PORTO DE GALINHAS UM PARAÍSO PARA TODOS

UM LUGAR ONDE CADA UM PODE REALIZAR SEUS SONHOS

Photo of Rodas da Liberdade
13 16

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Michel Eric Peneveyre

E-mail

michelpe369@gmail.com

Nacionalidade

Suiça

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

13031966

Sede da organização (UF)

  • Pernambuco

Site da organização

https://rodasdaliberdade.org/

Mídias sociais da organização

https://www.facebook.com/rodas.daliberdade/photos?lst=100054468098987%3A100002559743968%3A1598927137

Data em que você iniciou o projeto

09/05/2010

Estágio do projeto

  • Estabelecido (passou com sucesso pelas fases iniciais, tem um plano para o futuro)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Desde a juventude sempre gostei muito de viajar e de praticar esportes. Em 1990 viajei para a Tailândia onde fiz um mergulho que considero ter sido no coração da vida, este mergulho me deixou tetraplégico e mudou toda a minha visão sobre a existência. Passei por uma reabilitação e após reaprender a viver voltei a viajar e praticar esportes, em 1992 Viajei para o Brasil e conheci Porto de Galinhas onde finquei residência, vendo a necessidade das pessoas com relação a acessibilidade e inclusão em 1995 fundei a Assoc. Rodas da Liberdade, trabalhamos com reabilitação para pessoas com necessidades especiais, além de doação de cadeiras, em 2010 diante da falta de estrutura das pessoas com necessidades especiais para tomar um banho de mar e conhecer as piscinas naturais construímos a primeira jangada adaptada e compramos a primeira cadeira anfíbia de Porto de Galinhas, em 2013 começamos o Projeto Praia Sem Barreiras, uma Parceria da EMPETUR E Prefeitura de Ipojuca.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Porto de Galinhas recebe anualmente milhares de turistas de todo o Mundo, durante muito tempo pouco se fez para a ampliação dos seguimentos turísticos. Desde que Porto de Galinhas começou a ganhar notoriedade, nunca houve uma preocupação em atender as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, não haviam pensado o turismo local com uma perspectiva de inclusão e valorização a vida, e nós demos o ponta pé inicial e hoje nossa cidade é reconhecida nacional e internacionalmente com inclusiva.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Por vivermos na pele e vermos constantemente a falta de estrutura para pessoas com necessidades e mobilidade reduzida especiais nos atrativos turísticos de nossa cidade , idealizamos o projeto de turismo acessível, com o objetivo de trazer acessibilidade aos atrativos turísticos de nossa cidade, para isso acontecer envolvemos diversos segmentos da nossa cidade, outras associações, empresários, poder público local e estadual. Oportunizamos a felicidade de muitas famílias do mundo inteiro, proporcionando o acesso e suporte a praia, banho assistido, passeio de jangada adaptada, passeio de caiaque entre outros atrativos, e ao mesmo tempo que geramos uma renda para os colaboradores do projeto fortalecendo a economia local, além de oportunizar a diversas pessoas a experiência de servirem como voluntarias e fazerem o bem ao seu próximo aprendendo a compreender o outro e gerar uma consciência inclusiva. Dispomos de toda uma estrutura física e conceitual que fundamenta esse atendimento personalizado, onde cada pessoa com deficiência realiza seu sonho de acesso à praia com sua família e amigos. Outro compromisso é o despertar da consciência do outro, sem distinção, realizado inúmeros treinamentos, envolvendo as várias categorias de profissionais ligados ao turismo, jangadeiros, bugueiros, guias de turismo, garçons e empresário.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Resumo da nossa iniciativa como associação e agente transformador.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Realizamos inúmeras atividades para viabilizar o projeto principal e atividades afins. No dia-a-dia, treinamento intenso, revendo todos os itens de organização da estrutura de apoio na praia, com os equipamentos necessários; treinamento diário na busca da excelência no atendimento com avaliação dos dias anteriores e identificação de eventuais problemas; Montagem, desmontagem e limpeza diária dos equipamentos, ombrelones, guarda sol, cadeiras anfíbias e os tapetes adaptados à praia; revisão da jangada adaptada para acesso às piscinas naturais; uso diário da van adaptada, uma das poucas no estado de Pernambuco, no atendimento aos turistas e ou residentes com deficiência ou mobilidade reduzida.