LUMI - Impulsionando Carreiras

Contribuir para o impulsionamento de carreiras de mestres e doutores, empreendimentos e empreendedores, a partir de ecossistema de inovação

Photo of Daniela Siqueira
1 10

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Marcela Ferreira Marinho

E-mail

lumiconectandocriatividades@gmail.com

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Feminino

Data de Nascimento

29051983

Sede da organização (UF)

  • Rio Grande do Sul

Mídias sociais da organização

@lumi.carreiras

Data em que você iniciou o projeto

Cinco de março de dois mil e vinte

Estágio do projeto

  • Piloto (o projeto está em fase inicial e realizando ajustes)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Nossa história parte de conhecimentos entre vivências acadêmica e profissional em Turismo e Hospitalidade pela idealizadora do projeto LUMI. O desejo de transversalizar epistemologias, teorias, metodologias e pedagogias, via Bachelard e Vygotsky. Inicia com oficinas em tese de doutorado em 2017/2018, marcada por (re)leituras sobre interdisciplinaridade, possibilitando: inexistência de fronteiras de conhecimento; pensamento ilimitado; superação de obstáculos epistemológicos; retificação de problemas. A LUMI considera a expertise e densidade do protagonismo de mestres, doutores e empreendedores. Entendemos o Turismo como: área científica, catalisador de saberes; dinamizador de intervenções em cenários sociais, políticos, culturais, econômico-administrativo, a partir de projetos, cursos, produtos. A LUMI é uma startup impulsionadora de carreiras e projetos, voltada ao público acadêmico e empreendedor. Constrói e fortalece redes valorizadoras da ciência e pilares da sustentabilidade.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Se mestres e doutores transversalizam epistemologias/teorias/metodologias/pedagogias, será que por meio de mentorias baseadas na pedagogia bachelardiana e vygotskyana, considerando interfaces hospitalidade científica/princípios de sustentabilidade/empreendedorismo, haveria a possibilidade de catalisar saberes e fazeres em cenários sociais, políticos, culturais, econômico-administrativo, no sentido de fortalecer movimentos colaborativos, iniciativas a partir de cursos desses acadêmicos?

