Guia Aparecida SP

Promover com inovação a cultura regional, o turismo sustentável, a inclusão social e o amplo desenvolvimento econômico às comunidades locais

Photo of Douglas
6 9

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Douglas Israel Bento

E-mail

guia.aparecidasp@gmail.com

Nacionalidade

Brasileiro

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

26041981

Sede da organização (UF)

  • São Paulo

Site da organização

aparecidasp.com.br aparecidasp.com (em construção)

Mídias sociais da organização

https://www.facebook.com/GuiaAparecidaSP https://www.Instagram.com/GuiaAparecidaSP https://twitter.com/GuiaAparecidaSP

Data em que você iniciou o projeto

Março / 2010 (Domínio: www.aparecidasp.com.br)

Estágio do projeto

  • Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Em 2010, em contato com o ex-presidente do SINHORES (Sindicato de Hotéis e Restaurantes), concluiu-se que a região recebia milhões de pessoas anualmente e ainda não havia uma iniciativa que reunisse os principais atrativos turísticos, passeios, hotéis, restaurantes, lojas, etc., em um projeto inovador que facilitasse o plano de viagem dos turistas. Depois, em reunião com o Diretor de Marketing do Santuário Nacional de Aparecida, houve o incentivo de realização do projeto, apontando correções importantes. O plano inicial seria um simples guia turístico impresso. Contudo, após conselhos recebidos, inclusive da secretaria de turismo da cidade, e após avaliação dos custos envolvidos, se mostrou mais efetivo se tornar online. As mídias digitais possuem atualmente milhões de visualizações alcançadas e milhares de seguidores nas redes sociais, sendo uma potente comunicação direta com audiência massiva segmentada, estruturada por meio de diversos atores em prol do amplo desenvolvimento local.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

A pandemia impactou fortemente a economia local. A maioria perdeu renda, salário, emprego e clientes, e o guia visa reaquecer os negócios. A falta de uma mídia online que reúne informações, produtos e serviços turísticos da região como hospedagens, pontos de alimentação, compras e passeios, pode desestimular os viajantes e o amplo consumo. A baixa qualidade no acolhimento tende a se refinar através de avaliações, premiações e conscientizações sobre inclusão social e o turismo sustentável.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Os projetos visam promover os atrativos turísticos, os empreendimentos, a oferta de empregos e a cultura regional do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, fomentando com conteúdos relevantes os milhões de turistas que visitam a região anualmente, para incentivá-los a viajar e auxiliá-los com os planos de viagem. O objetivo é formar parcerias para estimular as vendas de produtos e serviços locais. Gerar desenvolvimento econômico sustentável. Contribuir de forma inovadora, responsável e altruísta para a transformação comunitária, utilizando o potencial de alcance da rede virtual para realizar ações beneficentes, de inclusão social, de sustentabilidade ambiental e distribuição de renda para todos os atores envolvidos. Ao oferecer informações relevantes e mais visibilidade para os negócios, incentivando o consumo ideal a cada caso e facilitando os planos de viagem dos romeiros através de pacotes e planos avulsos, o guia visa fomentar o turismo local, auxiliando turistas, donos de comércios, colaboradores, fornecedores, autônomos, agências, instituições religiosas e projetos sociais, através das mídias sociais, do site ou do aplicativo a ser desenvolvido. Toda semana interagimos com milhares de potenciais turistas (membros de famílias católicas, grupos religiosos, chefes de romarias, romeiros, sacerdotes e agentes de viagem, além dos próprios moradores da região e devotos de todo país), com pretensão de se hospedar, se alimentar, passear e fazer compras na região.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Promover e estimular a sustentabilidade nos motiva muito, pois enfrentamos duras críticas, por exemplo, quanto as sujeiras que ficam sempre espalhadas na cidade ou nas praias da região em dias de movimento. Planejamos fazer campanhas massivas que abordem a manutenção da limpeza, a reciclagem, o respeito aos recursos naturais, a conservação e a regeneração do meio ambiente, etc., melhorando a qualidade de vida nas comunidades ao levar o bom entendimento dos benefícios do turismo sustentável.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Criação do novo portal / aplicativo Inserção de conteúdos Criação do guia impresso Criação de apresentação em pdf/power point Criação e envio de vídeo / banner de apresentação Envio de e-mail marketing com apresentação (texto, link, Power Point e PDF) Distribuição de Cartão de Visita Análise e envio da tabela de preços Administrar contatos (telefone, e-mail, chat, WhatsApp, redes sociais): visitantes, empreendedores, colaboradores, agenciadores, autônomos, agências, instituições religiosas e projetos sociais Análise de dados de navegação Organizar sistemas de premiação Administrativo / Financeiro Emissão de boletos / Cobrança / NF Administração do sistema de reservas Administração Google Adsense / Google Adwords Administração de impulsionamentos Postagens nas redes sociais (linha do tempo, feed, stories, destaques, IGTV, Reels) Escrever artigos / Marketing de conteúdo Tirar fotos / Tratamento de imagem Jurídico: espaço publicitário / parceria / termos e condições

