Turista Protagonista

Propiciar aos turistas experiências intensas em que ele se desenvolve como individuo ao mesmo tempo em que desenvolve o ambiente.

Photo of Pedro Felicio
5 10

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Pedro Fernando Viana Felicio, será o representante do projeto.

E-mail

brpedrofernando@gmail.com

Nacionalidade

Brasileiro

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

29011973

Sede da organização (UF)

  • Rio de Janeiro

Site da organização

www.paratyparadiso.com.br

Mídias sociais da organização

https://youtu.be/Fe1nOVGI4C8 @paratyparadisopousada

Data em que você iniciou o projeto

Julho/ 2011 escrita do artigo Movimento Ecológico e início da Pousada Conceitual Paraty Paradiso

Estágio do projeto

  • Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Quando dava aulas de educação física em São Paulo eu via muitos trabalhos físicos no dia a dia da cidade, e percebia como eles estavam tão distantes da compreensão e participação dos paulistanos. Posteriormente convivendo com comunidades caiçaras, percebi como a cultura caiçara envolve os trabalhos físicos em todos os seus contextos sociais e culturais. Assim refletindo sobre as possibilidades e efeitos ecológicos das ações laborais no ambiente natural escrevemos em 2011 o artigo intitulado Movimento Ecológico que foi uma das sementes que nos trouxe até aqui. Nele descrevemos a importância das Ações Humanas Acopladas entre os desejos humanos e às necessidades ambientais. Já em 2017 aprovamos a proposta das Ações Humanas Acopladas em um edital de pesquisa e conjuntamente ao desenvolvimento do edital temos desenvolvido os serviços de turismo protagonista onde os turistas praticam os trabalhos reais da comunidade acoplando seus desejos pessoais aos de benefício da comunidade e ambiente

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Vivenciamos um aumento continuo da virtualização das experiencias, entretanto evolutivamente todo o nosso desenvolvimento esteve sempre atrelado as experiencias e as ações reais no ambiente o qual também depende dessas ações humanas para se desenvolver. Assim, esse projeto, através das ações humanas acopladas, que trabalham simultaneamente o desenvolvimento do individuo e do ambiente, visa resgatar e difundir as ações ancestrais de manipulação do ambiente.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Protagonizar uma experiência de mudança real do ambiente, possibilita simultaneamente, cuidar de nosso próprio condicionamento físico e saúde, acessarmos uma profunda educação ambiental e ecológica, perceber a importância do trabalho coletivo e das técnicas e ferramentas ancestrais compartilhadas por milhares de anos e desenvolver o ambiente, quer através de ações de reflorestamento, criação e manutenção de trilhas, saneamento ou participando,por exemplo, do ciclo de produção de alimentos como a mandioca, praticando e aprendendo sobre plantio, limpeza, colheita, moagem, o torrar e o consumo da farinha de mandioca.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Esse é um vídeo simples realizado a partir de fotos de nossas praticas com o projeto

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Adaptar as ações culturais tradicionais para os diferentes tipos de habilidades e experiencias dos turistas. Adaptar e preparar as diferentes ferramentas e equipamentos para a segurança e ergonomia do turista. Desenvolver a comunicação e imagem do serviço turista protagonista. Desenvolver a comunidade local para inserir-se e viabilizar a cadeia de serviços e ações que envolvem suas necessidades diárias e os interesses de experiências turísticas. Manter pesquisa constante sobre os efeitos e percepções das experiências de turismo protagonista.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Acreditamos que a principal inovação envolve o acoplamento real e simultâneo entre um valor e necessidade da comunidade, do ambiente e do turista. Este projeto tomou grande impulso a partir da aprovação do conceito em um edital de 2017, envolvendo o ICMbio, o CNPq e a FAPESP. Onde a partir das experiências práticas realizadas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, PARNASO e no Parque Estadual da Serra do Mar, com cerca de cem participantes pudemos perceber inúmeros benefícios e grande satisfação dos praticantes, tais como: aumento de satisfação com a prática de atividade física e com a prática de ações de responsabilidade sócio-ambiental. Também se constatou nas respostas dos participantes a valorização do estar em companhia de mais pessoas e da necessidade de trabalho em equipe nas atividades em áreas ou reservas naturais. Entre as ações de desenvolvimento ambiental promovidas obteve-se aumento da adesão da comunidade nas atividades de voluntariado dos parques , cerca de 20m² de berço de restauração, cerca de 1.200m de construção e manutenção de trilhas , controle de espécies invasoras e algumas iniciativas de desenvolvimento do turismo de base comunitária de Cunha, Paraty e região.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

O nosso projeto contempla um resgate do estilo de vida e valores das comunidades tradicionais formatados e apresentados na forma de um produto turístico. Isso valoriza, incentiva e rentabiliza as práticas culturais tradicionais de produção e manutenção do ambiente. Amplia a educação e comunicação dessas práticas tradicionais. Melhora continuamente o ambiente coletivo e de conservação. Gera uma nova fonte de renda com grande potencial de crescimento e no estágio atual praticamente inexplorado.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Os resultados parciais e relatos até agora obtidos fornecem indicativos de que a ênfase no vínculo entre o desenvolvimento humano e o desenvolvimento ambiental, vivenciada nas práticas das ações acopladas, propiciam uma valorização da ética e da interação social, sendo eficaz para o condicionamento físico, para a educação ambiental e para o desenvolvimento ambiental. Essas ações estimularam a interação com os espaços ambientais, a partir do maior conhecimento da importância, das possibilidades e efeitos ambientais dos trabalhos humanos de manutenção ambiental e da experimentação das ferramentas, técnicas, emoções e sensações vivenciadas durante a prática dessas atividades. Têm-se ainda como principais interesses desse projeto e de seus desdobramentos futuros desenvolver a metodologia didática e a mensuração e projeção dos ganhos sociais, de educação e saúde e do potencial de recuperação e desenvolvimento ambiental relacionados às variações do período de atividades e do número de praticantes das atividades humanas acopladas.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