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Nosso projeto é inovador no relacionamento humano com as pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, é inovador pelos equipamentos modernos que dispomos e uma equipe capacitada que atua com profissionalismo e amor, é diferenciado por dispormos de atrativos adaptados que desenvolvemos com o intuito de fazer com que todos disfrutem ao máximo de nossas belezas naturais e da sensação de liberdade que não têm na maior parte do tempo em suas vidas devido a sua condição ou a falta de uma infra estrutura adapta. Adaptamos e incluímos em nosso projeto jangadas, passeio de caiaque, banho assistido, locomoção na beira da praia e uma estrutura completa para que todos os visitante com a necessidade do atendimento possam realmente descansar e desfrutar do lazer turístico, e a grande sacada está em todo esse suporte ser gratuito e de estrema qualidade, o que atrai a atenção da mídia que explora esse segmento e desperta o amor de todos os que nos visitam ou tomam conhecimento da iniciativa, tratamos todos os que são atendidos por nosso projeto como reis e rainhas e levamos a terem experiências inesquecíveis o que faz com que pessoas do mundo inteiro que desfrutaram do projeto voltem outras vezes gerando um fluxo anual de mais de 3 mil pessoas atendidas por nosso projeto por ano, o que movimenta em muito a economia local, além de gerar uma consciência de inclusão na sociedade, ''gente se sentindo gente por ser tratada como gente''.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Nosso projeto tem como prioridade e foco no humano, indissociável do meio ambiente. Assumimos a missão de criar possibilidades à acessibilidade, não só no cumprimento da lei, mas principalmente na tomada de consciência de que somos únicos e um todo. Assim, o pilar social é uma força do nosso projeto que se articula e intercede com os outros pilares. Oferecemos a oportunidade de um turismo inteligente e acessível. Oferecemos a oportunidade de gerar conhecimento, oportunidade e renda com as contratações de profissionais da comunidade. Oferecemos a criticidade da preservação ambiental como responsabilidade coletiva local e global. Oferecemos a capacidade criativa humana através da música, dança e teatro, a expressão dos nossos sentimentos e emoções, criando e recriando, interagindo com várias nacionalidades, idades e gêneros. Somos a vida! Nosso projeto soma-se as parcerias com outras associações que juntas consolidam essas ações. Somos lideres nas ações sociais, recentemente lideramos a maior campanha de arrecadação de alimentos da história do município, envolvendo o trade turístico e outras parcerias além dos limites estaduais. Nossa força ambiental é marcadamente conhecida com fortes parcerias, na preservação da tartaruga e cavalo marinho e limpeza constante das praias, além das campanhas de conscientização.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Já atendemos mais de dez mil pessoas de todo o mundo que veem desfrutar do turismo em Porto de Galinhas, chegamos a ganhar um premio em Brasília pelas boas praticas no turismo, temos um fluxo constante de pessoas do mundo inteiro que veem ao nosso destino turístico devido a existência do projeto, afirmamos isso e comprovamos com dados e relatos em vídeos e se necessário por inscrito.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Pretendemos ampliar o projeto para outras praias locais e desenvolver novos atrativos turísticos. Para que isso se torne realidade estamos indo atrás de novas parcerias e tanto do setor púbico como o privado, além de cooptar novos voluntários para alcançar todas as nossas metas em 2021.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Existem varias parcerias da Associação Rodas da Liberdade como do Porto de Galinhas Convention & Visitor Bureau, a Associação do Hoteis de Porto de Galinhas (AHPG), a Associação Porto da Boa Mesa, Associação Pousadas Charmosas de Porto de Galinhas, o SEBRAE com quem organizamos o primeiro Seminario de Turismo Acessivel em Porto de Galinhas assim que cursos de capacitações para os profissionais do turismo em Porto de Galinhas, com a Secretaria de Turismo do Municipio de Ipojuca e a EMPETUR com o Projeto Praia Sem Barreiras, e também com varias Faculdades e Universidades na parte de conscientização e eventos. Claro, gostariamos de ampliar nossas parcerias a fim de poder usufruir mais do potencial de Porto de Galinhas no Turismo Acessivel e desenvolver mais atividades adaptadas, isso com empresas do setor privado e publico também.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Inspiramos todo o trade turístico de Porto de Galinhas a se adequar ao nosso público com consultorias de acessibilidade, palestras, seminario de turismo acessivel, participando das reuniões do Porto de Galinhas Convention & Visitor Bureau cujo a Associação Rodas da Liberdade é membro. Através do Projeto Praia Sem Barreiras e de todas manifestações que a nossa Associação realisou ao longo desses 25 anos de funcionamento. E pelo fato do Projeto Praia Sem Barreiras que està trazendo milhares de turistas em Porto de Galinhas faz que se tornou também uma necessidade para os empresarios a se interessar a acolher esse publico das pessoas com deficiência porque traz também lucro para eles sem dizer que a inclusão é uma obrigação devido a LBI (Lei Brasileira de Inclusão)

