Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

O intuito do evento é desenvolver o turismo da pesca esportiva, o pesque e solte, a preservação ambiental e a integração com a comunidade.

Photo of Stenio Congro
74 31

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Stênio Congro Neto

E-mail

steniocongro@hotmail.com

Nacionalidade

Brasileiro

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

28101981

Sede da organização (UF)

  • Mato Grosso do Sul

Site da organização

apetl.com.br

Mídias sociais da organização

https://www.facebook.com/Apetl/ https://www.instagram.com/apetl/

Data em que você iniciou o projeto

desde maio de 2010

Estágio do projeto

  • Em expansão (expandindo o impacto para muitos lugares novos ou de várias maneiras novas)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Sempre fui apaixonado pela pesca e sendo morador de Três Lagoas surgiu a ideia e vontade de criar um torneio de pesca esportiva, com a finalidade de mostrar o potencial turístico da minha cidade e região, também com o intuito de unir os pescadores para uma grande confraternização celebrando nossas belezas naturais e a importância da preservação ambiental.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

A nossa região possui grande potencial de turismo de náutica e pesca, porém há poucas iniciativas para o desenvolvimento desse turismo. A preservação dos rios e lagos na prática do pesque e solte pode ser uma das soluções para atrair pescadores e desenvolver o turismo de forma sustentável.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Nosso evento atrai pescadores esportivos de mais de 100 cidades de vários estados do Brasil para a competição. Temos registro de pescadores que visitam nossa região até 30 dias antes do evento para treinar para ter bom desempenho na competição. Isso movimenta a cadeia de hotéis, supermercados, restaurantes, bares, postos de combustível e outros. O público local sempre está presente no evento e fazemos um trabalho de conscientização com as crianças das escolas públicas, visando a construção de um futuro melhor.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Gostaria de informar nossos videos no facebook - https://www.facebook.com/pg/Apetl/videos/ No facebook contamos todas as nossas ações e também os relatos do desafio APETL mencionado acima. Usamos o facebook como nosso principal veiculo de divulgação por ele pode acompanhar nossa trajetória.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Nosso principal objetivo é estar preparado para proporcionar a melhor experiência para quem vem ao nosso evento. Trabalhamos para que o pescador que chega com sua família ou equipe seja recebido como o turista merece, que é da melhor forma em nossa cidade tornando o evento prazeroso e bem organizado. Para isso realizamos diversas parcerias com todo TRADE de hotéis, bares e restaurantes. Para o evento, é montada uma estrutura ampla e cuidadosamente pensada para receber com segurança e conforto o turista pescador e o público, contando inclusive com ampla praça de alimentação, em que abrimos espaço para que outras entidades, feirantes, comerciantes e donos de foodtrucks parceiros do evento ofereçam seus produtos. Realizamos palestras para crianças da rede pública com foco em preservação ambiental. Realizamos ainda shows gratuitos para integração da população com o público da pesca. Fazemos um dia exclusivo voltado a limpeza dos rios um mês antes do evento.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Realizamos a torneio de pesca esportiva em Três Lagoas há 10 anos!! O torneio foi idealizado por mim, Stenio Congro Neto e após 3 anos realizando sozinho, senti que o evento para ser melhor desenvolvido teria que ser realizado com mais braços e mãos e desta forma fundei a APETL Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas e doei o torneio para a Associação e desde então com a união e trabalho de todos o torneio de pesca esportiva de Três Lagoas se tornou na maior vitrine da pesca esportiva do BRASIL. Durante esses 10 anos, adquirimos o know-how em realização desse tipo de evento, tornando referência nacional. Nosso evento implementa inovações a cada ano, estando sempre à frente dos demais eventos. Fomos pioneiros na utilização de vídeo para aferição de peixes mantendo o peixe no local da captura. Hoje todos os eventos de pesca adotam esse método. Apresentamos a nossa região um novo formato de turismo.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Social - Como associação, somos comprometidos com o município. Buscamos recursos com rifas, doações, participação em outros eventos e arrecadação de alimentos, e por meio dessas ações periodicamente contribuímos com a comunidade e com outras entidades assistenciais. Desde a fundação da APETL já entregamos mais de 6 toneladas de alimentos não perecíveis, além de aparelhos de ar condicionado para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Cultural - Trabalhamos fortemente a presença cultural que o pescador tem e apresentamos esse personagem de forma mais consciente com a natureza e com os peixes. Ambiental - A preservação ambiental é uma das nossas principais bandeiras. Nosso objetivo é mostrar à população e ao poder público que com a manutenção do peixe vivo, o combate da pesca predatória e o cuidado com os nossos rios, a natureza retribui, o peixe grande "aparece" e esse peixe atrai o turista de Pesca Esportiva, que injeta recursos na economia local, sem levar o peixe embora, resultando em Turismo sustentável e ambientalmente responsável. Vale citar ainda que realizamos anualmente o dia da limpeza, retirando toneladas de lixo flutuante e do lixo nas encostas. Econômico - o Torneio de Pesca injeta cerca de 2,5 milhões de reais em nosso município durante os dias do evento e nos dias que o antecedem. A movimentação no município é visível, nos hotéis, pousadas, restaurantes, postos de combustíveis, e no comércio de maneira gera

