INSTITUTO CULTURAL GRÜNENWALD PROJETO: " Transformando o sonho em ação"

RESGATAR A CULTURA REGIONAL E FOMENTAR O TURISMO.

Photo of Rainilda Fraisleben
0 5

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

RAINILDA FRAISLEBEN

E-mail

rai@waw.com.br

Nacionalidade

brasileira

Gênero

  • Feminino

Data de Nascimento

6091951

Sede da organização (UF)

  • Santa Catarina

Site da organização

em elaboração - temos facebook

Mídias sociais da organização

facebook

Data em que você iniciou o projeto

01/2009 e parceria em 11/2017

Estágio do projeto

  • Estabelecido (passou com sucesso pelas fases iniciais, tem um plano para o futuro)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

A ideia de fundar o instituto começou com reuniões familiares, as famílias se reuniam para cantar. Logo que formalizamos a documentação , o projeto começou a tomar dimensões maiores, como musica, cantos, teatro, artesanato. O que nos Inspirou a fazer promoções e adquirir uma sede propria para desenvolver as atividades. Hoje na sede funciona aulas de musica gratuitamente para pessoas de baixa renda ou carentes, espaço para aulas de artesanato, aulas de danças, e teatro. Em 2018 fizemos uma parceria coma empresa TREM DAS ETNIAS S/A, que resgatou em parceria com a RUMO S/A detentora da malha ferroviária, um trecho da via ferroviária para passeios de trem. Com isso as comunidades vizinhas da ferrovia, fazem treinamento no instituto, para preparar e vender seus produtos aos turistas nas paradas do trem. E em estamos ensaiando uma peças teatral que sera apresentada dentro do trem durante o passeio, contando a historia da região e resgatando a historia da guerra do Contestado

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Social e Econômico. Estamos resgatando as famílias que estavam completamente abandonadas a merce da sociedade. Ensinamos a produzir sua alimentação, ensinamos higiene basica, artesanato, costura, e diversas atividades domesticas. Os incluímos na sociedade, nos grupos de cantos, música, teatro, e com a parceria, passarão a trabalhar dentro do trem, com a apresentação da peças teatral Guerra do Contestado. ( Acontecimento real em nossa região(. resgatando assim, a historia e a cultura.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Inclusão social de familias carentes, proporcionando um excelente serviço a sociedade resgatando a cultura regional, e desenvolvendo o turismo da região. No inicio do trabalhos, houve muita dificuldade em resgatar essas pessoas que estavam arredias, totalmente alheias a sociedade. Com insistência e boa vontade dos voluntários, aos poucos o projeto foi criando corpo. Para angariar fundos começamos a promover festas e com isso criamos um prato típico especial chamado "BRATWURST" que é uma linguiça especial produzida na região, e como a maioria dos voluntários é de etnia germânica, adotamos também o CHOPP, para venda nesses eventos o que facilmente foi aceito ´pela população em geral. Essas promoções deram sustentabilidade para o projeto. Com promoções também, adquirimos um terreno e construímos a séde em arquitetura octagonal, como atração turística, que está em fase de acabamentos, e paisagismo. O projeto é tornar a sede um ponto turístico, com a parada do trem, as familias comercializarem seus produtos e fazerem suas apresentações, musicais, teatrais nas recepções aos turistas. A comunidade se uniu para fazer acontecer, tanto é que não contamos com apoio financeiro de qualquer orgão publico. No entanto, temos reconhecimento de utilidade Pública, Municipal, Estadual e Federal.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Caso necessário, podemos enviar posteriormente outras imagens e vídeos que retratam a grandiosidade dos trabalhos executados pelo Instituto Cultural Grunenwald.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Ensaios de Musica: Temos uma Banda Musical " Banda Grünenwald" que se apresenta gratuítamente. Ensaios de dança: Dança do folclore regional. Que se apresentam em eventos tambem gratuítamente. Ensaios de cantos: Temos um coral que se apresenta em eventos culturais tambem gratuítamente. Ensaios de teatro: Em fase inicial, com a pandemia tivemos que adiar um pouco. Mas o projeto esta em andamento . Palestras e informações sobre turismo: Preparando os integrantes do projeto para o turismo que esta sendo desenvolvido pelo TREM DAS ETNIAS S/A, nossa parceira no ´projeto.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Inovamos com a criação do sanduiche "BRATWURST" muito apreciado, e esperado nas festas e eventos em que participamos. Inovamos na característica do Grupo: Todos trabalham com trajes típicos. Aprimoramos o atendimento: Transmitimos muita alegria. Praticamos a paciência e serenidade, para ensinar, resgatar e envolver as pessoas da comunidade para seu próprio crescimento. Ensinamos valores de "família" e da preservação da cultura, a importância de cuidar do meio ambiente. Enfim destacamos que o TURISMO, ´é um caminho para o desenvolvimento econômico da região e crescimento financeiro de cada participante.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Social: Com o envolvimento da comunidade, conseguimos credibilidade junto aos moradores, trazendo assim as familias para junto do projeto, mostrando as melhorias obtidas para sua vida, com relacionamento familiares e com a sociedade, trazendo beneficios para todos. Cultural: Com apresentações culturais, cantos em missas e igrejas da região. Musica, com a banda musical nas comunidades da região, festas da terceira idade, igrejas e escolas. Ambiental: Valores da reciclagem, paisagístico e limpeza. Ensinamos a plantar flores e fazer horta domestica. Econômico: Com a produção de seu produtos, fazem feiras e melhoram a qualidade de seus produtos. No Instituto: criamos uma cozinha para que sejam criados pratos típicos, e a venda do CHOPP, para dar sustentabilidade ao projeto.A intenção é que todos os envolvidos no projeto ( cerca de 200 (duzentas pessoas) diretas e a comunidade toda na linha indireta, possam usufruir . os da linha direta com a possibilidade de emprego e renda, e os da linha indireta com fornecimentos e fabricação de materiais.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