A quantidade de trabalhos de desenvolvimento ambiental disponíveis é muito maior que nossa capacidade para realizá-los. Assim nós identificamos varias frentes para promover grandes ações humanas acopladas. Por exemplo, identificamos que no premiado município de Paraty recentemente reconhecido como um patrimônio da humanidade pela Unesco a maior parte das casas possuem problemas no tratamento de seu esgotamento sanitário, onde na comunidade de Paraty-Mirim sede de um importante manguezal e da barra do rio Carapitanga a quase totalidade das residências não trata adequadamente suas águas cinzas, assim já iniciamos um amplo projeto de readequação do tratamento desses resíduos, onde pretendemos em um ano adequar o tratamento de ao menos cem casas. E estamos elaborando os cálculos de ganhos ambientais, culturais, financeiros e de energia física dos participantes e voluntários do projeto.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Sim, as ações humanas acopladas tem sido utilizadas e ou pesquisadas pela UNESP campus Botucatu, GEDAIM/USP, Parque Nacional da Serra da Bocaina, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual da Serra do Mar, Instituto Itapoty, Instituto Acaia e Pousada Paraty Paradiso. Com relação ao futuro gostaríamos também de criarmos mais parcerias com as Universidades que trabalham com educação física, educação ambiental, turismo e ecologia. Também com programas municipais de promoção da saúde e de manutenção de praças e parques. E visualizamos ainda uma espécie de selo ou certificado de reuso de mão de obra humana, onde uma determinada atividade de trabalho poderia ser planejada e executada no todo ou em parte dela objetivando-se o ganho de saúde e de treinamento físico dos trabalhadores envolvidos.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Sim, diversas pessoas que experimentam e compreendem os efeitos e potencial das ações humanas acopladas tem se transformado em entusiastas da prática e da divulgação delas. Esse projeto visa que cada um desenvolva suas capacidades e habilidades ampliando sua autonomia para continuar praticando-as e desenvolvendo-as onde e como preferir, tornando-se um novo agente de criação e difusão. Além disso todas as organizações já citadas na resposta anterior tem se envolvido e querem expandir-se no turismo protagonista e outros desdobramentos relacionados.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Vendas
  • Mentores / conselheiros
  • Participação em programas de incubação e aceleração

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Esse é um projeto de serviço turístico e portanto pode ser rentabilizado pela própria comercialização dele. Entretanto devido a ser muito inovador é necessário realizar um trabalho de construção da comunicação e imagem do conceito, bem como da montagem e implementação cadeia física e comunitária que opera e disponibiliza os serviços. Assim no curto prazo estamos financiando o projeto 40% com recursos próprios e 60% do edital de pesquisa, a médio prazo pretendemos ampliar as parcerias com outras instituições, com os órgãos públicos e com editais de fomento e no longo prazo ter no próprio modelo de negócio o pagamento pelos serviços prestados.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$10.000 e R$50.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • entre R$ 10.000 e R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Nossa equipe atual dedica-se em tempo parcial ao projeto e a maioria de modo voluntário e é composta por mim, por uma turismóloga Viviane Ferreira Schultz, pelo professor doutor Edison de Jesus Manoel professor do curso de educação física da Usp e coordenador do grupo de estudos do desenvolvimento da ação e intervenção motora GEDAIM, pelo ecólogo Murilo Mello do Instituto Itapoty e pelas doutoras Nijima Novello Rumenos e Maria de Lourdes Spazziani da pedagogia da Unesp de Botucatu.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Nossa equipe é bem diversa e interdisciplinar, além disso temos um bom balanceamento entre os gêneros e idades com profissionais jovens e também de maior idade e experiencia.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Minorias étnicas
  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade rural
  • Comunidade indígena
  • Comunidade quilombola
  • Outra Comunidade Tradicional

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Devido ao nosso projeto promover a experiencia e aprendizado das técnicas corporais e tecnológicas tradicionais e ancestrais, nós valorizamos e difundimos todos os conhecimentos tradicionais de interação e desenvolvimento do ambiente, por exemplo como essas comunidades se inserem e se apropriam do ciclo de cultivo e consumo da mandioca, milho e cana de açúcar? Ou quais suas técnicas de tratamento dos resíduos sanitários, ou de produção agroflorestal?

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social

Evaluation results

11 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 18.2%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 27.3%

De forma parcial. - 27.3%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 27.3%

Não. - 0%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 27.3%

Sim, tem características inovadoras. - 45.5%

De forma parcial. - 18.2%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 9.1%

Não. - 0%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 9.1%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 27.3%

De forma parcial. - 36.4%

Insuficiente. - 18.2%

Não. - 9.1%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 9.1%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 81.8%

De forma parcial. - 9.1%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 40%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 40%

De forma parcial. - 10%

Insuficiente. - 10%

Não. - 0%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 27.3%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 45.5%

De forma parcial. - 9.1%

Insuficiente. - 18.2%

Não. - 0%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 18.2%

Sim, acredito que sim. - 36.4%

Talvez. - 18.2%

Provavelmente não. - 18.2%

Não. - 9.1%

5 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Contraponto Espaço Educacional
Team

Parabéns pela iniciativa! Que a evolução seja constante e que venham muitas conquistas! Depois da uma passadinha aqui https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/avaliacao-i/projeto-contraponto-turismo-sustentavel-pedagogico-e-de-base-comunitaria-na-comunidade-rural-de-extrema-congonhas-do-norte-mg para conferir nosso projeto também! Valeu! Sucesso pra vcs!

View all comments