Ecoturismo no Seridó Potiguar

Nossa iniciativa tem como proposta a geração de renda para a comunidade local com o fortalecimento do ecoturismo

Photo of Geovani Robson
15 10

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Geovani Robson Medeiros

E-mail

geovanirobson@hotmail.com

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

21101991

Sede da organização (UF)

  • Rio Grande do Norte

Mídias sociais da organização

@teamdaserra

Data em que você iniciou o projeto

09/2017

Estágio do projeto

  • Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Desde criança gostei do contato com a natureza e sempre busquei conhecer os locais da minha região. A cada local conhecido, uma surpresa pela descoberta. A partir disso tive a iniciativa de criar um grupo para realizar trilhas na região e conhecer todas as belezas que temos ao nosso redor. Daí percebi que muitas pessoas tinham o mesmo interesse e começamos a desbravar todos os locais. Em nossas visitas percebemos o quão frágil é o nosso Bioma, a Caatinga, já castigado pela escassez de chuva e muito vulnerável a ação perigosa do homem (queimadas, caça, poluição). Foi daí que decidimos juntar a força do grupo das trilhas para fortalecer ainda mais a nossa relação com a comunidade próxima aos lugares visitados, em sua maioria da zona rural, com contratação de guias nativos, pagamento de estacionamento, etc. De forma a atrair o interesse deles e também para somarmos forças no combate as adversidades existentes e na preservação ambiental, tão importante para eles e para os visitantes.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Temos um grande potencial turístico, cultural e arqueológico pouco explorado, sendo a maioria deles localizados em comunidades rurais com população nativa em vulnerabilidade social. Nesses locais não existem qualquer estrutura ou sinalização para acesso aos pontos turísticos. Além disso, existe a aceleração do processo de desertificação da Caatinga, com a retirada de plantas nativas, bem como a ocorrência de queimadas.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

De modo a buscar soluções para os diversos problemas, nossa atuação estará pautada em três frentes: 1 - Oferecimento de trilhas regionais: 1.1 - Site com informações unificadas de trilhas, informes de segurança e outras referências convidativas para o local; 1.2 - Fontes de receita: Publicidade no site dos negócios impactados (restaurante, pousadas, hotéis) e loja virtual de produtos de trekking e camping; 1.3 - Sinalização das trilhas e facilitação do acesso; 1.4 - Montagem de roteiros e logística de transporte. 2 - Impacto na realidade socioambiental da região: 2.1 - Educação ambiental e sustentabilidade na preservação de plantas nativas da Caatinga em substituição às exóticas; 2.2 - Fortalecimento do turismo sustentável; 2.3 - Valorização do patrimônio natural, histórico e arqueológico. 2.4 - Formação de população quanto ao combate a queimadas. 3 - Fomento da economia local: 3.1 - Utilização e valorização da mão de obra nativa através da formação de guias de ecoturismo provenientes das próprias comunidades circunvizinhas às áreas de belezas naturais; 3.2 - Comercialização de produção rural (leite, ovos, legumes, frutas sazonais, mel, doces, lambedores etc.); 3.3 - Disponibilização de refeições (café, almoço, jantar) para visitantes; 3.4 - Oferta de área para camping; 3.5 - Venda de artesanatos regionais diversos, incluindo itens que representem o patrimônio arqueológico.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Descubra todo o nosso trabalho e perspectivas no vídeo em anexo

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Desenvolvemos várias atividades, entre elas: 1 - Mapeamento dos pontos em potencial de ecoturismo na região; 2 - Contratação de guias/condutores nativos; 3 - Realização de trilhas mensais; 4 - Introdução do contato de crianças à natureza através de trilha kids; 5 - Geração de renda na comunidade através do pagamento de estacionamento e de refeições; 6 - Coleta de lixo nas trilhas realizadas 7 - Levantamento da quantidade de placas necessárias para sinalização dos locais