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Somos um guia turístico online exclusivo e inovador. As iniciativas decorrentes do projeto principal visam promover com excelência e inovação o turismo sustentável do circuito religioso, os negócios e a cultura regional do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, bem como fomentar os milhões de turistas e devotos que visitam a região anualmente com conteúdos relevantes, para incentivar e auxiliar os planos de viagem, estimulando o desenvolvimento econômico dos empreendimentos locais. Contribuir de forma inovadora, responsável e altruísta perante a comunidade, através de ações filantrópicas e ativistas, gera inclusão, transformação social, sustentabilidade ambiental e distribuição de renda para todos os agentes envolvidos nos projetos. Nessa fase de expansão, visamos desenvolver um novo portal com possibilidades de adquirir pacotes de serviços online, além de um aplicativo para auxiliar os turistas antes e durante suas viagens. A iniciativa tem um potencial latente e inovador na região, de melhorar a qualidade de vida das comunidades envolvidas, contribuindo com o social e valorizando a diversidade, a identidade cultural, a preservação das histórias, influenciando todas as áreas da sociedade local ao conscientizar pessoas através da tecnologia, do jornalismo, de campanhas publicitárias, da cultura da fé, do bom uso dos recursos naturais e tudo mais que leva a impactar diretamente o desenvolvimento econômico local e a conseqüente geração de emprego e renda.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Ao promover o turismo religioso de Aparecida/SP, estendendo para as culturas regionais vizinhas, visamos melhorar a qualidade de vida das comunidades através da essência da fé cristã, com mensagens, campanhas publicitárias, divulgação de instituições como Santuário Nacional, Santuário Frei Galvão, Santuário Pai Eterno e outros pontos de interesse da região como igrejas, catedrais, mirantes, capelas, parques, cachoeiras, memoriais, museus, grutas, parques ecológicos, shopping centers, praias, praças, teatros, etc. Objetivamos oferecer visibilidade e apoio direto para projetos sociais como Fazenda Esperança, Lar Nossa Senhora Aparecida, APAE, CRAS, CREAS, Casa do Pequeno, PEMSA, Colinho de Mãe, Acolher Bem, entre outros voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade. Incentivando a participação de turistas, visitantes, donos de comércios e demais moradores da região com relação à preservação e limpeza das cidades turísticas, evitamos, por exemplo, que lixos sejam jogados a esmo pela região e permaneçam no meio ambiente, como ocorre muito atualmente. Formaremos parcerias com secretarias do meio ambiente para disseminar bons projetos, como as campanhas de uso consciente de produtos e materiais sustentáveis. A economia é um ponto forte do projeto que tem como objetivo promover o turismo regional através das mídias e incentivar o consumo para aumentar as vendas dos negócios da região e com isso gerar desenvolvimento econômico, com oferta de emprego e distribuição de renda.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Em 2019, ultrapassamos a marca de 1 milhão de visualizações no site organicamente. Nossas redes sociais contam com cerca de 10 mil seguidores e um alcance de centenas de milhares nos últimos anos. Na eleição de 2014 tivemos um aumento de 1000% nas visualizações de um artigo em um único dia, quando houve um debate presidencial na TV Aparecida. Nossas postagens têm alcances médios que variam de 2.000 a 20.000 por post, de modo orgânico. Inúmeras pessoas deixam seus comentários pedindo por orações, relatando datas para a próxima viagem e tirando dúvidas diversas. Muitos de nossos planos ainda não foram elaborados devido a falta de recurso, impedindo que mudanças de grande porte possam ocorrer. Contamos com o investimento em questão para ampliar os esforços e implementar as ações constantes no planejamento para conscientizar as pessoas em em termos quantitativos e qualitativos com relação a importância do turismo sustentável.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Dentre as estratégias de crescimento, obtendo os recursos necessários, iremos organizar uma equipe e contratar agências especializadas para coordenar áreas do projeto, como administrativa, financeira, comercial, marketing, gerenciamento de mídias digitais, design, geração de conteúdos, etc., além de buscar parcerias com instituições religiosas como Santuário Nacional, Canção Nova e Santuário Frei Galvão; com projetos sociais e ambientais, igrejas e templos, padres e comunidades religiosas, grupos de jovens, lar de idosos, projetos musicais, comunidades de recuperação de viciados, portadores de doenças raras, além dos pontos turísticos, passeios, museus, universidades, comércios, sindicatos, rede hoteleira, pontos de alimentação, guias de turismo, entre outros.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Visando oferecer visibilidade em grande escala, através de uma didática jornalística imparcial, por meio do portal oficial e das redes sociais para os assuntos relevantes do poder público, que sejam de grande interesse das comunidades, além das parcerias com as instituições mencionadas anteriormente, acreditamos que pode ser prestado um grande serviço social, cultural, ambiental e econômico à sociedade regional.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Este será o grande desafio do projeto, tendo em vista que os negócios da região enfrentam duras críticas quanto aos atendimentos prestados e a ineficiência diante do turismo sustentável por parte de comerciantes e visitantes que sempre deixam muita sujeira espalhada pela cidade, principalmente nos finais de semana. Temos planos de fazer campanhas massivas que abordem o respeito à cultura, ao meio ambiente (redução do impacto ambiental, compensação, regeneração de áreas degradadas, conservação, reciclagem, etc.), aos turistas e romeiros, preservando as tradições locais e os recursos naturais, dando protagonismo e melhorando a qualidade de vida das comunidades através de movimentos educacionais que levem ao bom entendimento dos benefícios do turismo sustentável.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • Vendas
  • Mentores / conselheiros

