Nature, Technology and Innovation connected Natureza, tecnologia e inovação em conexão.

Como conectar o social, cultural, ambiental e econômico em um único hub.

Photo of Pousada Dolphin
39 48

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Katja Sophia Becker

E-mail

dolphinbbp@yahoo.com.br

Telefone pessoal

11998215552

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Feminino

Data de Nascimento

23081973

CPF (do responsável pelo projeto)

26486438851

Sede da organização (UF)

  • Alagoas

CNPJ da organização (a qual o projeto está ligado)

07052901/0001-76

Site da organização

www.pousadadolphin.com.br

Mídias sociais da organização

Dolphin Pousada - Maragogi

Data em que você iniciou o projeto

Desde - 2005 - elaborei um programa para os hóspedes compartilharem momentos com a comunidade local.

Estágio do projeto

  • Piloto (o projeto está em fase inicial e realizando ajustes)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Quando estava construindo, tinha a idéia de fazer um Hostel, mas me deparava com um obstáculo, que era a distância para a praia (1km), como atrair as pessoas para este local? Foi então que pensei ao contrário, vou criar algo onde as pessoas venham por este motivo e a praia seja secundária e envolveria a comunidade local e o intercâmbio de pessoas que queiram vivenciar o turismo sustentável, turismo de experiência e de base comunitária. Por conta da pandemia e dificuldades que passei já em janeiro deste ano, tinha resolvido deletar 2020 do meu calendário, foi quando em abril/ maio, num momento de reflexão, me veio um insight e mudei de idéia, pois daria a volta por cima e terminaria o ano de 2020 com chave de ouro com este empreendimento inovador, um Hotel Escola em Maragogi, Alagoas. Transformar este espaço num hub de conexões, ponto de encontro de idéias, de execução de ações, doações, parcerias, criação de uma rede de relacionamento local, estadual, federal, internacional.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Social, Ambiental, Cultural e Econômico

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Sim Este hub será um local para capacitação da comunidade local em diversas esferas, um hub para difundir alguns dos 17 ODS junto com o governo municipal, sociedade civil e parcerias. Poder apresentar a nossa cultura local para os que forem visitar a cidade, bem como trocar experiências. Ambiental - sensibilizar a comunidade local através de palestras de educação ambiental, com o intuito de mitigar os impactos, catástrofes ambientais. Mostrar que o lixo tem valor e a reciclagem é importante, bem como o reuso de materiais, e aproveitar que já há coleta seletiva na cidade. Buscar a utilização de energia renovável. Cultural - O turista que busca o turismo sustentável, vem para Maragogi e quer conhecer a gastronomia local, vivenciar junto com a comunidade, conhecer as tradições, costumes, artesanato, o folclore local. Haverá um intercâmbio cultural, onde o turista também será voluntário para repassar algum curso que a comunidade tenha interesse ou que ele tenha um excelente domínio e queira repassar o seu conhecimento. Social - Será um live hub, com acessibilidade, inclusão social, um espaço que se dialogará com as comunidades, onde todos os envolvidos se encontrarão presencialmente ou virtualmente. Vários cursos serão oferecidos e o estrangeiro terá a possibilidade também de aprender o português, bem como dar um curso que seja de seu interesse Econômico - cursos não terão custo para a comunidade, oportunidades de trabalho. Artesãos locais poderão expôr e vender no Hub

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Esta iniciativa vem dando certo com a pousada. Os hóspedes gostam quando eu, que hoje sou local, os acompanham com uma guia da região. e também curtem quando eu adiciono ao roteiro deles, uma visita a casa de farinha, a fabrica de bolo de goma, ao assentamento Mulheres de Fibra, pra conhecer a execução e exposição do artesanato na fibra de bananeira, a pintura que é feita com o dedo nos azulejos. Agora com o lançamento do Hotel Escola, esta iniciativa fortalecerá com mais parceiros.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Atualmente, finalizando a construção 100% acessível (1.bloco). Ago/20 - Instalação da internet 100M Escrever o projeto para enviar Ashoka e CTG Brasil Reunir com atores importantes do setor turístico para ter como parceiros nas ações junto a comunidade. Set/2020 - Próxima etapa, buscar parcerias Atualizar o projeto com as novas alterações Planejamento de marketing e divulgação do projeto nas mídias sociais. Construir um site na internet bem como divulgar no Instagram, Facebook, Whatsapp business, Google business Out/2020 - Iniciar construção do 2.bloco (praça com Tabuleiro de xadrez gigante com material reciclável) 3. Bloco nov/2020 - espaço entretenimento e integração. Dez/2020 - Instalação da internet 500M Lançamento do Hotel Escola