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Assumindo pressupostos na pedagogia científica e sociointeracionismo, criamos ecossistema de inovação desde (re)pensar/impulsionar carreiras, até desenvolver projetos em cocriação. Partiu de estudos piloto e oficina-alvo de tese de doutorado em Turismo, e em março de 2020, a LUMI torna-se Microempresa individual. Desenvolvemos teste exploratório qualitativo. São doze mentorias/projetos: mentoria, projeto piloto interpretativo, execução e monitoramento, análise interpretativo-avaliativa e lançamento do produto. Na mentoria: quatro voltadas à empreendimentos (Engenharia ambiental, Terapias alternativas, Serviço Social e Turismo) e oito acadêmicos (jornalismo, gastronomia e turismo, pedagogia, turismo, dança e teatro). O ecossistema de inovação promove: (a) vivência interdisciplinar; (b) experiência de dinâmica de prática profissional contemporânea; (c) análise reflexiva; (d) estabelecer outras relações teóricas; (e) construir questões-problema.Tal cenário possibilita prospectar soluções para projetos de intervenções, sendo eles: (a) imbricação de pontos nodais constitutivos de questão-problema; (b) efetivação de uma dinâmica de prática profissional contemporânea; (c) concepção do projeto como interdisciplinar; (d) concepção do projeto com a presença de aspectos pedagógico; (e) compreensão de conhecimentos científicos inter-relacionados; (f) construção de projeto via (re)pensar domínio de conceitos de sua área de conhecimento; (g) construção exclusiva de questões-problema.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Foto meramente ilustrativa com fim de cumprir requisito.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Marcela: Problematização e implementação de sessões de mentorias; Definição de escopo de projeto/prospecção de carreira; cocriação de produtos intelectuais; implementação de piloto, interpretação teórica; promoção de síntese crítico-criativa; Analisar resultados baseados em avaliação; participação de atividades acadêmicas e de mercado - prova social; construção de autoridade no assunto. Daniela: Edição de textos; Coordenação no processo de edição; Participação da divulgação dos cursos; Acompanhamento das etapas de produção; Atuar com diagramação, edição e preparação de textos. Paula: Responsabilização pela construção de marca, posicionamento digital e coordenação do marketing; criação de conexões e prospecção de potenciais clientes para mentorização; impulsionamento através da comunicação digital; fomentar encontros para conexão de parcerias estratégicas; colaboração na construção e comunicação em plataformas digitais; Realização de escalonamento de produto desenvolvido em cocriação.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Promover ecossistema de inovação voltado para mestres, doutores e empreendedores. Por inovação entendemos releituras de teorias e práticas do “existente”, que extrapolam concepções do senso comum. Quanto ao turismo, inovar reside em releituras teóricas, metodológicas e, por consequência, modus operandi, estabelecendo relações entre: saberes e fazeres, mentores e aprendizes, atualidades complexas e respostas que atendam a esse cenário, compreendendo que o turismo é interdisciplinar por natureza; que quem só turismo sabe, nem turismo sabe; e, que precisamos assumi-lo do ponto de vista holístico. A LUMI inova como empreendimento, pois: nasce dentro da academia como tese, empresa traduzindo a própria tese como projeto de intervenção, startup voltada a acadêmicos, nasce reconhecendo seu papel de formação, atuação e prospecção de produtos intelectuais e de intervenção, ecossistema de inovação balizado por filosofias, da acreditação de banca de doutorado, nasce pela indicação de programa de pós-graduação em Turismo e Hospitalidade como uma das melhores teses para concorrer nacionalmente, ao Prêmio CAPES de Tese 2020. O projeto já é uma prova social, quando ele advém de processos. O projeto impulsiona carreiras de profissionais mestres e não mestres, empreendimentos e outros projetos. Empresas, parceiros, investidores, mentores estão conectados com o mesmo objetivo na LUMI, ser contribuição para sociedade e para desafios dos setores produtivos, aqui em especial o Turismo.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Reposicionamento de carreira em vista da estagnação do setor de turismo considerando a pandemia. Volta da autoestima e autovalorização quando dos processos de mentoria, em vista de perceber novas possibilidades de criação e intervenção, para além das formas tradicionais; Possibilidade de aplicação de seus produtos intelectuais e de empreender/empresabilidade; Retomada de saúde mental e possível empregabilidade. Contribuição com cursos que auxiliem as comunidades para lidar com o momento atual.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Primeira mentoria/curso, em abril de 2020 com projeto piloto Crie. Já são 53 alunos, entre Brasil e Portugal. Segunda projeto iniciou em agosto intitulado “Da governança hoteleira aos cuidados domiciliares em tempos de COVID-19”, com 04 alunos. Objetiva ambiente em que o aluno construa conhecimento e aplicação de protocolos de sanitização, contribuindo para minimizar os impactos e efeitos da contaminação do vírus em comunidades, através do olhar científico, social, econômico dos profissionais da área do turismo e da hotelaria. São: projeto JV florestal (RS), Terapia Já (PE), Dialética social (PT/Coimbra) e Pedaço de Chão (BA); Da gastronomia aos cuidados em tempos de COVID-19; Agricultura familiar e circular: experiências turísticas em ambientes naturais (BA); As danças e os quatros elementos da natureza (BR/CA); Souvenir gastronômico turístico cultural (AL); Mexos e remelexos: um ensaio sobre o cotidiar (RS); Retorno às aulas e saúde mental dos alunos (UNESCO-BR/Portugal). Os dois últimos projetos já nascem em processo de cooperação e em formato de equipe cooperativa, ambos utilizam documento da UNESCO para auxiliar pais e filhos ao retorno às aulas.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Com conclusão de projetos pilotos e análise interpretativa, fez-se ajustes para lançar cursos a nível Brasil e, escalonar para atuação em Portugal através de plataformas lançamentos. Os cursos livres possibilitam início e retomada de carreiras acadêmicas e são possibilidades de inserção econômica, impulsionando autovalorização aos mentorizados sob o acompanhamento da LUMI, sendo definidos como atividade complementar viabilizando qualificação. As aulas acontecem ao vivo em uma plataforma digital, possibilitando interação real e troca de saberes/vivências. Vislumbramos a escalabilidade do negócio através da comercialização dos produtos desenvolvidos em cocriação, expandido o ecossistema da plataforma e gerando maior visibilidade para as mestres, doutores e empreendedores assistidos pela LUMI. A LUMI é o elo de conexão no ecossistema de inovação, com foco no impulsionamento e no aumento de densidade produtiva das teses e produtos desenvolvidos, alinhados com os desafios propostos.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria? O Turismo é interdisciplinar por natureza. Ele conversa com todas as áreas e não apenas fazendo ponto de contato. É agente transformador, podendo e devendo ser pioneiro na não é só lazer e viagem. Estamos em parceria com outros países como Portugal e Canadá, com regiões do país e setores da hotelaria (Hotel Cosmos localizado em Caxias do Sul-RS)

