Impactour

O Impactour é o primeiro programa de inovação voltado para o desenvolvimento de produtos turísticos de impacto social na Bahia.

Photo of Escritorio da Hospitalidade
5 4

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Letícia de Castro Lima

E-mail

escritoriodahospitalidade@gmail.com

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Feminino

Data de Nascimento

29051977

Sede da organização (UF)

  • Bahia

Site da organização

não possui

Mídias sociais da organização

Instagram - @escritoriodahospitalidade

Data em que você iniciou o projeto

10/2019

Estágio do projeto

  • Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

O projeto surgiu da inquietude de 02 turismólogos que transitaram por diversas áreas do turismo e depois de muitos anos executando a docência no ensino superior, fizeram diversos diagnósticos importantes. São dois profissionais com ampla experiência em hotelaria, turismo e eventos que perceberam que o modelo de gestão do turismo é repetitivo. No que se refere a formação dos profissionais da área, o modelo adotado é o mesmo das nossas épocas de universitários. No entanto, o turismo é uma atividade extremamente sensível às adversidades que ocorrem nos destinos turísticos e deveria ser pautada em inovação e ter propostas sempre atualizadas para maior capacidade de resiliência econômica. Portanto, com objetivo de redefinir o conceito de gestão, inovação e fortalecer o impacto social em turismo, baseado na experiência de mercado e na necessidade de investir no processo formativo de novos profissionais para o trade turístico, surgiu o Escritório da Hospitalidade e o Programa IMPACTOUR.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

O principal problema é a operação da atividade com um modelo “fordista” do fazer turístico. Nesse cenário, o turismo aproxima-se das economias de escala e, como consequência, tem impactos negativos naturalizados. Esse “Turismo Fordista” é a massificação, estandardização e pacotes turísticos rígidos. Emergiu no continente americano e foi exportado para o Brasil. O Impactour é parte relevante da sua transição para a Nova Era do Turismo (NET) que contempla uma proposta mais autêntica e inovadora.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

A solução do Impactour busca colaborar para a “Nova Era do Turismo” com uma perspectiva mais duradoura dos produtos com práticas de menores impactos negativos. Neste sentido, busca-se assentar pilares sobre essas práticas voltadas para a qualidade, menor impacto ao meio ambiente, eficiência, competitividade, educação e um modelo de gestão inclusivo para comunidades compatível com a realidade de destinos turísticos. Os destinos deixaram de ser passivos no processo e buscaram um protagonismo, uma autonomia para gerir seus recursos turísticos. Com isso, o destino não deixa de ser competitivo, mas considera outros valores antes disso, como ser consciente dos impactos econômicos, ambientais, sociais, culturais e políticos. O Impactour será pautado em metodologias criativas. É um programa de 1 ano de imersão onde selecionaremos consultoria, projetos e treinamentos com gameficaçao e impacto social com objetivo de criar produtos turísticos conectados com as exigências do consumidor; Pensar em serviços agregados que são dominados por economias de escala; os roteiros concebidos para os indivíduos com diferentes necessidades; Pensar em intraprodutos para férias são mais flexíveis; Atração de turistas que são mais exigentes, flexíveis, “verdes” e conscientes, em que o ambiente e a cultura local são chave da experiência turística.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