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Externamente, somos reconhecidos na comunidade e no cenário da pesca esportiva nacional. Anualmente o torneio é aguardado com ansiedade devido ao resultado econômico apresentado para a cidade e à qualidade do evento. Como dito anteriormente, R$ 2,5 milhões são injetados na economia. Recebemos pescadores de mais de 100 cidades do país, além de nomes conhecidos e respeitados da Pesca Esportiva nacional. O crescimento do evento é visível a cada ano e o feedback que recebemos dos visitantes e participantes têm sido muito positivos. Do ponto de vista interno, quando a APETL foi fundada, convidei 15 sócios fundadores sendo eles pescadores de diversos grupos da sociedade que poderiam contribuir para a formação de uma associação sólida e desde então vem dando certo, somos mais de 70 associados e estamos indo para o 9˚ ano de existência. Assim que convidamos o pescador para ingressar na associação, ele passa a fazer parte de um grande cardume que é o da pesca esportiva, e a defender e a divulgar novos valores e projetos. Nossos eventos têm sucesso e respeito da comunidade pois são resultados de um trabalho voluntário dos associados, esposas e filhos, a Família Apetl!

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Com o torneio crescendo e melhorando a cada ano, vimos que várias cidades começaram a realizar este tipo de evento. Contribuimos com a formação de diversas associações e a na realização de diversos eventos. Nossa visão de crescimento é tornar a região qualificada e preparada para o turismo de pesca esportiva e no momento estamos fomentando as oportunidades que nossa região oferece para que possamos implantar um turismo de pesca o ano todo e nao somente na véspera e semana do torneio. Gostaria de mencionar o aeroporto de Três Lagoas com voos diários , tornando o destino mais pratico, atrativo e de acesso cômodo.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Realizamos parcerias com a Prefeitura Municipal, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado, Policia ambiental, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, COMTUR Conselho Municipal de Turismo e Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Destes órgãos e entidades temos carta de reconhecimento comprovando a colaboração em diversas situações.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Busquei mostrar para o meu município a importância e o potencial que temos com o turismo em nossa região, trabalhamos o associativismo com a Associação dos artesãos locais. Além disso, reitero que colaboramos com experiência e know-how para realização para formação de associações de pesca esportiva e realização de eventos em outros municípios.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • Vendas
  • Mentores / conselheiros
  • Participação em programas de incubação e aceleração
  • Prêmios

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Trabalhamos anualmente com uma meta de 350 inscrições em nosso evento e parcerias como editais e lei de incentivo com o município e o estado de Mato Grosso do Sul pela FUNDETUR - Fundação de Turismo MS 50% inscrição 25% Editais 25% Leis de incentivo

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$100.000 e R$500.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 100.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

associação APETL é composta pela diretoria - Presidente, Vice-presidente, secretario, vice-secretario, tesoureiro, vice-tesoureiro e associados Realizamos tudo, nos dispomos de nosso tempo para as ações e projetos que a associação APETL desenvolve. Conciliamos nossas atividades particulares junto com as atividades da associação. Dentro da associação criamos um comitê para organização do evento "torneio", este comitê é integrado normalmente por 10 a 15 pessoas onde semanalmente discutimos o torneio durante o semestre de véspera do evento. E no dia do evento todos associados que não participam da pescaria, são colaboradores, ajudando em toda estrutura do evento.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Costumamos dizer que somos uma grande família, o cardume APETL, são 3 gerações colaborando por uma grande causa que é o TORNEIO. Nossa equipe é integrada por pessoas de diversas camada da classe social sendo gênero masculino e feminino e de diversas etnias. As mulheres se reunem para a montagem dos kits para os participantes, os jovens e adultos colaboram na montagem das estruturas, distribuição das tendas, bandeirolas, enfeites e distribuição da comunicação visual de patrocinadores e parceiros. Associados são responsáveis em receber os convidados, orientar os participantes ou turistas que vão ao balneário para curtir o evento ! Na véspera do evento cada integrante do comitê convida associados para ajudar a desempenhar atividades .

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade periférica
  • O projeto não tem como foco comunidades em situação de vulnerabilidade específica.

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Estamos impactando na identidade cultural da nossa região e nosso maior desafio é criar uma didática para trabalhar com as crianças contribuindo para uma melhor formação.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social
  • Recomendado por outras pessoas

Evaluation results

11 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 45.5%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 9.1%

De forma parcial. - 36.4%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 9.1%

Não. - 0%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 27.3%

Sim, tem características inovadoras. - 18.2%

De forma parcial. - 27.3%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 27.3%

Não. - 0%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 36.4%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 27.3%

De forma parcial. - 27.3%

Insuficiente. - 9.1%

Não. - 0%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 36.4%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 18.2%

De forma parcial. - 36.4%

Insuficiente. - 0%

Não. - 9.1%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 54.5%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 18.2%

De forma parcial. - 9.1%

Insuficiente. - 9.1%

Não. - 9.1%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 27.3%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 27.3%

De forma parcial. - 18.2%

Insuficiente. - 27.3%

Não. - 0%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 45.5%

Sim, acredito que sim. - 9.1%

Talvez. - 27.3%

Provavelmente não. - 9.1%

Não. - 9.1%

74 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Ted Machado
Team

Stenio, já curti e acabei de fazer uma avaliação muito positiva de seu projeto. Gentileza avaliar a nossa também. Unidos Pelo Turismo!

Spam
Photo of Stenio Congro
Team

Obrigado Ted!!
O seu projeto será avaliado sim !!
Forte Abraço

Spam
Photo of Ted Machado
Team

:-)

View all comments