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • Vendas
  • Mentores / conselheiros
  • Parceria com o Porto de Galinhas

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Atualmente nosso projeto é 100% subsidiado pela parceria com o poder público municipal, a médio prazo pretendemos conquistar novas parcerias no setor privado com o intuito de não ficarmos presos ao poder público e com isso ampliar o nosso projeto para outras praias locais tendo 60% do orçamento vindo do setor privado e 40% do setor público, a longo prazo pretendemos está com as parcerias com o setor privado consolidadas, justamente com um grande número de doadores/parceiros, e estender o projeto para outras praias dentro e fora de nosso Estado, tendo o orçamento para o funcionamento do projeto em 80% de recursos privados e 20% de recursos públicos.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$50.000 e R$100.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 100.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Coordenação geral (tempo integral), Operacional (tempo integral), Monitores (tempo integral), Secretária (tempo integral) e Auxiliar (tempo integral), Motorista (tempo integral) e voluntarios. Cada um dos profissionais e voluntarios foram capacitados pela propria Associação, pelo SEBRAE entre outros agentes com tema diversos, "Como lidar com pessoas com Eficiência", "Excelência no atendimento no Turismo", "Turismo Acessivel", " curso de resgate no mar", "curso de primeiro socorro", "Relação e vibração", junto com avaliação regular de cada pessoa ativa no Projeto.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Cada contratação é feita de acordo com as habilidade de cada um independente de raça, de sexo, de origem social, de etnia. Agente procura antes de tudo o lado humano de cada um e também são todos capacitados pela propria Associação entre outros agente formador de acordo com as necessidade das atividades do Projeto. Vivo com uma tetraplégia desde 1995, sou suiço mas me considero como uma pessoa do mundo convivendo e colaborando com todos. O Projeto tem um coordenador geral, um encaregado operacional que tem uma deficiência visual, três mulheres monitoras e três homens e uma auxiliar administrativa com descendência indígena. A maioria desses ativistas no Projeto são nativas de Porto de Galinhas ou da região. Os monitores dão assistência nas pessoas com deficiência para tomar banho no mar e para fazer os passeios de jangada nas piscinas naturais de Porto de Galinhas. Faz também todo trabalho de manutençâo e limpeza de material utilizado no Projeto.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • Comunidade de baixa renda
  • Buscamos integrar todos, independente de raça, posição social, credo, gênero ou opção sexual.

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Primeiro todo o serviço que disponibilizamos no projeto é gratuito, todos os que solicitam o suporte do projeto são atendidos sem distinção, temos parcerias com ONGs, Associações e grandes entidades que trabalham com idosos, pessoas com deficiência mental e adultos e crianças com deficiência física, onde trazem os seus pacientes para desfrutarem de um dia de lazer com todo o suporte do nosso projeto, um desses grandes exemplos é o PE-CONDUZ que aos finais de semana levam pacientes do IMIPE e AACD para uma rota de lazer e por anos somos o projeto mais requisitado. Outro modo de integrar a comunidade carente de pessoas com mobilidade reduzida e deficientes locais é a través da disponibilização da nossa van que duas vezes por semana vai as comunidades mais carentes do nosso município forma gratuita e traz ao projeto essas pessoas, onde são atendidos com muito amor por nossa equipe de profissionais. ''Diversidade é convidar para a festa; inclusão é chamar para dançar''.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social
  • Notícias (meios de comunicação)

17) ADAPTABILIDADE: Como sua iniciativa contribui para a resiliência socioeconômica e cultural da comunidade em que você atua? Ou seja, como ela ajudou a comunidade a se adaptar em uma situação de crise como a pandemia da covid-19?