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Construção deste hub como um Hotel Escola. Maragogi é o segundo polo turístico de Alagoas e cada vez mais empreendimentos turísticos investem nesta região. Precisamos preparar a comunidade local para estes futuros empregos que surgirão e os que já existem. A cadeia turística por conta da pandemia tem ficado mais unida, e parcerias são importantes do municipal, setor privado, sociedade civil, para o desenvolvimento de uma cidade turística com o potencial de se tornar um balneário internacional. Com o intuito de promover o desenvolvimento local, saúde e bem estar dos cidadãos Maragogienses, neste hub de conexão e inovação, ofereceremos gratuitamente a comunidade local, cursos/ palestras da área médica, odontológica, de informática, cursos de idiomas, primeiros socorros, de xadrez, yoga, meditação, cursos de aperfeiçoamento profissional, recepcionista e atendimento ao cliente, vendas, gastronomia, alimento seguro, protocolo adquirir o selo turista responsável, marketing, governança, manutenção, finanças, contabilidade, paisagismo, jardinagem, como fazer a sua horta, plantação de árvores, coleta seletiva, compostagem, reciclagem, utilização das energias renováveis, captação da água de chuva, cuidando do meio ambiente em que vivemos, guia turístico, análise e soluções de problemas, promover o conhecimento dos 17 ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) e as 169 metas, entre outros A expectativa é que gere uma transformação social e a comunidade seja a protagonista.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Valorizar a comunidade local, trazendo para elas cursos de capacitação profissional (parceria Sebrae, Senac, Associações, Conventions, Secretarias do Estado e Município e outros) Trazer cursos motivacionais, bem como atividades culturais locais para incentivar o turismo cultural (capoeira, bumba meu boi, samba do matuto) Trazer cursos ambientais e mostrar a comunidade o quanto ela pode ajudar a mitigar os impactos ambientais. O empreendimento será um protótipo para para quem quizer investir ou saber mais sobre energia renovável, captação de água de chuva, reciclagem, coleta seletiva, compostagem. Aulas de idiomas, de culinária, xadrez, camareira, governança, liderança. Espaço disponível para pessoas que possam ser voluntárias e darem aulas do assunto que for interessante para o desenvolvimento da sociedade e comunidade. Consolidar este espaço de conexão e inovação , como o hub para promover as ações dos ODS. Contagiar a comunidade, para ter mais multiplicadores voluntários para poderem propagar mais ações necessárias para o cumprimento dos objetivos, das metas para a Agenda 2030 Os pilares neste projeto estão interligados, o ambiental não movimenta sem o social, o social, movimenta em conjunto com cultural e econômico, um sustenta o outro.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Todos projetos que foram realizados neste modelo foram um sucesso, muito bem avaliado e aceito pela sociedade. E o lançamento de um espaço para podermos executar os nossos projetos já está criando um certa ansiedade para quem já tomou conhecimento. e por enquanto a aceitação com as pessoas que eu tenho conversado foi 100%. Externamente, posso mencionar que nas páginas da pousada Dolphin algumas pessoas, colocaram depoimentos super positivos, e para este Hotel Escola, aos que já tomaram conhecimento, gerou uma excelente repercussão.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Investir em campanhas, na divulgação para atrair turistas nacionais e estrangeiros que estejam interessados no turismo sustentável, turismo de experiência . Buscar parcerias público, privado, voluntários globais Trazer os cursos técnicos, de hotelaria, o curso de internacionalização, de idiomas, empreendedorismo, palestras de saúde e bem estar.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Para se desenvolver 100% precisará de parcerias público privado. (Municipal, Estadual, Federal, Sebrae, Senac, associações, federações, cooperativas, órgãos que estejam interessados neste projeto.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Sim. Diretora da Escola de Peroba contando sobre este intercâmbio cultural e a mesma se prontificou voluntariamente para dar aula para os estrangeiros de português. A diretora jurídica da associação dos moradores de Peroba ficou super feliz com esta idéia, e se prontificou para ajudar na questão jurídica se houver necessidade, bem como o Presidente do Costa dos Corais Bureau ficou muito feliz com a idéia. O diretor geral de um Resort, confirmou a parceria e diz que será ótimo proporcionar estas oportunidades para a sociedade.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Cronograma de atividades - Financeiro Abril – 2020 Surgiu a nova idéia para projetar um Hotel Escola. Compra de plantas – Iniciar o paisagismo, bem como início da horta. Maio a Dez – 2020 R$50.000,00 - Iniciaram atualizações e adequações a contrução predial para o novo projeto Agosto – 2020 Elaboração por escrito, descrição e Inscrição do Projeto no Edital da Ashoka e CTG Início do contato com algumas das engrenagens, alguns dos futuros parceiros R$80,00 x 4 = R$320,00 - Instalação da internet 100M Setembro – 2020 R$5000,00 - Atualização do projeto de Engenharia e arquitetônico Set – 2020 Setembro a Dezembro – 2020 R$10.000,00 - Planejamento do marketing e divulgação do projeto nas mídias sociais. Construir um site na internet bem como divulgar no Instagram, Facebook, Whatsapp business, Google business Buscar Parcerias Novembro a Dezembro - 2020 - R$7.000,00 - Contratar mão de obra mensal fixa – 4 funcionários R$60.000,00 – Equipamentos (10 Computadores, 1 impressora, 1 data show, 1 telefone celular, 100 cadeiras, 20 mesas quadradas, material de escritório, cozinha industrial, máquina de lavar louça, máquina de lavar roupa, fogão, churrasqueira, forno de pizza, 6 armários para os quartos, equipamentos para os 2 banheiros acessíveis) Dezembro – 2020 R$180,00 - Mudança de plano da internet 500M Total do Investimento - R$132.500,00 Planejamento financeiro, se dará com o aluguel para eventos, bem como diárias

