Valorizar pessoas é desenvolver a Amazônia Atlântica.

Transformar vidas e desenvolver o turismo.

Photo of Wagner Virgínio Dias dos Santos
3 9

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Wagner Virginio Dias dos Santos

E-mail

wagnerdiass89@gmail.com

Nacionalidade

brasileira

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

15041989

Sede da organização (UF)

  • Pará

Mídias sociais da organização

https://www.facebook.com/PajuraTurismoServicos https://www.instagram.com/pajura_cursos_capacitacoes?fbclid=IwAR2wQydGbNbucRf2qcMCTybM29oZj23PLVfO7i966q0rchMkG_I3DVXWo84

Data em que você iniciou o projeto

A empresa foi iniciada no dia 22/08/2018, mais o projeto iniciamos em 01/2020 em funcionamento.

Estágio do projeto

  • Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Desde o inicio de 2012 quando entrei na faculdade de turismo e comecei a conhecer a área de turismo me apaixonei, então comecei a formular uma ideia de uma empresa para trabalhar com turismo no meu município, porem como sempre acontece, e nada é como pesamos as coisas foram mudando e a ideia inicial que era trabalhar com receptivo passou a ser trabalhar na qualificação da mão de obra, onde observei a oportunidade de vivenciar experiências para o encantamento com o serviço turístico tivesse em sua plena satisfação tanto no lazer quanto no serviço, dessa forma ajustei a empresa e comecei a fazer cursos de qualificação para algumas empresas do município de acordo com a sua demanda e dando a oportunidade sempre para o munícipe local, mostrando que é possível ter uma melhora na qualidade de vida, trabalhando direta ou indireta com o turismo, principalmente os jovens que estão a procura de sua primeira oportunidade de emprego ou em busca de experiências para vida profissional.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

baixa qualificação da mão de obra na área do turismo, nos meios de hospedagem, bares, restaurantes e principalmente no contato direto com o turista.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Criação de uma empresa 'escola' para treinar, gerenciar cursos de qualificação, qualificar a mão de obra com cursos livre (especifico para cada área sem burocracia junto ao MEC) e com estágios e vivencia em loco para aperfeiçoamento do aprendizado. Dessa forma criar uma ponte entre empresa e profissional.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

A Pajurá foi criada para gerar oportunidade de qualificação para os munícipes se valorizarem e criar um sentimento de pertencimento com o município e gerar valor para a empresa que possivelmente ira contrata-lo, destacando sempre a valorização do morador local com bem mais precioso e conhecedor da dinâmica da cidade