Em 14 de Março devido a pandemia o Governo do Estado de Pernambuco baixou um decreto suspendendo as atividades de diversos seguimentos e o nosso projeto foi um deles. O que tem nos levado a repensar nossa atuação junto a sociedade durante esse período, o primeiro impacto que a comunidade local sofreu foi no setor econômico devido o município ter no turismo sua grande fonte de renda para as classes mais pobres, levando muitos setores a passarem por necessidades de alimentos além de materiais de higiene pessoal, vendo essa realidade não podíamos ficar de braços cruzados e começamos uma campanha de arrecadação de alimentos com os parceiros do trade turístico de Porto de Galinhas, logo outras empresas e organizações de dentro e fora do nosso munícipio como a Rota do Atlântico, o instituto Êxito e a Vita Milho, também chegaram para somar e o resultado foi incrível, conseguimos atender com cestas básicas, equipamentos de proteção e higiene todos os maiores seguimentos da nossa cidade que foram muito prejudicados, como os Jangadeiros, Bugueiros, Taxistas, Associações de arte e artesanato, ambulantes e mergulhadores além das comunidades mais carentes do nosso município, chegando a um total de 7.500 cestas básicas doadas até o dia 19/09/2020, ainda estamos continuando com esse trabalho, pois nem todos os seguimentos voltaram as suas atividades normais. Diante de todo esse caos que veio com a proliferação desse vírus Aprendemos que quando se constrói uma confiança e um trabalho serio com amor, nos tornamos a ponte para ajudar quem mais precisa nos momentos de maior dificuldades.

18) MUDANÇAS SISTÊMICAS: Você diria que sua atuação gera ou visa a mudança sistêmica? Caso sim, por favor explique.

Nossa visão e o impacto do nosso Projeto visa uma Inclusão Global e Universal tanto na parte de infraestrutura como na humana, enxergando cada um como um ser humano livrando a descriminação ou conceitos pejorativos e inapropriados, temos o objetivo de gerar essa consciência global, tanto na parte das pessoas ditas com deficiência ou outras diferenças que são usadas para afastar as pessoas, quanto a infra estrutura. Acreditamos em um mundo onde as diferenças não sejam vistas como um motivo para separar as pessoas, mas de uni-las cada vez mais, pois somos um só povo, somos uma só sociedade, e podemos ter espaços e possibilidades para todos, criar um mundo com uma Acessibilidade universal pois somos todos UM! Quando cuidamos do outro que na verdade, o outro é só uma parte de nós no campo unificado quântico, nós cuidamos de nós mesmo. Só com essa consciência da nossa Realidade que podemos Amar de verdade, nos livrando dos preconceitos para poder se enxergar no dito Outro com a maior eficiência de todas as eficiências. Por causa desta visão, nós criamos sistemas de adaptação para que cada vez mais todas as pessoas que queiram possam usufruírem das atividades adaptadas deste Paraíso chamado Porto de Galinhas e futuramente de todo o litoral Brasileiro. Já estamos quebrando padrões mostrando que é possível que todos vivam o turismo em nosso Brasil, mostrando que as limitações elas existem para serem rompidas, a consciência daqueles que nos cercam já estão sendo transformadas, politicas públicas estão sendo repensadas, e temos nos tornado referência para todo o mundo, quem nos visita deseja levar essa ideia para seu países ou estado, um grande exemplo foi a visita em 2015 da primeira-dama do Estado do Ceará e a coordenadora Isabele que vieram acompanhar nossos trabalhos e infra estrutura, assim implementando O “Praia Acessível" que já conta com 5 anos de funcionamento nas praias de Fortaleza. Estamos influenciado com êxito a nossa sociedade e queremos e vamos fazer mais.

19) TURISMO COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO: Você consegue exemplificar, a partir da sua experiência, como o turismo pode colaborar localmente para um sistema de criação de valor compartilhado?

Hoje temos o apoio de todo o trade turístico de Porto de Galinhas, desde Pousadas a Hotéis, Associações ligadas ao Turismo, Bares e Restaurantes e o comercio local, todos eles apoiam o nosso trabalho e veem a importância de sua existência, geramos valor social, nos tornamos referência de projeto serio e essencial em nosso município, geramos renda atraindo um nicho que nunca havia sido explorado em nossa cidade, geramos empregos diretamente com todos os que compõem o projeto, e indiretamente com todos os que se adaptam para explorar esse público, a grande maioria dos atrativos e serviços turísticos são beneficiados pela existência do nosso projeto, desde o taxista ao passeio jangada, das agências de turismo que vendem os seus pacotes, aos setores de hospedagens, e o comercio local, todos são favorecidos. Através do serviço que dispomos de forma gratuita a todos os que nos visitam atraímos gente do mundo inteiro e isso tem quebrado paradigmas, beneficiado o comercio, e criado uma nova consciência global.