1 - Envolvimento e concientização com mudanças de hábitos dos participantes, criando expectativas. A ideia surgiu com encontros de famílias, essas famílias gostavam de cantar, então se reuniam toas as segundas feiras, na casa de um dos componentes para cantar. e logo foram surgindo, ideias criativas, de participar nas festas religiosas das comunidades vizinhas cantando nas missas e celebrações, com isso foi despertando novos grupos de cantos e corais, que eram bem fortes em nossos antepassados, e agora despertados para esses resgate. Hoje tem cerca de 10 corais e grupos de cantos atuantes da região. Envolvendo em torno de 250 participantes. 2- Reconhecimento da sociedade pelos trabalhos já efetuados. Hoje se falar no Instituto Cultural Grünenwald, toda comunidade reconhece o trabalho, visto que sempre trabalhamos caracterizados e com muito capricho, trabalhando no resgate da cultura germânica, e com isso motivando outros grupos a se integrarem a exemplo da cultura Ucraniana, Polonesa, Italiana que hoje formaram seu grupos e iteragem com a sociedade local.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Com a parceria com o TREM DAS ETNIAS S/A, que é uma em´presa que visa o desenvolvimento do turismo da região, essa empresa foi criada com a participação de 30 (trinta) empresários que acreditam no desenvolvimento regional, projeto esse criado em parceria com o Instituto Cultural Grünenwald, esse projeto era sonho do instituto, mas sem condições financeiras, optou por oferecer a sociedade a possibilidade do trem voltar a funcionar na região com finalidades turísticas. Com a credibilidade do instituto, não foi difícil, convencer os empresários a investir no projeto, formando o TREM DAS ETNIAS, que está em fase final de recuperação da malha ferroviária, e com a previsão de funcionamento em 2021. O projeto envolve um trecho de recuperação de cerca de 17 (dezessete) km.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Bem, estamos trabalhando desde 2001, e em 2009 formalizamos com a criação do Instituto Cultural Grünenwald de desenvolvimento e fomento do terceiro setor. Começamos a trabalhar timidamente, porém hoje temos o reconhecimento da sociedade, comumente fazemos apresentações com musica canto, coral e dança nas atividades do Municipio, recepção a autoridades, apresentações em datas culturais com as universidades da região. Temos parceria com a Universidade uniguaçu, ACEPU ( associação comercial de Porto União) secretaria de cultura de Porto União, empresa PORMADE, entre outras. Nossa sede, tem espaço para auditório, ensaios de teatro, dança e musica, entre outros, e é usado para essas finalidades, por escolas, universidades, etc. gratuitamente.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

