NOSSO OESTE PAULISTA - Projeto Redenção

Promover o Desenvolvimento Sustentável do Oeste Paulista

Photo of Antônio João Batista De Souza
7 14

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

APARECIDA DE LOURDES PAULINO (Profª Paulina Paulino)

E-mail

alpaulina@hotmail.com

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Feminino

Data de Nascimento

10041958

Sede da organização (UF)

  • São Paulo

Site da organização

www.nossooestepaulista.org.br

Mídias sociais da organização

www.nossooestepaulista.org.br

Data em que você iniciou o projeto

06/2005

Estágio do projeto

  • Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

O projeto foi escrito em 2005 e, em razão da indignação às iniciativas lançadas e nem sempre finalizadas com acompanhamentos devidos, grandemente por parte de governos, a diretoria da época achou melhor engavetá-lo por acreditar que só poderia atuar com órgãos governamentais. Com o tempo, outro fator bastante intrigante e também de indignação, foi o fato do Oeste do Estado de São Paulo continuar rotulado como o mais pobre e menos desenvolvido, inclusive taxado como a terra dos “sem terras”, dos presídios, da falta de indústrias, etc. O Oeste Paulista é formado por 53 municípios e possui um potencial riquíssimo, seja no agronegócio, como no turismo. Com a pandemia de COVID-19, a nova diretoria entendeu que o projeto escrito em 2005 fazia muito mais sentido e seria de extrema importância nesse momento, porque o nosso propósito é que ele transcenda gerações, sem parar pelos motivos de indignação acima citados.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

A discriminação do potencial de desenvolvimento do Oeste Paulista é o problema e a convergência dos olhares positivos para o Oeste Paulista - da sua própria população em primeiro - é o início da solução, seguido do fortalecimento dos vínculos comunitários para o aprimoramento da cidadania, assim como de bons e rentáveis negócios que deem sustentabilidade ao bem estar, à segurança e qualidade de vida do público estimado em 1(um) milhão de habitantes.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Seguindo a metodologia do aprender e fazer junto, através de um plano de ação detalhado e devidamente discutido, além de informações atualizadas, parcerias com pessoas, instituições e segmentos diversos com afinidades e comprometimento ao objeto principal do movimento, para alavancar o potencial de toda a região, sempre ouvindo as demandas e aproximando-as das soluções necessárias e possíveis, gerando assim benefícios e atrativos como verdadeiros vetores do desenvolvimento sustentável.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

O vídeo mostra o ineditismo de nossas ações em favor da valorização do NOSSO OESTE PAULISTA, com destaque à sensibilização, organização e valorização das comunidades; conservação da cultura, das belezas naturais e do meio ambiente; geração de serviços e renda; incentivo às melhorias de infraestruturas; potencialização da vida de pessoas em geral para a saúde, o prazer e a produtividade, com orientações sistemáticas de um profissional do designer social, entre outros.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

- Reuniões com equipes de frente para fortalecimento dos vínculos fraternos, alinhamentos das ações do plano geral e distribuição de tarefas; Identificação dos atores sociais da localidade onde se determinou as primeiras intervenções; - Levantamento de dados gerais; - Realização de visitas técnicas; Mapeamento do que se produz e se consome; - Sensibilização e qualificação dos empreendedores;- Reuniões com comunidades para avaliação dos passos e renovação na agenda de atividades; - Viabilização de recursos para atender a logística e os materiais de trabalho; - Pesquisa de satisfação; - Construção de protocolos para grupos / câmaras temáticas e técnicas; - Visitas constantes à instituições de ensino, empresas em geral, associações e demais agremiações; etc.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Organização de roteiros (com ônibus, caminhando, com bicicletas, à cavalo, ...) dentro do próprio Oeste Paulista, com nomes criativos e atrativos a cada localidade; orientação e fomento à melhoria de locais para acolhimento dos grupos de pessoas e exposição com orientação dos produtos existentes para comercialização, por profissional do designer social; arregimentação de artistas para contribuição com suas artes em apresentações diversas; gastronomia de acordo com a cultura de cada lugar; plantio de árvores ao longo do trajeto por cada grupo; grande divulgação de resultados, focados na importância de se visitar, conhecer, amar, valorizar e cuidar do lugar onde se vive, em primeiro. Um exemplo importante nesta região é o potencial para o turismo religioso, como principal evento podemos destacar o Santuário Nacional de Santo Expedito, na cidade que leva o nome do Santo, o maior – deste Santo – do Brasil, com 10 mil metros quadrados de construção. Estamos organizando um roteiro turístico específico com várias atividades e infraestrutura para atender os romeiros, com pousadas, lanchonetes e outros atrativos, sempre envolvendo as comunidades para que abracem o turismo como uma grande fonte de inspiração ao pensar, planejar, executar e desfrutar de lucratividades, sem impactos desastrosos à vida.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