20) REPLICABILIDADE: Para você, é possível identificar outros projetos que foram inspiradores para sua iniciativa? Em quais aspectos? E como o seu projeto se preocupa em inspirar outras iniciativas e ser replicado em outros contextos? Há alguma estratégia para viabilizar sua replicação?

Sim, por já desenvolver ideias de adaptação para a inclusão de pessoas com deficiente em todos os espaços, em especial no esporte e turismo desde 1996 na praia de Porto de Galinhas, como a pratica de esqui-aquático-adaptado, mergulho adaptado, passeio de caiaque adaptado e passeio de jangada, em 2010 viemos a iniciar o Projeto de Turismo acessível com a compra de uma cadeira anfíbia e adaptação de uma jangada para possibilitar o passeio nas piscinas naturais à pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, após essa iniciativa, em conversas informais com a Mosana Cavalcanti, amiga próxima que na época trabalhava na EMPETUR e já tinha uma ideia de criar um projeto similar e por trabalhar na EMPETUR desenvolveu o projeto que ampliou para outros municípios a iniciativa, nascendo o Projeto Praia sem Barreiras que teria uma abrangência em todo o estado de Pernambuco. Primeiro foi implantado em Fernando de Noronha, Boa Viajem e por terceiro em Porto de Galinhas, onde ficamos responsáveis por executar o projeto, depois foi a vez de Olinda e Tamandaré, cada um administrado por organizações diferentes em parceria com a EMPETUR e o governo municipal. Em 2014 nosso projeto recebeu do Ministério do Turismo em Brasília o Premio de Boas Praticas de competividade no Turismo brasileiro, fomos reconhecidos com o Projeto destaque, em 2015 a Primeira Dama do Ceará veio nos visitar para conhecer nossa estrutura e levar o jeito de como fazemos o projeto ser um sucesso, lá eles abriram o “Praia Acessível” que em 2019 já ganharam prêmios de destaque no turismo. Queremos levar esse jeito de fazer diferente a mais municípios temos experiência e sucesso para desenvolver em outros lugares essa ideia que vem crescendo e agora é a hora. Link de um dia muito especial no nosso Projeto. https://www.facebook.com/Naftaliemidio/videos/1748503875408161 Podemos fazer mais e por isso estamos aqui, queremos essa parceria para tornar esse lindo projeto acessível a mais pessoas

21) UTILIZAÇÃO DO PRÊMIO - Caso sua inciativa seja uma das três iniciativas selecionadas para receber o prêmio em dinheiro, como pretende investir o valor recebido?

Iremos ampliar o Projeto para outras praias do município, comprar novos equipamentos e ampliar as atividades, e capacitar novos profissionais, visando o atendimento de mais pessoas que nos visitam e por muitas vezes deixam de usufruírem das nossas belezas naturais, também pretendemos fazer parcerias com os hotéis e restaurantes da área para a divulgação do projeto e suporte aos seus clientes com necessidades especiais.

22) a) TURISMO SUSTENTÁVEL: o que é turismo sustentável para você?

O Turismo é Sustentável quando todos saem ganhando, quando a exploração e o desenvolvimento do turismo impacta positivamente a sociedade, economia, cultura e meio ambiente. é pensar o turismo como um todo e seu beneficio a todos os atores envolvidos, olhando para o futuro e deixando um legado para os que virão.

22) b) TURISMO SUSTENTÁVEL: Com base na sua experiência, quais você considera serem os principais desafios para a implementação de iniciativas de turismo sustentável na atualidade? Quais caminhos você vislumbra para superá-los?

Temos enfrentado diretamente a negligência do poder público na regulamentação e fiscalização das regras de exploração do turismo e por não haver um interesse dos órgãos fiscalizadores o turismo vem sendo explorado de forma predatória e degradável, O turismo de massa é uma dessas praticas que vem degradando nossas piscinas naturais. Para superar essas barreiras precisamos pressionar os órgãos fiscalizadores para que façam sua parte, trabalhar a capacitação daqueles que vivem do turismo levando a conscientização de que precisamos preservar a nossos atrativos naturais e fortalecer a cultura e economia local de maneira consciente, repensando novas formas de explorar o turismo.

22) c) TURISMO SUSTENTÁVEL: Quais oportunidades você considera importantes para fortalecer iniciativas de turismo sustentável?

Fomento do setor público e privado para quem desejar investir no seguimento, oportunidade de exploração dos recursos naturais com regras e fiscalização, criar certificações para diferenciar os que lutam para fortalecer o turismo sustentável.