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Network com os empresários locais para gerar oportunidades para os alunos dos diversos cursos. Pesquisa de demanda para ver as necessidades de mão de obra dos estabelecimentos turísticos. Divulgação dos cursos através de pequenas palestra com grupos de pessoas respeitando todos os critérios de segurança frente a pandemia. Vendas de cursos através das redes sociais Divulgação dos cursos e das propostas de valor que os mesmos trazem para o desenvolvimento pessoal e profissional e para o desenvolvimento do turismo.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Nossa inovação se trata da metodologia ativa que implantamos em todos os cursos, que são as aulas em loco onde os alunos aprendem em locais onde possivelmente seram os mesmos onde possivelmente iram trabalhar, laboratórios de aulas onde montamos pequenos simulações mostrando possíveis acontecimentos em ambiente de trabalho, estágios colocamos os alunos para estagiarem e conhecerem como será o ambiente de trabalho onde possivelmente irá trabalhar, realizamos palestras com empresários e funcionários para que os alunos conheçam as diversas facetas do ambiente de trabalho, com isso criamos uma ponte entra o profissional qualificado e a empresa que demanda de sua mão de obra qualificada, gerando bancos de dados dos alunos que fazem o curso e esperam pela oportunidade de trabalho.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Social - Geramos oportunidades de qualificação de moradores locais, através da educação profissionalizante, gerando diversas articulações e valorizando sempre os munícipes. onde geramos oportunidade de ensino para os munícipes que não tem oportunidade de pagar por sua qualificação através de aulas em comunidade carentes. Cultural - Mostramos através das aulas o valor que o morador local tem em relação aos serviços prestados, e sobre seu conhecimento empírico que faz com a sua contratação seja mais assertiva em relação aos outros. Ambiental - em todas as nossas matrizes de ensino e obrigatório as aulas sobre a sustentabilidade tanto no ambiente profissional quanto pessoal, e a importância da preservação do ambiente natural é como principal fator indutor do turista para a localidade. Econômico - realizamos a geração de oportunidades de empregos para os alunos do curso tanto s pagantes quanto os não pagantes, fazendo assim a valorização da mão de obra local e qualificada, para as empresas no municipio.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Até o presente momento estamos com 02 cursos em andamento, um finalizado e abrindo mais 05, dos três primeiros o preparatório para primeiro emprego, cozinheira local e excelência no atendimento, desses, geramos oportunidade de empregos para os alunos onde o curso de excelência no atendimento todos os 25 alunos foram utilizados para trabalhos em 5 estabelecimentos comercias voltados para o turismo, no caso do curso de cozinheira local, 65% dos alunos foram utilizados nos principais restaurantes da cidade e os 35% restantes utilizaram-se do conhecimento tanto das aulas praticas quanto de empreendedorismo e montaram seu próprio negocio, e sobre o primeiro geramos a oportunidade do conhecimento para os jovens conhecerem o funcionamento dos estabelecimento e a geração de contratação de 30% dos alunos do curso para o mercado hoteleiro. Sobre os pilares do turismo sustentável geramos emprego e renda, valorizamos o morador local, geramos oportunidade de qualificação e contratação, e fortalecemos a valorização da contratação dos moradores locais como fonte principal de crescimento do município em relação da circulação de receitas internas.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

A nossa principal mete para o ano que vem é a construção ou aquisição de nossa escola com prédio próprio para realização de mais curso e laboratórios de aulas, pois hoje fazemos através de parcerias com os estabelecimentos comerciais, com isso queremos expandir nossa capacidade de atendimento nos cursos e na geração de mão de obra para os estabelecimentos que necessitam, gerando assim mais oportunidade de crescimento tanto para nossos alunos quanto para atividade turística, pois como diz nosso slogan "VALORIZAR PESSOAS É DESENVOLVER A AMAZÔNIA ATLÂNTICA", pois sabemos que a principal mola propulsora para o crescimento do turismo e uma mão de obra de excelência qualificação, porem sem deixar de valorizar o conhecimento empírico do munícipe.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

realizamos parcerias com as entidade do governo municipal para realização de curso livres em vilas e bairros onde as pessoas não tem condições de pagarem pelo curso, e realizamos treinamento e capacitações para associações que trabalham direta e indireta na área do turismo. E queremos fazer treinamento em escolas e associações para realização de curso gratuitos para as classes de vendedores autônomos, MEI's e diversas empresas que não tem condições de pagar por consultorias. Para mostrar como é importante a contratação pessoas qualificadas para o trabalho no turismo. Através de palestras, aulas, e seminários.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Dentro de nosso projeto mostramos como e importante ter um profissional bem qualificado e a diferença que ele pode fazer em relação contato direto com o turista, dessa forma sempre friso com os nosso colaboradores o quanto é importante ver que não se trata apenas de uma pessoa a procura de qualificação ou emprego mais que tratasse de um ser humano onde temos a obrigação de trabalharmos a suas habilidade comportamentais, que são a base tanto para sua vida profissional quanto pessoal, que que o mesmo tenha um conhecimento que possa leva-lo para o resto de sua vida e valorizes-se como pessoal e que o mesmo possa passar seu conhecimento para as futuras gerações.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • Vendas
  • Mentores / conselheiros
  • Participação em programas de incubação e aceleração