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

* Curto prazo Contratação de pessoal e agência de marketing Desenvolvimento de um novo portal com uma estrutura mais moderna Desenvolvimento de aplicativo Desenvolvimento de um guia impresso Desenvolvimento de apresentação em pdf/power point Envio de e-mail marketing automático Criação e envio de vídeo de apresentação Criação e envio de banner de apresentação Criação e distribuição de Cartões de visita e folders Impulsionamentos nas redes sociais * Médio prazo Material impresso sobre turismo sustentável Escrever artigos / Marketing de Conteúdo Contratação de fotógrafo / designer * Longo prazo Ampliar o projeto para outras regiões * Custo médio previsto (%) Folha de pagamento: 25% Impostos: 16% Agência de Marketing: 5% Custo fixo (água, luz, internet, telefone): 2,5% Publicidade: 5% Comissões de vendas: 20% Materiais impressos: 5% Doações: 5% Fundo de reserva: 5% Manutenção de TI: 1%

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$1.000 e R$10.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 100.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Jornalismo (Integral): Criar texto para artigos e páginas. Fotografia (terceirizado): fotos profissionais. Desenvolvimento (Temporário): agência / desenvolvedor. Criação de sites e aplicativos. Design e Mídias (Fee mensal): design gráfico e web / agência. Criar artes gráficas e de web. Administrar mídias digitais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, etc.). Adm. / Finaça (Pró-labore): planejar, organizar, dirigir e controlar recursos. Atendimento (Integral): boa comunicação em português, inglês e espanhol; proatividade, empatia, cordialidade e inteligência emocional. Sanar dúvidas de visitantes e empreendedores. Responder solicitações através dos canais de atendimento e das mídias digitais. Comercial (comissão): vendedor profissional. Fazer contato com empreendimentos diversos para formar parcerias, vender espaços publicitários e angariar fundos de patrocínios. Advocacia Jurídica (honorários): mediar questões, elaborar contratos, implementar e atualizar termos e condições.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Os cargos serão ocupados especialmente por moradores da região, de preferência com menor poder aquisitivo, privilegiando negros, cadeirantes e LGBTQIA+, levando em consideração o conhecimento técnico de cada membro da equipe.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • Minorias étnicas
  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade LGBTQIA+
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica
  • Comunidade indígena
  • Comunidade quilombola
  • Outra Comunidade Tradicional
  • Comunidades religiosas diversas / Crianças / Idosos / Gestantes...

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

O impacto social ocorre em diversos âmbitos: com a contratação direta e indireta de serviços de pessoas em situação de vulnerabilidade específica; com o aquecimento da economia local ao incentivar viagens e um maior consumo por parte dos turistas e romeiros, visando gerar maior oferta de emprego e distribuição de renda; disponibilizando suporte voluntário e apoio financeiro a projetos sociais; oferecendo visibilidade em massa para questões sociais e políticas que atendam principalmente as pessoas em estado de vulnerabilidade; melhorando a qualidade de vida das comunidades locais com o apoio latente a causas ambientais; dando suporte contínuo para a expansão e um maior acesso à cultura regional; oferecendo informações úteis à sociedade e através de mensagens relacionadas à espiritualidade.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social
  • Grupo de WhatsApp sobre turismo

Evaluation results

10 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 20%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 10%

De forma parcial. - 50%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 20%

Não. - 0%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 20%

Sim, tem características inovadoras. - 30%

De forma parcial. - 30%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 20%

Não. - 0%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 20%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 30%

De forma parcial. - 50%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 20%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 50%

De forma parcial. - 30%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 20%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 0%

De forma parcial. - 50%

Insuficiente. - 20%

Não. - 10%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 20%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 20%

De forma parcial. - 30%

Insuficiente. - 30%

Não. - 0%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 20%

Sim, acredito que sim. - 10%

Talvez. - 20%

Provavelmente não. - 50%

Não. - 0%

6 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Brandt Patrima Campiom Izidoro
Team

Que legal a iniacitiva do desenvolvimento do Guia Aparecida para a consciência do turista e também dos moradores e comerciantes locais.

Agradeço se puder fazer uma visita no meu projeto: https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/avaliacao-i/conheca-ourinhos-e-regiao

View all comments