Evaluation results

16 evaluations so far

1. IMPACTO: Esta iniciativa demonstra impacto relevante, e com evidências quantitativas e qualitativas?

Com toda certeza. - 46.7%

Sim, há evidências quantitativas e qualitativas de seu impacto na comunidade. - 33.3%

De forma parcial. - 13.3%

Não, há pouca evidência de resultados de impacto. - 6.7%

Não. - 0%

2. INOVAÇÃO: Esta iniciativa desenvolveu e implementou uma abordagem inovadora?

Com toda certeza. - 56.3%

Sim, tem características inovadoras. - 37.5%

De forma parcial. - 6.3%

Não, há pouca evidência demonstrada. - 0%

Não. - 0%

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E OPERACIONAL: A iniciativa tem como base um modelo de negócio viável e mostra planos realistas de longo prazo para a sustentabilidade financeira?

Com toda certeza. - 25%

Sim, a iniciativa tem um bom modelo de negócio. - 18.8%

De forma parcial. - 31.3%

Insuficiente. - 18.8%

Não. - 6.3%

4. REPLICABILIDADE & CRESCIMENTO: Avalie a escalabilidade da iniciativa. Ela tem potencial de ser replicada em outros contextos sociais, culturais e/ou geográficos?

Com toda certeza. - 50%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 43.8%

De forma parcial. - 6.3%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

5. AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: Uma/um agente de transformação social é alguém que se propõem a lidar e encontrar soluções coletivas para o bem de uma comunidade, um grupo, uma localidade. Queremos saber: essa iniciativa ajuda a inspirar e apoiar outras pessoas a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades?

Com toda certeza. - 62.5%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 31.3%

De forma parcial. - 6.3%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

6. DIVERSIDADE: Esta iniciativa demonstra a inclusão de públicos diversos em sua iniciativa, seja nos parceiros com os quais colabora e/ou na composição de sua equipe?

Com toda certeza. - 43.8%

Sim, a iniciativa demonstra potencial. - 31.3%

De forma parcial. - 25%

Insuficiente. - 0%

Não. - 0%

7. AVALIAÇÃO GERAL: De forma geral, você considera que esta iniciativa deve avançar para a próxima fase do Desafio e se tornar um semifinalista?

Sim, com toda a certeza! - 31.3%

Sim, acredito que sim. - 43.8%

Talvez. - 25%

Provavelmente não. - 0%

Não. - 0%

13 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Salvador
Team

Olá equipe Rodas da Liberdade,
O Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima é uma iniciativa que tem como propósito implantar na atividade turística a compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa geradas pelo trade turístico e pelos turistas, algo que será cada vez mais necessário para responder à crise climática. Os recursos da compensação financiam um conjunto de ações voltadas à conservação e restauração de florestas, à inclusão socioeconômica de grupos sociais vulneráveis e ao enfrentamento à crise climática.
Após 10 anos testando, avaliando e aprimorando o protótipo nosso próximo passo é replicar a iniciativa para outras regiões do Brasil. Nossa estratégia na replicação é estruturar uma rede de Ongs e instituições interessadas em executar o programa em suas regiões, adaptando-o às realidades locais. Vamos capacitar e assessorar as instituições para que se apropriem do conceito, metodologia e do funcionamento do programa, dando suporte técnico e operacional durante o tempo necessário à sua implantação.
Com a estruturação da Rede Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima existe um potencial enorme para desencadearmos um poderoso movimento no país em prol do clima, das florestas, da agricultura ecológica, do combate à pobreza no meio rural e da vida, gerando mudanças socioambientais sistêmicas e profundas a partir do turismo.
Envolver as iniciativas semifinalistas do Desafio de Inovações em Turismo Sustentável na Rede Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima será algo fantástico para iniciar a replicação. Neste sentido, queremos convidá-los a conhecer a iniciativa com mais propriedade e havendo interesse em participar da Rede entrar em contato através do email salvador@mecenasdavida.org.br ou pelo WhatsApp 73 999646444
https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/edicao/turismo-co2-legal-guardioes-do-clima
Gratidão pela escuta e fiquem bem.
Salvador e equipe Mecenas da Vida

Spam
Photo of Rodas da Liberdade
Team

Maravilha esse Projeto. O Planeta precisa mesmo de cuidar dela. Seria interessante de ver a possibilidade de criar uma parceria junto com pessoas com Eficiência e o nosso Projeto em Porto de Galinhas.
Somos juntos

View all comments