Moeda Auto Sustentável

A Deus Êxodo rural dos jovens de Moeda MG

Photo of Shanti Zumbo Guevara
3 9

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Shanti Zumbo coronel Guevara

E-mail

shantizumbo@gmail.com

Telefone pessoal

73981575940

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

6111993

CPF (do responsável pelo projeto)

09466515667

Sede da organização (UF)

  • Minas Gerais

CNPJ da organização (a qual o projeto está ligado)

Na possui ainda. A ONG precisa ser Legalizada.

Site da organização

Ainda não tem mídias sociais. Implementamos apenas em pequena escala sem o uso de sites.

Mídias sociais da organização

Ainda não tem mídias sociais. Implementamos apenas em pequena escala sem o uso de mídias sociais.

Data em que você iniciou o projeto

janeiro de 2017

Estágio do projeto

  • Estabelecido (passou com sucesso pelas fases iniciais, tem um plano para o futuro)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Não é Uma viagem é um Tour. São Muitas viagens na verdade, primeiro que eu sou Moedense, nasci a luz de velas pois na casa que nasci não tinha nem energia elétrica e nem parteira, cresci nesse ambiente, duro, sofrido e amargo. É a sobrevivência na roça. Isolados de tudo e de todos. Assim minha Mae sempre dependeu do vizinho que criava vacas para o leite, do vizinho que tinha milho para comprar o fubá, o outro para a rapadura, ela mesma produzia o pão, e por ai vai, ficamos excluídos do mundo urbano. Então depois que eu me formei em Engenharia civil , percebi que não dava para mudar o passado, mas que poderia utilizar a minha experiencia para poder mudar o presente e o futuro de Moeda e principalmente dos jovens da zona rural.Recentemente eu alugo para os turistas/amigos, e faço vivencias rurais sustentáveis, que é justamente a ideia desse projeto porem o meu projeto pessoal é em pequena escala. Já a proposta para esse edital é aé a expansão da ideia em escala Municipal.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Êxodo Rural de jovens Moedenses. Atualmente Moeda só tem duas opções de trabalho, ou é trabalhar nas minerações ou é trabalhar na roça. E sinceramente nem eu queria fazer nem um nem outro, não foi à toa que, com 14 anos eu tive que sair da cidade para tentar a vida fora, pois lá nunca teve outras opções de trabalho. Mas não só eu, a grande maioria das pessoas, principalmente jovens também saem de Moeda a procura de novas oportunidades, então , existe uma grande desvalorização da cultura rural

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Solução com práticas sustentáveis. utilizando o conceito do “Triple botton line” (que conecte a natureza a economia e as pessoas). E assim gerar resultados positivos em todas os setores da região atuante. Assim vamos organizar atrações turísticas, na qual a cultura rural dos produtores rurais será valorizada , gerando renda e tornando os “caipiras” em empreendedores autossustentáveis. Dando a opção para os jovens não precisarem mais abandonarem a cidade devido a falta de oportunidades , diminuindo o êxodo rural.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Um video explicativo e outro complementar.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Novos projetos de quartos e chalès para aluguel (Projetos de Engenharia Civil). Criação de oficinas e vivencias rurais sustentáveis . Loja de produtos orgânicos e agroecologicos. Incentivo a preservação ambiental do meu terreno atraves de plantios de agroflorestas.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Nos utilizamos a gestão sistematizada para operacionalizar o turismo sustentável no município de Moeda. Atualmente já existem clientes e diversas pousadas, mas queremos implementar novos clientes para todo o ecossistema de existente através do marketing(Pontos de informações turísticas) e também adicionar “atrativos turísticos sustentáveis” no circuito turístico de Moeda. Utilizando o conceito do Triple Botton Line e apoiados em ferramentas agroecológicas, de permacultura, de economia solidaria e circular, de educação ambiental de biogastronomia, arte, etnoturismo, exoterismo, espiritualidade, saude, entre outras para envolver todos os participantes desse projeto em um cenário futuro mais promissor e sustentável.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Social: Os oficineiros das vivencias rurais serão em sua grande maioria formados por produtores rurais /artesanais do próprio município de Moeda. Cultural: Serão trabalhados temas que envolvam as crenças tradicionais locais patrimônios históricos como a ruina da fábrica de moedas de ouro, e claro as tradições populares locais (São vários distritos que possuem suas singularidades culturais, como por exemplo: Quilombos, caipiras, Serranos, etc.). Outros várias características culturais serão trabalhados como :A gastronomia e culinária rural. Ambiental: A preservação, através da valorização, estudo e contemplação da biodiversidade é um dos pilares bases para que nossas oficinas e outras atividades possam ocorrer. São temas que devem ser trabalhados alinhados ao desenvolvimento sustentável, como por exemplo a segurança hídrica e o agroturismo. Com a criação do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda isso fica mais evidente e obrigatório. Econômico: O turista paga pelos serviços de quartos de uma pousada? Então naturalmente também vai pagar pelos “atrativos turísticos sustentáveis” que organizamos, como: oficinas, passeios, culturas e etc. Gerando renda as famílias rurais diretamente envolvidas nesses “atrativos” e assim desenvolvendo nessas famílias a qualidade de vida rural . fazendo esse turismo sustentável virar um sistema “autosuficiente”.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

