso por se vocês gostaríam nos apoiar:
https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/avaliacao-i/plataforma-online-multicliente-viagens-para-buscadores-viagens-regenerativos

Spam
Photo of Desfrute Hostel Desfrute Hostel
Team

Parabéns pelo seu projeto!
Esperamos que curta e comente nosso projeto também. MINEIRIDADES DO TRIANGULO.
Associativismo no Turismo! Um novo Amanhã !

Spam
Photo of Contraponto Espaço Educacional
Team

Parabéns pela iniciativa! Que a evolução seja constante e que venham muitas conquistas! Depois da uma passadinha aqui https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/avaliacao-i/projeto-contraponto-turismo-sustentavel-pedagogico-e-de-base-comunitaria-na-comunidade-rural-de-extrema-congonhas-do-norte-mg para conferir nosso projeto também! Valeu! Sucesso pra vcs!

Spam
Photo of Erick Barros
Team

Parabéns, acompanha nossa iniciativa também. Abraço