O Impactour é o principal produto do escritório e foi o primeiro programa de Inovação voltado para o desenvolvimento de produtos turísticos de impacto social na Bahia. A motivação dos fundadores é transformar uma realidade local e gerar impacto social no mercado turístico, sobretudo, através do segmento cultural que foi um dos mais impactados e mais informais do turismo.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Pesquisa sobre destinos turísticos e desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis;Curadoria de conteúdo para o desenvolvimento dos produtos; Pesquisa de mercado; Lives para tratar sobre o tema com o público. Captação de leads; Levantamento de patrocinadores e apoioadores para esses destinos/bairros; Apresentação do projeto para agencias de viagem; Colaboração em pesquisa com o poder público sobre o impacto do turismo na sustentabilidade dos destinos; Escrita de livros e artigos em revistas envolvendo a temática relacionada ao tema; Mentorias em negócios de impacto social que trabalhem com a temática em eventos, turismo e gastronomia; Adequação das ODS à realidade turística local; Relacionamento com as associações de classe do trade; Criação de projetos como o IDTUR, que visam gerar dados sobre o turismo em uma plataforma unificada para trade turístico; Criação de jogos adaptados com públicos diversos;Produção de material das Trilhas formativas em empreendedorismo e inovação.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Os produtos turísticos com capacidade para gerar impacto social positivo é uma vertente que representa um novo paradigma na indústria turística, com premissas diferenciadas da prática convencional, pois é uma alternativa que prioriza as relações comunitárias. Assim, negócios que surgem para atender a sua cadeia produtiva precisam dialogar com seus valores. Em pesquisa de campo realizada (Salvador, Portugal e Espanha), percebe-se que esses empreendedores têm alto potencial para transformarem escassez em abundância criativa. Mesmo em contextos de necessidade e vulnerabilidade, são capazes de inventar e prototipar soluções inovadoras para lidar e transpor problemas vivenciados no dia a dia. Para tanto, faz-se necessário uma metodologia clara, eficiente e testada para viabilizar tal aproximação e o IMPACTOUR é essa metodologia inovadora. Ofereceremos: metodologias gameficadas para diversos destinos turísticos; uma trilha de empreendedorismo e inovação com ferramentas de negócios adaptadas para o turismo; uma plataforma digital para rodada de negócios que visa trazer investimento social para turismo nas localidades; parceria com marketplace para inserir os negócios liderados por mulheres que forem criados a partir do Impactour;programa de incubação de negócios para os produtos turísticos em parceria com as incubadoras universitárias e municipais e geração de uma política pública para incentivo de formatação a produtos turísticos de impacto social alinhados com as ODS.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Atualmente, a gestão turística não coloca as comunidades como protagonistas e sim como exploradas. Recursos não giram no local e sim são ‘exportados’. O Impacto da pandemia no segmento reforça esse cenário e na retomada essas comunidades estão desassistidas, apesar do enorme índice de valor criativo. Os gestores, formadores não estavam preparados para pensar nessa inovação, e em possibilidades de turismo que não fossem turismo de massa. O cenário exige um pensamento inovador e mudança sistêmica. Nos últimos tempos observa-se uma tendência mundial, em especial no Brasil, para a emergência de novas condições de desenvolvimento para alguns setores da economia, devido as novas formas de comportamento do mercado e os novos insumos oferecidos por ele. Diversas atividades econômicas enfrentam uma nova ordem que inclui novas formas de gestão, de tecnologias, de perfil do consumidor e do gerenciamento das suas potencialidades produtivas. Esse cenário também influenciou o turismo por sua característica multissetorial e sensível às variações de comportamento do mercado econômico. O turismo, apesar de envolver-se diretamente com os aspectos sociais, culturais, ambientais, políticos e psicossociais das sociedades, é uma atividade com viés fortemente econômico. O objetivo deste projeto é trazer bases para o entendimento dos processos que caracterizaram a conexão entre inovação turismo e impacto social como fundamentais para a evolução da atividade.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Mais de 10 mil pessoas formadas pelos fundadores com a temática; Formatação de 2 produtos de turismo de base sustentável; Atuação na criação de política pública de empreendedorismo comunitário sustentável; 4 artigos publicados; Publicação de 1 livro sobre turismo rural e 1 livro sobre em empreendedorismo e Vale do São Francisco em desenvolvimento.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

A estratégia de crescimento é a execução do programa durante 1 ano: Criação de 10 novos produtos turísticos; Realização de 10 rodadas de negócios; Redação do pré-projeto da política pública; Realizar 3 formações voltadas para turismo, eventos, gastronomia e sustentabilidade; Rodada de jogos para colaboração de mindset com 8 associações de classe da área de turismo para apresentar as metodologias; Assessoria de imprensa para fortalecimento institucional; Parceria com o Sistema B (maior certificação de impacto do mundo) para identificação de possíveis investidores.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

O projeto possui parceria com Universidades em Salvador, Prefeitura, empresas privadas e comunidades, conforme as seguintes ações: *Processo de Incubação para os negócios de impacto social (envolvimento das universidades que tenham incubadora); *Criação de uma política pública que incentive e invista em outros modos de organizar fora do enclave do mercado que não reproduzam, de forma acrítica e indiscriminadamente, o modelo empresarial e que sejam pertinentes à essência e aos propósitos (Prefeitura); *Diagnóstico dos capitais intangíveis com pesquisa direta de dados primários com os moradores locais (comunidades); * Monitoramento e Controle do desenvolvimento da atividade turística e protagonismo comunitário por 2 anos (Empresas de Turismo e Comunidade). * Comercialização piloto dos produtos considerados formatados para testar aceitação na cadeia produtiva do turismo (Agências de Viagem).