São poucas as pessoas na qual já testamos esse projeto, mas foi feito nos mesmos moldes dessa proposta, porém em escala reduzida e adaptada a um distrito apenas. Durante essa estadia oferecemos oficinas, caminhadas ecológicas e vivencias de atividade rurais. Dessa maneira percebemos que os turistas querem e se interessam muito por esse tipo de turismo, que não seja apenas dormir em uma pousada, mas que possam interagir e pôr as mãos e os pês na terra, essas pessoas queriam ter a sensação de como é o dia a dia no campo. Querem ter contato com os animais, as pessoas, as plantas, e ainda serem conscientes de que essa ação trai resultados positivos e sustentáveis para todos. etc.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Para pensar em crescimento é preciso entender em qual nicho estamos falando pois o crescimento como um todo só è possível se todos os nichos diferentes do projeto crescerem simultaneamente. Então o primeiro ponto è o nicho de Atrações turísticas que vai envolver pessoas que nunca fizeram oficinas, para isso precisamos trabalhar no crescimento das oficinas. O outro nicho a crescer é o motor econômico que seriam os turistas, esses vão passar a ser captados através de estratégias de marketing com foco no crescimento continuo, e assim em consequência da demanda dos turistas sera necessário o crescimento da infraestrutura turísticas, que seriam as pousadas, mirantes, estacionamentos, feiras, oficineiros e apropria Ong. Lembrando que vai chegar um ponto que o crescimento vai ser alto, mas vai ser controlado, sob os limites de segurança para não ocorrerem impactos socioambientais negativos no município.O crescimento geral será construído com parcerias de pessoas físicas e jurídicas.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Nossa iniciativa colabora por si só na luta pelo “desenvolvimento sustentável” Com a AMA-MOEDA-Associação de Meio Ambiente de Moeda, tem-se trabalhado com visões semelhantes, na questão da preservação da Serra da Moeda e no desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Já fui autorizado a fazer projetos em nome da Associação. A AMA-Moeda é incentivadora de tudo isso, pois eu cresci no meio de seus fundadores e sou convidado para suas reuniões sempre que estou na cidade. Sendo assim ela será uma “peça chave” a ser convidada a fazer parte da implementação . Iremos trabalhar com atividades cientificas, então as Universidades próximas como a UFOP, UFMG E UFSJ poderão encontrar no projeto interesses de pesquisa e extensão. Temos as empresas de mineração e a fábrica da CocaCola que podem contribuir com o projeto, porem queremos que seja sem interesses secundários. As Pousadas são importantes colaboradoras . Gostaríamos de fazer colaborações com Setores Públicos, Museu Inhotim e ONGs

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Como ainda è um projeto pequeno as pessoas que influenciei foram todas pessoas conhecidas, meus vizinhos, meus amigos, alguns produtores rurais e dezenas de proprietários de pousadas, que também são meus amigos. Mas no Projeto a nossa contribuição será na organização de “atrativos turísticos sustentáveis” na qual serão feitas oficinas de produções rurais , em que os oficineiros serão da comunidade Moedense, transformando toda a família do oficineiro e seus vizinhos em agentes tranformadores de mudanças sustentáveis.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • Fedebecks de Pousadas e Hoteis , quanto a necessidade de expandir o turismo em Moeda.