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Nossa estratégia de crescimento é continuar na venda de cursos que é hoje a maior fonte de receita gerando em media 92% do faturamento da empresas, hoje não temos nenhum tipo de investimento e os outros 8% são de pequenas consultorias que fazemos em parcerias com associações e empresas.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$1.000 e R$10.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 100.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

hoje nossa equipe se compoe da seguinte maneira; Wagner Dias como idealizador e diretor do projeto trabalhando em tempo integral para o crescimento da mesma. Contamos hoje com a colaboração de três instrutores formados em suas áreas de especificação que são as seguintes, matemática, biologia e recursos humanos. Também contamos com profissionais da área de Gastronomia, Hotelaria, Atendimento e outras, porem não fazem parte de modo integral da empresa, pós são colaboradores especifico para ministrar cursos. Queremos expandir nossa oferta de curso para que esse profissionais sejam contratados e possam fazer parte de forma integral no projeto e participem como proprietarios da empresa. Para incentiva-los a crescer junto com a empresa.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Hoje na nossa equipe temos: Wagner Dias, masculino, heterossexual, pardo, instrutor, diretor e idealizador do projeto. Daymo do Carmo, masculino, homossexual, negro, instrutor e diretor de projetos acadêmicos, formado em matemática. Rayane Silva, feminina, heterossexual, parda, instrutora e diretora de departamento. Marcele Oliveira, feminina, heterossexual, parda, instrutora e diretora de recursos humanos

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • Minorias étnicas
  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade LGBTQIA+
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica
  • Comunidade indígena
  • Comunidade quilombola
  • Outra Comunidade Tradicional

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

trabalhamos com um publico de diversas áreas, não especificamos nenhum grupo, pois trabalhamos de forma eclética, sem distinção de raça ou credo, mais temos trabalhos específicos para portadores de algumas deficiência, adequando o treinamento de acordo com a sua dificuldade.

16) Como você soube desse desafio?

  • Recomendado por outras pessoas

Evaluation results

10 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 40%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 20%

De forma parcial. - 40%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 0%

Não. - 0%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 30%

Sim, tem características inovadoras. - 0%

De forma parcial. - 40%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 30%

Não. - 0%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 10%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 30%

De forma parcial. - 30%

Insuficiente. - 20%

Não. - 10%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 10%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 50%

De forma parcial. - 40%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 20%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 20%

De forma parcial. - 50%

Insuficiente. - 10%

Não. - 0%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 20%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 20%

De forma parcial. - 40%

Insuficiente. - 20%

Não. - 0%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 11.1%

Sim, acredito que sim. - 33.3%

Talvez. - 22.2%

Provavelmente não. - 33.3%

Não. - 0%

Attachments (1)

pitch deck.pdf

PITCK DEDK DA NOSSA PROPOSTA

3 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Charly Ribeiro Sanches
Team

Oi Wagner, muito importante qualificar a mão de obra local para fortalecer os roteiros turísticos Amazônicos. Nós conhecemos bem as dificuldades de estabelecer roteiros turísticos nesse contexto. Enfrentamos os mesmos desafios aqui no Amapá. Estamos juntos nessa batalha.

Aqui no Amapá estamos trabalhando no Fortalecimento do Turismo de Base Comunitária na região do Rio Araguari, na região da UC Floresta Nacional do Amapá. Acreditamos que nossos projetos contribuem com a valorização da nosa biodiversidade amazônia.

Acabamos de deixar uma avaliação na proposta de vocês. Assim que possível, dêem uma olhadinha na nossa proposta e se gostarem, nos avaliem também. Um grande abraço
https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/inscricoes/formacao-do-turismo-de-base-comunitaria-do-alto-rio-araguari

Spam
Photo of Wagner Virgínio Dias dos Santos
Team

muito obrigado pelo feedback, agradeço as considerações.

View all comments