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$10.000 e R$50.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Por enquanto 4 funcionários - 8h trabalhadas por dia Buscando pessoas, parcerias para concretizar o projeto.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Equipe sem preconceitos buscando a inclusão social. Marcelinho e Edvaldo são afro decendentes. Paloma é deficiente auditiva, Wal tem mais de 60 anos. O recepcionista que estava é gay.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade LGBTQIA+
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Capacitações, cursos, atividades, parcerias, exposição, vivências e experiências não tem têm preconceito. Teremos a inclusão social e intercâmbio entre a comunidade local.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social

Evaluation results

14 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 23.1%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 46.2%

De forma parcial. - 15.4%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 15.4%

Não. - 0%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 16.7%

Sim, tem características inovadoras. - 25%

De forma parcial. - 58.3%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 0%

Não. - 0%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 15.4%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 15.4%

De forma parcial. - 38.5%

Insuficiente. - 23.1%

Não. - 7.7%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 23.1%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 46.2%

De forma parcial. - 30.8%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 23.1%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 61.5%

De forma parcial. - 15.4%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 7.7%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 46.2%

De forma parcial. - 38.5%

Insuficiente. - 0%

Não. - 7.7%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 8.3%

Sim, acredito que sim. - 50%

Talvez. - 8.3%

Provavelmente não. - 33.3%

Não. - 0%

39 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Andrea Carla Ferreira Carla
Team

É um sonho esse projeto, pois possibilita mais qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes tirando muitos jovens do uma vida ociosa. Vamos realizar esse grande sonho na comunidade de Peroba- MARAGOGI Alagoas.

View all comments