ROTA DO CAFÉ DO BRASIL

Rota do Café do Brasil - Maior canal de conexão do mundo aos cafés do Brasi, a rota do Café do Brasil para Turismo e Negócios.

Photo of Marilucia Rocha
8 13

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

MARILÚCIA DE LOURDES ROCHA GONÇAVES DE OLIVEIRA

E-mail

malumcu@hotmail.com

Nacionalidade

BRASILEIRA

Gênero

  • Feminino

Data de Nascimento

26021971

Sede da organização (UF)

  • Minas Gerais

Site da organização

Em construção

Mídias sociais da organização

Instagram - @rotadocafedobrasil Facebook - https://www.facebook.com/rotadocafedobrasil/ instagram - @mariluciarocha_ Facebook - https://www.facebook.com/malu.rocha.10

Data em que você iniciou o projeto

Implantação fase 1 - Março 2020. Visitação aos Produtores, hoteis e parques da Região.

Estágio do projeto

  • Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

A proposta deste trabalho já estava há alguns anos no meu coração. Sou Bisneta de uma índia nativa na nossa região, neta de Produtores de Cafés, cujos 4 filhos não herdaram as fazendas por não terem conhecimento para ajudar os pais a trabalharem para o sucesso da propriedade que foi vendida. Ambos saíram muito jovens da propriedade e seus pais não conseguiram levar o negócio de uma vida adiante. Depois de anos construindo nossa história em outros cenários, conheci melhor o cenário do Café no Brasil e agora os Cafés Especiais, depois de trabalhar por anos transportando cafés e no varejo. Percebendo o movimento do crescimento do público consumidor do café e de interesse na história do produtor, percebi um Gap muito grande de informação e material turístico comercializado, que pode ser melhor trabalhado trazendo novas oportunidades no mundo pós pandemia para os produtores e comunidade com muita sustentabilidade e crescimento sistêmico.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Resolveria a situação de renda de todos os segmentos da sociedade em que a proposta for implantada. De acordo com este artigo Stephem diz que estamos Perdendo 1 Trilhão Por Ano Por Falta De Uma Política De Turismo, cita a cultura de divulgação dos EUA, onde cada cidadezinha tem seu potencial turístico organizado em propagandas e centros de informações de fácil acesso nestas cidades enquanto aqui no Brasil das 5.000 cidades brasileiras, somente 1.300 se cadastraram na Embratur. Ver anexo.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Sim, Sendo implantada e supervisionada para melhorias, traria a médio e longo praço um crescimento exponencial para todos os segmentos da sociedade. Irá valorizar o local e seus moradores, amplicar rede de serviços em escala, e aumentará fluxo de pessoas em todas as cidades que forem sendo anexadas ao projeto.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Defendo com muita tranquidade a possibilidade de implantação deste projeto, por ser um modelo já usado em menor escala em comunidades do Brasil.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Entrevista a produtores - Entender a forma de trabalho em sua propriedade e seus maiores desafios; Curadoria de informações. Postar as informações e fotos nas mídias Contato com setores do turismo - Ver a forma de atendimento possivel durante a pandemia e atividades de melhorias e seguranças que estão sendo implementadas para recepcionar os turistas; Contato com Agência de Turismo receptivo e prestadores de serviços de traslados - para serem cadastrados e informados das demandas. Manutenção das redes sociais todos os dias.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Ao iniciar este projeto foi possível descobrir e conhecer propriedades que já trabalham com sistemas de Agroflorestas e Sintropia, o que motivou diversos outros produtores convencionais a interessar pela possibilidade de produzir protegendo a natureza e produzindo mais qualidade de vida. Houve um empoderamento das mulheres do Café que já trabalham e perceberam que podem crescer ainda mais nos seus resultados e houve um verdadeiro despertar do jovem para mostrar o seu trabalho no campo (antes visto como depreciado e de subvalor). Detectei também muitos grupos de esportistas de vários estilos na região. Voo Livre, MTB, Trekking, off road, montanhistas e outros. A possibilidade de crescer as ofertas de eventos esportivos para recepcionar grupos de varias localidades é também inesgotadas. Toda a argumentação está no documento em anexo.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