O sonho do Instituto sempre foi, é ainda é, resgatar a cultura regional das diversas etnias e tornar a região sustentável turisticamente. O que esta se concretizando . As diversas etnias se organizando e desenvolvendo atividades culturais voltadas ao desenvolvimento do turismo regional. E a empresa TREM DAS ETNIAS S/A, acreditou e investiu na recuperação da malha ferroviária, esta por sua vez em parceria com a RUMO S/A detentora da malha ferroviária, que em parceria com o Instituto Cultural GRÜNENWALD, acreditam e trabalham para o sucesso do turismo com a volta do passeios de trem. Esse projeto turístico ja despertou o investimento do setor em outras atividades turisticas do município.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • Vendas
  • Mentores / conselheiros

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

servicos: 80% - Todos os participantes do projeto são voluntários, e trabalham em eventos do município e região com venda do nosso sanduíche "BRATWURST" o que nos garante a sustentabilidade do projeto. 20% com mensalidades dos que associam e parcerias.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$100.000 e R$500.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 100.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Rainilda Fraisleben - Atual presidente do Instituto - administração geral Vanderlei Werle - Tesoureiro - e músico Maria Schmidt - Secretaria e responsavel pela documentação Carlos Osga - Vice Presidente - Responsavel pela manutenção e cuidados com as barracas para participação em eventos . Elio Weber - responsavel pela comunicação Ademio Wolmann - analista e supervisor de financeiro. Hilda Hess : Conselho Fiscal Leônidas Residorfer: Conselho Fiscal

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

A estrutura da sede foi construida com a intenção de atender a todos. Não fazemos distinção de raça, etnia ou classe social, todos são bem vindos, e tratamos a todos com igualdade. vamos citar algumas pessoas que nos ajudam: Marlene Volmann: Professora, pedagoga e psicologa. Eva Wendt: Professora de artes: responsavel pelas aulas de artesanato Jakeline Voos: Professora e psicologa. Claudina Silvia Werle: responsavel pela organização e cuidados com o almoxarifado feminino. Mercilda Reisdorfer: responsavel pelo guarda-roupa feminino. Mario Scheid: Responsavel pela manutenção e conservação da sede. Irene Scheid: Responsavel pela limpeza da sede. Abilio Elias: Responsavel pelo almoxarifado: ciclopeia e barracas. Elvira Elias: responsavel pela recreação e animação de reunões e atividades. Erni Rolwagem: responsavel pelo desenvolvimento dos programas turisticos. Elza Bauermister: Professora, pedagoga: responsavel pelas aulas de linguas e conversações. et

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • Minorias étnicas
  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade LGBTQIA+
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica
  • Outra Comunidade Tradicional
  • O projeto não tem distinção de raça, cor, gênero, ou classe social. .

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Aceitamos todos, e trabalhamos com todos, a unica condição é "QUERER PARTICIPAR"

16) Como você soube desse desafio?

  • Recomendado por outras pessoas

Evaluation results

10 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 20%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 20%

De forma parcial. - 30%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 20%

Não. - 10%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 20%

Sim, tem características inovadoras. - 10%

De forma parcial. - 20%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 40%

Não. - 10%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 10%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 30%

De forma parcial. - 30%

Insuficiente. - 10%

Não. - 20%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 10%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 40%

De forma parcial. - 20%

Insuficiente. - 20%

Não. - 10%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 30%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 20%

De forma parcial. - 10%

Insuficiente. - 30%

Não. - 10%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 20%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 30%

De forma parcial. - 10%

Insuficiente. - 20%

Não. - 20%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 20%

Sim, acredito que sim. - 20%

Talvez. - 10%

Provavelmente não. - 20%

Não. - 30%

0 comments

Join the conversation:

Comment