CAMPO MAGO

Quando uma área degradada se torna em instrumento de transformação de uma cidade.

Photo of Eros Tozetto
0 5

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Eros Consentino Tozetto

E-mail

contato@smpleseventos.com

Telefone pessoal

41999223248

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

21061968

CPF (do responsável pelo projeto)

65530659934

Sede da organização (UF)

  • Paraná

CNPJ da organização (a qual o projeto está ligado)

14029553000181

Site da organização

www.simpleseventos.com

Mídias sociais da organização

@campomago

Data em que você iniciou o projeto

03/2017 Idealização 11/2018 Projeto Arquitetônico 03/2020 Início do Projeto

Estágio do projeto

  • Piloto (o projeto está em fase inicial e realizando ajustes)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Convidado a participar da gestão 2017-2020 à frente do Turismo, aprimoramos o Circuito Turístico, desenvolvemos o Plano Municipal de Turismo e só aí verificamos a falta de uma grande atração na cidade que pudesse mudar a matriz econômica no município. O encontro com o arquiteto Wilson Pinto deu novas cores ao projeto, ambientalista e voltado às causas humanitárias apresentou uma proposta que além de promover o Turismo, buscou valorizar o meio ambiente, aproximar a comunidade e desenvolver um sentimento de orgulho e pertencimento. Um projeto que tem como estrela maior a “Escola Ambiental” cravada sobre uma área totalmente degradada pela exploração mineral; Projetado para dar emprego e renda à comunidade, e ainda recolher impostos e taxas para um município pobre; Busca a capacitação dos munícipes para que participem do processo de transformação; Agrega os empresários do Turismo na busca da realização des projeto transformado para toda região.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Campo Magro é uma Cidade dormitório que precisa gerar postos de trabalho, mas é dificultada pelas restrições ambientais; Campo Magro é um município pobre que gera apenas 8% das riquezas necessárias para cobrir os seus custos; Campo Magro tem apenas 25 anos e falta aos munícipes um sentimento de AMOR e pertencimento.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

1. Ao final da implantação o projeto gerará 1.000 vagas de emprego e atrairá novos empreendimentos que somarão mais vagas ao longo do tempo. 2. É calculado que o projeto por aí só somará 5% a mais no recolhimento municipal. 3. A beleza transformadora do projeto fará o munícipe orgulhoso de sua cidade e fará com que deseje participar desta mudança.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Fase Zero, pela falta de recursos simplificamos o Parque Ecológico, dividindo em fases, para que se torne uma realidade a curto prazo.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

No momento com o projeto realizado e iniciada a implantação, a busca é do fortalecimento junto à Comunidade, unir empresários à favor do projeto, conseguir investidores/financiadores, ter apoio institucional dos governos municipal, estadual e federal. Aos poucos a comunidade vai se capacitando com os cursos proporcionados pelo MTur; Os empresários locais estão aderindo à campanha de pertencimento; Vários investidores/financiadores tem feito reuniões para melhor entender o projeto. O trabalho é enzimático atraindo e aderindo as partes interessadas ao projeto!

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Para mim a maior inovação do projeto é a forma que estamos buscando implantar o empreendimento. O ditado é velho, mas “ da corda faremos a Correia”! Este mega projeto entende que os protagonistas devem ser os moradores da cidade, o investimento inicial gerará postos de trabalho, que dará a oportunidade dos trabalhadores se tornarem sócios-cotistas do empreendimento. O “Parque Ecológico Campo Mago” não tem este nome por acaso, o município chamado Campo Magro, foi assim denominado pela pobreza do seu pasto. Na época dos Tropeiros, quando por ali passavam observavam o gado emagrecer. O parque “magicamente” suprimirá o “R” e chamará a região de “Campo MAGO”, onde os visitantes ao passarem o Portal serão transportados para um mundo onde a mágica da natureza será exposta. E para os munícipes trabalhadores a magia se dará com a melhoria das condições sociais e econômicas da comunidade. Não buscamos modelos, e por esta razão não apontaremos similaridades ou diferenças em relação a outros projetos.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

1. Social: 1. O conhecimento do governo estadual pelo projeto fez com que liberasse a pavimentação de um acesso que leva ao parque e é a principal via de saída dos produtores rurais de Campo Magro; 2. O turismo sustentável sendo levado ao Ensino Fundamental transfomará às novas gerações, formando cidadãos mais responsáveis com o meio ambiente; 3. Cidadãos envolvidos com o projeto certamente serão protagonistas na nova realidade municipal. Cultural: 1. A “Escola Ambiental” terá em seu espaço locais para apresentação dos povos e suas histórias desde o século XVIII da região. Ambiental: 1. A escolha da área do parque, onde foi realizada exploração mineral desordenada foi proposital, lá haverá regeneração das áreas degradadas, substituição do reflorestamento pela flora primitiva; 2. A “Escola Ambiental” será um disseminador da cultura que a preservação pode gerar mais riqueza que a depredação; 3. Transformar este modelo em algo escalonável, adaptado às outras regiões brasileiras. Econômico: 1. 1.000 empregos ao final da implantação do projeto; 2. Aumento da visitação à cidade atrairá novos investimentos; 3.Politica do “Km Zero” privilegiando a produção local, integrando insumos na gastronomia e artesanato para venda no parque.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