INOVAÇÃO - Rota do Café do Brasil - .Maior canal de conexão do mundo aos cafés do Brasil A rota do Café do Brasil para Turismo e Negócios. Ser um mapa lúdico e informativo que contemple informações para todos que quiserem conhecer os Cafés do Brasil e adquirir seus produtos diretamente dos produtores. Além de ser um plano piloto para todas as cidades conhecerem seu potencial histórico, cultural e natural a ser divulgado. PROTAGONISMO DAS COMUNIDADES – Os produtores, empresários e agentes de serviços estão envolvidos neste projeto. Já temos um SubCapitulo da IWCA – Aliança Internacional das Mulheres do Café atuando amplamente na região, A OPAJ – Organização dos Produtores de Café de Alto Jequitibá. Com o Inicio do Projeto de Informação sobre a Rota do Café do Brasil foi criado o Grupo de Jovens no Café, que estão à frente para produzir seus próprios lotes de cafés especiais para concursos. Além de contemplar comunidade Indígenas quando levarmos este modelo para Rondônia, que também já tem o mesmo formato para ser operacionalizado. O denominado Robustas Amazônicos hoje tem produção de cafés pelos índios e já conta com um hotel do lado de uma fazenda Modelo para recepção de Turistas. TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Este modelo pode ser replicado em cada região produtora de cafés e outros produtos agrícolas e fabris, contemplando suas comunidades locais com possibilidade de melhoria na renda, na qualidade do lar, na evasão escolar, diminuição do êxodo rural. Ver anexo.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Empoderamento da Classe de produtores - que tem se mobilizado para fazer melhorias para receberem os turistas. A comunidade de Vargem Grande de Alto Jequitibá se uniu a Prefeitura e colocou Placas indicativas das Propriedades. Mobilização de Jovens cafeicultores para mostrar o próprio trabalho nas lavouras.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Investir no site para fazer as propagandas e vendas dos produtos e serviços; Investir em visitação em outras cidades para fazer novas parcerias com órgãos públicos e privados Manutenção das mídias sociais.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Hoje temos as Instituições de Ensino Públicas e Privadas participando de treinamentos, fóruns de desenvolvimento e capacitação para a Agricultura e Turismo. O SENAR mantém uma grade contínua de Cursos. O SEBRAE participa ativamente da defesa da Denominação de Origem de todas as regiões produtoras do Brasil, A Emater capacita para a melhoria constante da gestão das propriedades, o IMCbio mantém o Parque e seus atores de proteção, as organizações de produtores trabalham para gerar resultados mais consolidados além da comunidade urbana reconhecer a qualidade do trabalho rural.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Sim, em várias oportunidades. Ao iniciar este projeto foi possível descobrir e conhecer propriedades que já trabalham com sistemas de Agroflorestas e Sintropia, o que motivou diversos outros produtores convencionais a interessar pela possibilidade de produzir protegendo a natureza e produzindo mais qualidade de vida. Houve um empoderamento das mulheres do Café que já trabalham e perceberam que podem crescer ainda mais nos seus resultados e houve um verdadeiro despertar do jovem para mostrar o seu trabalho no campo (antes visto como depreciado e de subvalor). Detectei também muitos grupos de esportistas de vários estilos na região. Voo Livre, MTB, Trekking, off road, montanhistas e outros. A possibilidade de crescer as ofertas de eventos esportivos para recepcionar grupos de varias localidades é também inesgotadas. Existe também uma possibilidade de alinharmos com as cidade mais próximas um calendário de festividades com um ciclo mais preparado para a informação para turistas.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • participação dos produtores e empresarios de hoteis e serviços de turismo.

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Eu mantive a primeira fase com recursos próprios. Planejo arrecadar investimento dos usuários do site através da venda propaganda de produtos e serviços para continuar a ampliação do projeto.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$10.000 e R$50.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • entre R$ 10.000 e R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Eu - Trabalho na estratégia, elaboração do projeto e captação de parceiros apoiadores formando uma linha de trabalho; Guia Pico da Bandeira - Cadastrar vans para fazer os traslados entre cidades Produtores Rurais - Adequando suas instalações para receber turistas Marketing digital - Vai preparar o material para colocar o site funcionando; Hoteis - Criando novas formas de produtos e serviços; O trabalho será continuo em busca de treinamentos e capactação através do SENAR, SEBRAE, Instituto Federal e Diretoria do Parque.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Marilúcia Rocha - Idealizadora e curadora do Projeto Rota do Café do Brasil Marketing Digital - Parceria para a criação do site Guia Pico da Bandeira - Organização dos traslados Pousada Clube do Bezerra - Apoiador do projeto na procura por parceria Produtores - Disponibilidade de adequação para receber os turistas Todo o projeto tem sido feito de forma colaborativa. Não tenho nenhum agente remunerado no momento.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade rural

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Os produtores, empresários e agentes de serviços estão envolvidos neste projeto. Já temos um SubCapitulo da IWCA – Aliança Internacional das Mulheres do Café atuando amplamente na região, A OPAJ – Organização dos Produtores de Café de Alto Jequitibá. Com o Inicio do Projeto de Informação sobre a Rota do Café do Brasil foi criado o Grupo de Jovens no Café, que estão à frente para produzir seus próprios lotes de cafés especiais para concursos. Além de contemplar comunidade Indígenas quando levarmos este modelo para Rondônia, que também já tem o mesmo formato para ser operacionalizado. O denominado Robustas Amazônicos hoje tem produção de cafés pelos índios e já conta com um hotel do lado de uma fazenda Modelo para recepção de Turistas.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social

Evaluation results

10 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 10%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 50%

De forma parcial. - 20%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 20%

Não. - 0%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 20%

Sim, tem características inovadoras. - 20%

De forma parcial. - 40%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 20%

Não. - 0%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 0%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 40%

De forma parcial. - 40%

Insuficiente. - 20%

Não. - 0%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 20%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 40%

De forma parcial. - 20%

Insuficiente. - 20%

Não. - 0%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 10%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 50%

De forma parcial. - 40%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 10%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 50%

De forma parcial. - 20%

Insuficiente. - 20%

Não. - 0%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 10%

Sim, acredito que sim. - 40%

Talvez. - 20%

Provavelmente não. - 30%

Não. - 0%

Attachments (1)

PROJETO CONCURSO TRILHANDO A TRANSFORMAÇÃO oficial.pdf

Descrição completa do projeto - Todos os Objetivos e ações propostas.

8 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Bahia Active
Team

Parabéns pela iniciativa!!!
sucesso

View all comments