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Somos o único grupo com prática de ecoturismo na cidade de Caicó/RN (aproximadamente 70 mil habitantes). Além disso, não possuímos como intento a obtenção de lucro, sendo toda a receita angariada reinvestida nas próprias atividades. Temos também como propósito desenvolver a comunidade local com a geração de renda, atrelada à sensibilização ambiental. Em pesquisa recente realizada através de formulário, no dia 20/06/2020, com 42 entrevistados, foi constatado que: 1 - Temos alto potencial de personas interessadas nas trilhas; 2 - A maioria dos que responderam o questionário afirmaram conhecer mais de 4 trilhas da região e que não há sinalização dos percursos; 3 - Grande maioria, 92,9%, disse que priorizaria fazer refeições nas comunidades rurais de forma a fortalecer a economia local; 4 - 38,1% disseram que é fácil encontrar guias nativos, 28,6% que não é e 33,3% não souberam responder; 5 - 71,4% compraria mudas de plantas nativas da caatinga, 28,6% talvez. Nenhum pesquisado negou interesse; 6 - 42,9% disseram que não existe informações acessíveis sobre os locais de trilhas, 31% não souberam e 26,2% afirmaram que existe; 7 - 85,7% participantes afirmaram que comprariam itens de produção rural, e 14,3% que talvez. Nenhum pesquisado respondeu negativamente.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Temos dois grupos de trilheiros no WhatsApp, com 447 participantes que são ativos nas nossas atividades. Já realizamos 36 trilhas desde 2017, sem fins lucrativos, com mais de 1200 participações, contratando mais de 40 nativos (condutores e auxiliares). Há ainda o perfil no Instagram com mais de 1.700 seguidores. De 2017 para cá, é possível observar os seguintes impactos: 1 - Aumento de adeptos à prática de atividades ecoturísticas (hiking, trekking, etc); 2 - Influência na criação de grupos de trilhas em cidades circunvizinhas; 3 - Melhoria na qualidade de vida dos participantes, amenizando os níveis de depressão e estresse; 4 - Acesso de pessoas de classes mais vulneráveis, devido ao custo-benefício; 5 - Referencial de segurança para outros trilheiros de fora do grupo; 6 - Descoberta de locais inexplorados na região.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Buscamos fortalecer mais ainda nossas atividades com a sinalização de trilhas, criação de parceria com as comunidades rurais (estímulo ao oferecimento de alimentação, venda de produção rural, artesanatos, pontos de estacionamento, venda de mudas, etc), levantamento dos guias nativos para posterior formação, criação de site com as trilhas disponíveis, parcerias com hotéis, restaurantes e áreas de camping, aumento da frequência na realização das trilhas, além da formalização da entidade como Associação.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Ainda não realizamos nenhuma parceria com entidades governamentais. Já fizemos contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caicó/RN buscando parceria para a confecção de placas de sinalização, com retorno positivo. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN poderá contribuir com a confecção das informações sobre os locais, riscos de seguranças, bem como as questões geográficas relativas à fauna e flora da região.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Conseguimos influenciar na criação grupos de trilhas em cidades circunvizinhas, mas que ainda não evoluíram para a questão da responsabilidade ambiental e desenvolvimento das comunidades. Além disso, conseguimos impactar várias pessoas através da participação nas trilhas, as quais aderiram ao nosso propósito, por exemplo, ao realizarem a coleta de lixo e a plantação de mudas nativas durante as atividades.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Vendas
  • Tarifa arrecadada durante as trilhas para suprir necessidades comuns ao grupo

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Dentro do nosso planejamento financeiro, as tarifas das realizações das trilhas são suficientes para suprir as necessidades básicas do funcionamento. Mas, para implantar integralmente todas as propostas, necessitaremos de recursos extras para viabilização do projeto. Hoje, 80% dos recursos são oriundos das tarifas arrecadas nas trilhas e 20% da venda de produtos (camisa, chapéu, boné e caneca). No médio e longo prazo buscamos expandir nossa fonte de renda através de investimentos ou doações.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento menor que R$1.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • entre R$ 10.000 e R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Toda nossa equipe é voluntária, sem papel específico ou dedicação de tempo. São eles: Geovani Robson - Fundador e Coordenador Clécio Araujo - Colaborador Allyson Araujo - Colaborador Aline Oliveira - Colaboradora Vanusa Dias - Colaboradora Willamy Araujo - Colaborador Jefferson Dayllon - Colaborador

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

A equipe contém voluntários com diferentes atuações profissionais, como: contador, advogado, biólogo, nutricionista, educador físico e profissional de TI.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade rural

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Geração de renda na comunidade rural com a contratação de guias/condutores locais, consumo de refeições, pagamento de estacionamento, etc

16) Como você soube desse desafio?

  • Notícias (meios de comunicação)

15 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Eduardo Passos
Team

Geovani, gostamos muito de seu projeto, social ecológico, saudável e aventureiro. Através desta sua experiência adquirimos inspiração. O progresso é fruto da união e nunca da fragmentação. Convidamos para conhecer nosso projeto:
https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/avaliacao-i/instituto-armazem-amerindia

Parabéns pela iniciativa!

Saudações dos Ameríndios

View all comments