- Social: investimento sistemático nos relacionamentos entre pessoas e comunidades. - Cultural: busca, entendimento, divulgação e preservação dos valores da população local. - Ambiental: contempla a educação como meio de conservação e preservação dos recursos naturais não renováveis, assim como o incentivo à produção de alimentos orgânicos, à energia limpa, ao consumo e descarte do lixo rural e urbano conscientes, etc. - Econômica: oferece qualificação profissional; inserção em roteiros turísticos, feiras, eventos; assistência técnica aos produtores rurais; serviços; plataforma de comercialização justa e responsável dos produtos em geral – do rural e do urbano - e oportunidade para abertura de empreendimentos diversos nas localidades envolvidas.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Talvez o maior impacto até o momento, seja a surpresa positiva causada pelo Instituto Oeste Paulista perante a sociedade em agregar apoios sólidos de pessoas, universidades, associações, sindicatos, em favor da região e, principalmente dos comércios, das indústrias, dos produtores da agricultura familiar, das instituições religiosas, de ensino, dos empreendedores individuais, formais, informais... Dividimos os 53 municípios do Oeste Paulista em 4 regiões e elegemos a que era considerada a mais carente de atenção para início do projeto - o Pontal do Paranapanema. Lá predominam os assentamentos. Somam 86 (oitenta e seis) em 05 municípios e cada um com uma média de 46 famílias que produzem alimento, sendo que num único município somam 38 (trinta e oito) assentamentos com 1. 621 famílias, o maior do Brasil. A força tarefa do Instituto Oeste Paulista já começou e os avanços estão se despontando, através da organização de cada detalhe para que as famílias não percam suas produções, não sejam explorados por intermediários, não deixem de gerar riqueza e bem estar para elas, assim como o desenvolvimento sustentável.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Continuar reunindo entidades representativas dos mais variados segmentos, instituições de ensino que possuem em sua grade disciplinar cursos de agronegócio, turismo, empreendedorismo e tecnologia em geral, para participação conjunta no projeto, construindo uma plataforma forte e sistematicamente atualizada com toda grandeza do Nosso Oeste Paulista.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Sendo o Instituto Oeste Paulista, do Terceiro Setor, a inspiração e o trabalho vêm do apoio constante às demandas que surgem nos locais de atuação, sempre com parcerias diversas e, assim, os governos municipais são privilegiados também, pois encontram em nossas atividades respaldo para atender boa parte de suas atribuições.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Sim! Sem inspiração e transpiração do muito que se pode fazer, não seria possível manter o projeto em constante movimento. Atualmente contamos com o apoio e a parceria de 15 (quinze) entidades de classe (associações comerciais e sindicato do comércio), cooperativa de crédito, 2 (duas) instituições de ensino (Unesp e Unoeste) e 20 (vinte) voluntários que possuem o mesmo propósito, ou seja, fortalecer os vínculos comunitários e, assim, o Nosso Oeste Paulista.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • Mentores / conselheiros
  • Participação em programas de incubação e aceleração

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

- A Curto prazo 25% em serviços, pois estamos na fase de mapeamento de tudo que aqui se produz e faz; - A Médio prazo 25% em investimentos; - E a Longo Prazo 50% vindos de editais, leis de incentivo e doações.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$1.000 e R$10.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 100.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

A equipe atual é formada por 4 (quatro) profissionais que atuam em tempo integral; 1- Administrativo, 1- Relações públicas, 1- Professora de designer e 1 - Professora com formação em gestão de políticas públicas do turismo e em gestão pública. Para os primeiros 12 meses do projeto esta será a equipe e para os próximos serão inseridos outros, conforme a demanda e qualificação necessária.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

- O Administrativo é psicólogo com sensibilidade e boa percepção; -A professora de designer possui um olhar aguçado para entender as necessidades e aplicar com eficiência e economia as transformações aos ambientes, sempre com grande harmonia; - A professora com formação em gestão de políticas públicas do turismo e em gestão pública é de uma característica singular em ouvir as pessoas e descobrir quais são seus sonhos e objetivos, além de grande capacidade em unir parceiros e capacitar pessoas; - O relações públicas é um militar aposentado, mentor de um projeto de vigilância e mapeamento de informações sociais para a polícia militar do estado de São Paulo, bacharel em Direito e pós-graduado (mestrado e doutorado) em Ciências Policiais e de Segurança Pública; coach com dedicação ao desenvolvimento humano e liderança.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica
  • Outra Comunidade Tradicional
  • Assentados Rurais

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Em primeiro lugar o respeito à diversidade. Depois a escuta especializada para entender a necessidade, os anseios. Posteriormente os encontros, onde eles vão entendendo que a ação não acontece de cima para baixo e nem se eles não desejarem, mas cada passo é dado com o cuidado e com o zelo merecidos. Vão descobrindo que o que fazem e produzem é de fundamental importância para a vida deles mesmos. Que todo investimento em qualificação, dedicação e prazer, vão refletir no potencial da produção e das possibilidades de melhoria de vida e de futuro para seus descendentes, que poderão permanecer onde vivem atualmente. Ao final entendem que a ação é rural e é urbana, onde todos se ajudam, ganham e se harmonizam.

16) Como você soube desse desafio?

  • Página ou contato da CTG Brasil

Evaluation results

10 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 20%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 50%

De forma parcial. - 20%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 0%

Não. - 10%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 10%

Sim, tem características inovadoras. - 30%

De forma parcial. - 30%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 20%

Não. - 10%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 10%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 50%

De forma parcial. - 20%

Insuficiente. - 10%

Não. - 10%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 10%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 50%

De forma parcial. - 20%

Insuficiente. - 10%

Não. - 10%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 10%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 60%

De forma parcial. - 30%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 10%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 40%

De forma parcial. - 40%

Insuficiente. - 10%

Não. - 0%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 10%

Sim, acredito que sim. - 50%

Talvez. - 10%

Provavelmente não. - 20%

Não. - 10%

7 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Brandt Patrima Campiom Izidoro
Team

Muito legal sua iniciativa

Te convido a conhecer meu projeto: https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/avaliacao-i/conheca-ourinhos-e-regiao

View all comments