O projeto magnetizou os esforços para a realização do parque. - 1 Parque Ambiental - 4 Empresas envolvidas - 35 pontos para exploração comercial - 1.000 empregos - 30.000 habitantes impactados - 1.200.000 visitantes anuais após 10 anos de implantação Qualitativa - o Projeto desenvolvido pelo arquiteto Wilson Pinto, o mesmo que revitalizou o Parque Nacional do Iguaçú (Cataratas) em 1996, traz respeito ao meio ambiente e transformação social; - Selo PRODETUR+ TURISMO: o projeto foi submetido ao Ministério do Turismo sendo agraciado com o SELO DE QUALIDADE; - Apresentação do projeto em Madrid (FITUR2019) e Gotemburgo (ATWS2019), participando da delegação brasileira que expôs no estande do BRASIL; - Apresentação aos empresários da cidade, que apoiam a iniciativa; - Apoios institucionais da ABEOC-Pr; Paraná Turismo e Curitiba Convention Bureau; A apresentação do projeto aos players sempre é positiva, mas até o momento não houve aporte para que se possa acelerar a implantação; No momento já investimos com contratos, levantamentos topográficos, projeto arquitetônico, projeto executivo, limpeza e terraplanagem... Estamos na fase de implantação da “Fase Zero”,...

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Estamos na implantação da “Fase Zero”, ainda com recursos próprios, onde teremos : - recepção - estacionamento - sanitários - sistema de automação e bilhetagem - sistema de tratamento de resíduos sólidos - sistema de energia fotovoltaica - praça de alimentação A visitação será limitada a: 100 pax/dia em 2020, 300 pax/dia em 2021, 500 pax/dia em 2022 Em 2021 será implantado o mirante a 35m de altura sobre a lagoa e o caminho sobre as águas com a iluminação gerada pela queima dos gases gerados pelo tratamento de resíduos sólidos. Após a abertura controlada, buscaremos colocar o parque em pacotes que sejam vendidos Aos visitantes que vem à Curitiba, aumentando em um dia a estadia destes turistas.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

1. Quantos aos governos: - municipal: o projeto será a maior empresa municipal e maior arrecadadora de impostos; - estadual: o projeto será opção para o Paraná na atração de Turistas internacionais, cujo apelo ambiental é grande; - federal: projeto inovador capaz de ser replicado e transformador fazendo de pontos com potencial turístico em realidade turística, lembrando que o Brasil é considerado como. n°1 em turismo de natureza, mas não tem estrutura para receber turistas internacionais. 2. Quantos às universidades: - a “Escola Ambiental” será um espaço de pesquisa, aprendizado e multiplicação da cultura ambiental. 3. Sociedade Civil Organizada: ATCM. ADETUR, ABEOC, CCVB são apoiadoras e convidadas a participar do desenvolvimento do projeto. Buscamos parcerias de empresas engajadas com o desenvolvimento ambiental responsável.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Sim, o desenvolvimento e apresentação já incentivou o desenvolvimento de mais dois projetos turísticos responsáveis: - Projeto Viva Beija Flor - Projeto +1 dia em Campo Mago

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Recursos próprios da empresa e pessoal dos sócios

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Até 2020 R$4.000.000,00 investimentos próprios da empresa 2021 R$1.080.000,00 ingressos R$10.000.000,00 investidores 2022 R$1.800.000,00 ingressos R$10.000.000,00 investidores 2023 R$3.060.000,00 ingressos R$10.000.000,00 investidores 2024 R$4.320.000,00 ingressos R$10.000.000,00 investidores 2025 R$4.320.000,00 ingressos R$10.000.000,00 investidores * os serviços prestados no parque estão descritos no Planejamento Econômico e Financeiro

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento acima de R$500.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 500.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Eros - Comercial - Advogado Simone - Marketing - Pós Graduada em Marketing Wilson - Projeto - Arquiteto Luiz Kos - Jurídico - Advogado Guilherme - Segurança Consterra- Terraplanagem Steel Group - construção * com a liberação do governo frente a pandemia abriremos o parque em outubro, e necessitaremos: - recepcionistas - seguranças - monitores - auxiliares de serviços gerais - gerente A praça de alimentação necessitará de 15 pessoas para iniciar as atividades

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

4 homens e 1 mulher 4 classes B e 1 Classe C Todos Brasileiros

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica
  • A importância maior na questão social é a melhoria do IDH do município.

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

- Os empregos gerados para a comunidade, onde o parque está inserido, área Rural de baixa renda encerra a questão. - Utilizar a produção das pequenas propriedades do município elevará a qualidade de vida na região.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social

Find this idea inspiring? Add your own!

0 comments

Join the conversation:

Comment