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Cientistas do Turismo contra a COVID-19. Nós podemos fazer a diferença. Não aceitamos ficar de braços cruzados.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • Vendas
  • Mentores / conselheiros
  • Participação em programas de incubação e aceleração

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Estratégia: recurso próprio 20%, capitação de recursos via editais de múltiplas organizações públicas e privadas no Brasil e no exterior 70% e 10% de doações

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$1.000 e R$10.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 100.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

A equipe é composta pela fundadora e gestora da LUMI, Marcela Ferreira Marinho. Tem graduação em Turismo e pós-graduação lato sensu na cidade de Maceió. Mestra em Turismo e Doutora em Turismo e Hospitalidade em Caxias do Sul. Compõe a equipe também a editora e acompanhamento pedagógico Daniela Siqueira da Silva, formada em Letras, com atuação em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e Paula Marcela Arcoverde Ferreira na gestão de marketing e criação de conteúdo, formada em Direito com especialização na área de Marketing e com atuação de 7 anos na área de Eventos. Através da capitação de recursos, investiremos no aumento da equipe contratando profissionais para assumir as áreas administrativas e financeiras, designer gráfico e um desenvolvedor de sites para recepcionar na plataformas de cursos e projetos, além do desenvolvimento da área comercial com alcance em todo o território brasileiro.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

A LUMI é gerida por mulheres nordestinas, inquietas e empreendedoras que buscam contribuir para uma sociedade mais igualitária, justa, com equidade salarial, sem diferenças de gênero. Mas também, contribuir para que os conhecimentos produzidos por homens e mulheres na academia se tornem cada vez mais possibilidades de desenvolvimento social e reconhecimento da ciência como parte integrante para o posicionamento das múltiplas classes, etnias, raças e gerações.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • Minorias étnicas
  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade LGBTQIA+
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica
  • Comunidade indígena
  • Comunidade quilombola
  • Outra Comunidade Tradicional
  • O projeto não tem como foco comunidades em situação de vulnerabilidade específica.

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Em três meses de atuação, alcançamos diretamente públicos de quatro regiões do Brasil e três países diferentes, seja como mentorizado ou como empreendedor, seja como aluno dos cursos que já desenvolvemos. Através dos tecnologias utilizadas por nós, podemos alcançar geograficamente todos os países de língua portuguesa e podemos atender deficientes visuais, cognitivas, através de podcasts. Por entender a situação sócio-econômica do país, os valores cobrados são simbólicos, o que possibilita atender boa parte dos públicos mencionados no item anterior.

16) Como você soube desse desafio?

  • Recomendado por outras pessoas

Evaluation results

13 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 23.1%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 38.5%

De forma parcial. - 7.7%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 30.8%

Não. - 0%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 23.1%

Sim, tem características inovadoras. - 46.2%

De forma parcial. - 23.1%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 7.7%

Não. - 0%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 25%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 25%

De forma parcial. - 16.7%

Insuficiente. - 33.3%

Não. - 0%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 25%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 58.3%

De forma parcial. - 8.3%

Insuficiente. - 8.3%

Não. - 0%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 30.8%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 23.1%

De forma parcial. - 23.1%

Insuficiente. - 23.1%

Não. - 0%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 23.1%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 38.5%

De forma parcial. - 15.4%

Insuficiente. - 15.4%

Não. - 7.7%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 30.8%

Sim, acredito que sim. - 15.4%

Talvez. - 15.4%

Provavelmente não. - 15.4%

Não. - 23.1%

1 comment

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Brandt Patrima Campiom Izidoro
Team

Muito legal sua iniciativa

Te convido a conhecer meu projeto: https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/avaliacao-i/conheca-ourinhos-e-regiao