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Buscamos projetos que tenham na sua estratégia uma abordagem que potencializa as pessoas como agentes de mudança, colocando-as no centro da solução, como participantes ativas para criar mudanças sociais. Sim. A nossa estratégia é influenciar as organizações que dialogam com os capitais intangíveis que são fundamentais para sensibilização das comunidades.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Mentores / conselheiros
  • Participação em programas de incubação e aceleração
  • Prêmios

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

O financiamento do projeto busca seguir os seguintes recursos: 25% venda de produtos como consultorias e mentorias; 25% venda de cursos e aplicação de jogos de tabuleiro ; 50% editais conectados com o propósito do projeto Impactour.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$10.000 e R$50.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • entre R$ 10.000 e R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Consultores R$ 25 mil Design – R$ 7 mil Auxiliar administrativo – R$ 12 mil Impressão dos protótipos de jogos – R$15 mil Investimento na plataforma de rodada de negócios -R$ 20 mil Produção de vídeos e podcast – R$7 mil Marketing digital – R$8 mil Feira de negócios – R$15 mil Mapeamento, diagnóstico e pesquisa – R$5 mil Taxas de marketplace – R$5 mil

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

O escritório da hospitalidade entende que diversidade não é favor e sim condição de trabalho positivo e eficiente. Nossa equipe é formada por homens e mulheres, negros, brancos, pardos, LGBTQI+ e de várias gerações diferentes.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • Minorias étnicas
  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade LGBTQIA+
  • Comunidade periférica
  • Outra Comunidade Tradicional

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

-Público jovem universitário tiveram oportunidade do primeiro emprego através das indicações do escritório da hospitalidade; -Produtores de eventos que estavam fora do mercado formal de trabalho passaram a compor o portifólio de professores e consultores; - Diversos bairros populares foram ajudados pelo crescimento dos negócios de impacto social mentorados pelo projeto - Ações de utilidade pública como doação de sangue, livro e alimentação foi criado e executado pelo idealizadores; - Foi criada uma empresa de recrutamento e seleção focada na diversidade a partir das mentorias do nosso fundador o que já vem sendo pauta para as empresas parceiras.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social
  • Página ou contato da CTG Brasil
  • Notícias (meios de comunicação)

Evaluation results

11 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 18.2%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 27.3%

De forma parcial. - 45.5%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 9.1%

Não. - 0%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 27.3%

Sim, tem características inovadoras. - 27.3%

De forma parcial. - 36.4%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 9.1%

Não. - 0%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 27.3%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 45.5%

De forma parcial. - 18.2%

Insuficiente. - 0%

Não. - 9.1%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 18.2%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 54.5%

De forma parcial. - 27.3%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 27.3%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 27.3%

De forma parcial. - 45.5%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 27.3%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 27.3%

De forma parcial. - 36.4%

Insuficiente. - 9.1%

Não. - 0%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 18.2%

Sim, acredito que sim. - 27.3%

Talvez. - 27.3%

Provavelmente não. - 27.3%

Não. - 0%

5 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of ASCOMA Associação Comunitária Matarandiba
Team

Parabéns pela sua iniciativa, gostamos muito de conhecer e desejamos sucesso!
Vamos nos aproximar e interagir, podemos apresentar as nossas ações em REDE em prol do Turismo Comunitário baiano. Seja parceria presencial ou virtual, estamos abertos. Rede BATUC - Turismo Comunitário da Bahia https://www.facebook.com/pages/category/Community-Organization/Turismo-Comunit%C3%A1rio-Bahia-890045641065191/
http://turismoporummundomelhor.blogspot.com/?m=1

View all comments