RN 360

Turismo É Para Todos

Photo of Erick Barros
15 18

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Erick Moises Moura Barros

E-mail

erickmourab93@gmail.com

Nacionalidade

Brasileiro

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

20011993

Sede da organização (UF)

  • Rio Grande do Norte

Mídias sociais da organização

https://www.instagram.com/rn360_ https://www.facebook.com/RN360

Data em que você iniciou o projeto

Junho/2019

Estágio do projeto

  • Piloto (o projeto está em fase inicial e realizando ajustes)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Tornar o turismo local acessível à todos, gerando oportunidades de conhecer e pertencimento, inclusão social e acessibilidade e preservação do meio ambiente através do Eco Turismo e Turismo de Aventura, essa é o proposta do RN 360. As atividades realizadas por muitos grupos, não são inclusivas o que inibe a participação de pessoas com deficiência, além de serem ações que visam unicamente o lucro financeiro, e em sua base não tem qualquer meio de impacto social positivo com relação à questões de preservação ambiental ou geração de oportunidades às pessoas dos campos onde ocorrem as atividades. RN 360 é nasceu para tentar equilibrar a desigualdade e tornar o turismo local participativo, com a adaptação e inclusão social, visando assim fazer o Turismo para Todos.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Inclusão de pessoas com deficiências nas atividades turísticas, com ênfase em eco turismo e turismo de aventura. Promoção de ações de sustentabilidade social, econômica e ambiental. E tornar as regiões conhecidas e exploradas pelos próprios locais, oportunizando pertencimento.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Capacitando pessoas quanto á necessidade de inclusão para pessoas com deficiência, criando roteiros acessíveis tanto financeiramente quanto à locomoção e comunicação com os participantes através da Linguagem Brasileira de Sinais. Promovendo atividades ambientais como limpezas de trilhas e locais de atividades coletivas. Realizando atividades de baixo custo para oportunizar acesso aos locais.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Um dos pilares teóricos do turismo é a participação social, algo que comumente se torna seletivo, uma vez quem empresas tem ações cada vez mais voltadas à grupos que lhe trazem apenas lucro financeiro. Pensar no meio ambiente e agir contra sua degradação, manter as raízes e memórias culturais, promover oportunidades através de atividades locais gerando renda e participação, inserir pessoas que por vezes são excluídas de certas atividades, esse é o impacto que queremos causar e transformar.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Divulgação em mídias sociais, capacitação técnica e melhoria da qualidade dos serviços à serem prestados através de cursos, reuniões e coleta de informações para criar ações mais precisas, fechamento de parcerias com organizações sociais, empresariais e governamentais, criação de novos roteiros e produtos.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Inserção de pessoas com deficiência no ecoturismo e turismo de aventura, adaptação de roteiros tornando-os acessíveis e capacitação técnica para melhoria na execução das atividades de forma inclusiva e participativa.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Social - Através da Inclusão e Adaptação para pessoas com deficiência; Cultural - ações de preservação cultural e manutenção de costumes e tradições populares; Ambiental - Promoção de atividades de preservação e conscientização ambiental; Econômico - Geração de oportunidades e rendas para moradores locais onde as atividades passam a ocorrer.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Oficinas de Educação Patrimonial e Preservação Histórica - 8 Participantes - 200 pessoas Resultou em diversas outras ações das iniciativa social, pública e privada quanto à realização e promoção de ações similares, de preservação histórica. As ações no Centro Histórico de Natal, abriram caminhos para outros projetos iniciarem atividades similares e cobrassem da iniciativa pública investimentos com a preservação cultural. Trilhas Ecológicas de Preservação Ambiental - 6 Participantes - 80 Promoveu reflexão quanto á questões de participação social quanto aos cuidados com o meio ambiente, não apenas o lazer e diversão da prática das atividades de turismo em si. Resultando na limpeza de trilhas e cuidado em manter harmonia com a natureza.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Criação de produtos ecológicos cujo parte das vendas serão revertidas em ações de preservação ambiental. Ter a capacitar pelo menos 3 agentes de turismo para trabalhar internamente com acessibilidade e inclusão social. Criar o selo Turismo para Todos, identificando os estabelecimentos acessíveis e que gerem oportunidades locais para os moradores e fornecedores. Criar o selo verde para instituições que se tornem parceira das ações de preservação ambiental promovidas pelo projeto. Parcerias com órgãos públicos de meio ambiente e secretarias de turismo. Parcerias com empresas de turismo de grande atuação no estado. Parcerias com universidades e escolas técnicas, quanto à capacitação e melhoria da oferta de serviços/produtos.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), órgão do governo estadual do Rio Grande do Norte.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Sim. Pequenas empresas de turismo de aventura estão buscando viés de preservação ambiental como limpeza e manutenção de trilhas ecológicas, a partir das nossas ações.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • Vendas

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Efetuar a venda de pacotes turísticos e produtos ecológicos, onde uma porcentagem será destinadas as ações de inclusão social e preservação ambiental, desenvolvidas pela organização. Venda de Pacotes Turísticos - 60% Venda de Produtos - 20% Editais - 10% Financiamento Coletivo/Doações - 5% Leis de Incentivo - 5%

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento menor que R$1.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Erick Barros - Diretor, Guia de Turismo, Agente Cultural, Tempo Integral Natália Barros - Comercial e Marketing, Voluntária Andreza Melo - Administrativo/Comercial, Voluntária Emanuella Barros - Administrativo/Financeiro, Voluntária

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Erick Barros - homem, hétero sexual, preto. Natália Barros - mulher, hétero sexual, parda. Andreza Melo - mulher, hétero sexual, branca. Emanuella Barros - mulher, hétero sexual, amarela.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Realização de atividades turísticas com guias de formação técnica e condutores que usam a comunicação em Libras, permitindo a participação do público surdo potiguar, além de acessibilidade e roteiros adaptados para cadeirantes e deficientes visuais.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social

Evaluation results

11 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 45.5%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 18.2%

De forma parcial. - 9.1%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 18.2%

Não. - 9.1%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 36.4%

Sim, tem características inovadoras. - 45.5%

De forma parcial. - 0%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 9.1%

Não. - 9.1%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 18.2%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 27.3%

De forma parcial. - 27.3%

Insuficiente. - 9.1%

Não. - 18.2%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 27.3%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 63.6%

De forma parcial. - 0%

Insuficiente. - 0%

Não. - 9.1%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 45.5%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 27.3%

De forma parcial. - 9.1%

Insuficiente. - 9.1%

Não. - 9.1%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 54.5%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 18.2%

De forma parcial. - 9.1%

Insuficiente. - 9.1%

Não. - 9.1%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 45.5%

Sim, acredito que sim. - 27.3%

Talvez. - 9.1%

Provavelmente não. - 9.1%

Não. - 9.1%

Attachments (1)

15 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Hugo de Castro
Team

Olá,
Parabéns pela linda iniciativa! Esperamos uma linda evolução em seu projeto e que venham muitas conquistas!
Fizemos uma avaliação super positiva de seu projeto, se puder retribuí a gentiliza, ficaremos muito gratos!
https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/avaliacao-i/trilha-transmantiqueira

View all comments