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Curto Prazo: >>Criação do “Web- Ponto de informação” ao turista e Aluguel do Ponto físico de Informações ao turista: 30 % Doações ou/e Editais e /ou Turista e/ou Doações. >>Organização e pagamento das oficinas com os produtores rurais: 20% Doações ou/e Editais e/ou Turista >> logística e transporte: 20%Doacoes ou/e Editais e/ou Turista >> Legalização e burocracias da pessoa jurídica , no caso a ONG : 10%Doacoes ou/e Editais . >>Pró-labore aos associados responsáveis pelo projeto do Turismo sustentavel. 20% Doações ou/e Editais e/ou Turista Medio Prazo: Ser um projeto Autossuficiente onde os Oficineiros possam receber o pagamento das aulas e oficinas diretamente dos clientes ,sem ser preciso que a ONG financie as oficinas. E ao mesmo tempo que os proprietários das pousadas possam facilitar a logística dos clientes sem transporte até o local das oficinas, sem a necessidade da ONG financiar esse transporte. Sendo um projeto de economia autosuficientel, ou seja vai funcionar por si só. Longo Prazo: Ser Igual ao Médio Prazo. E além disso se tornar exemplo de sucesso, para incentivar outros municípios e regiões do Brasil e do mundo a fazerem o mesmo ou adaptarem o projeto.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento menor que R$1.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 100.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Atualmente: 1 Responsável pela gestão geral do projeto (solucionando problema Nome :Shanti Zumbo Formacao: Engenheiro Civil. 1 Responsável pelo Marketing visual nas redes de comunicações físicas como placas, panfletos, faixas, eventos etc. E nas redes de comunicações virtuais, como sites, mídias sociais entre outros.: Nome: Raphael Araujo profissional na area de Designer e Artista. No Futuro: 2 "Auxiliar e aplicador" de Atividades (Oficinas , caminhadas, passeios, etc) serao tambenm os Educadores Ambientais ( funções: auxilio na realização das oficinas, limpeza ,segurança, qualidade, produção, educação, técnica etc. ). Nomes Indicados: Sthephania Duarte - Engenheira de Bioprocessos. 1 Responsável pelo Setor de parcerias externas (parcerias entre: pousadas, oficineiro, empresas, governos, outras Ongs, comunidades, etc.) >>Associados / Voluntarios/Prestadores de serviços : Pessoas fisicas e /ou juridicas , diversas para complementarem a execuçao.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

O Gestor geral do Projeto è Neto de Indigenas Sul-Americanos, se considera Indigena .Mas no Brasil A FUNAI não o representa pois como è uma Fundação Nacional ela não atende a todos os índios sul-americanos, apenas aos do território Nacional . Por isso para o Brasil é considerado apenas “pardo”. Uma diversidade étnica no sangue, Raphael Araújo é o responsável pelo Marketing e comunicação, sua diversidade também está na Etnia com seu pai do Norte e sua Mae do sudeste. Sthepahnia Duarte que é a indicada a Futura Educadora ambiental possui características interessantes na conjuntura familiar parental, pois sua mãe a criou com a ajuda da Avo, e hoje ela è mãe que também cria sua filha sozinha, ou seja se trata de uma família que tem como liderança mulheres apenas.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • Minorias étnicas
  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade LGBTQIA+
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica
  • Comunidade indígena
  • Comunidade quilombola
  • Outra Comunidade Tradicional
  • Mulheres lideres de familia, Moradores da zona rural, e jovens.

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Como explicado , o projeto visa fazer trabalhos socioambientais, com a comunidades de Moeda. Mesmo sendo uma cidade pequena , ela possui uma grande diversidade Etnica , e social. Possui duas comunidades Quilombolas, possui Periferia , possui pessoas de baixa renda, e comunidade Rural. Assim as Oficinas que iremos orfganizar serao dentro dessas comunidades, pois é justamente ali dentro que estao as culturas e vivencias que procuramos.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social

3 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Cristine Aoni
Team

Parabéns pela iniciativa! Parece bem audaciosa e querer muito detalhamento em cada área para articular parceiras. Sugestão: aproveitar os app, plataformas já existentes e redes sociais para divulgar os atrativos locais e assim reduzir custos e potencializar resultados do marketing. Que tal dar uma olhada no Turismo em Rede que fala sobre o tema? https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/inscricoes/turismo-em-rede?utm_campaign=turismosustentavel_Challenge_inscricoes_FE&utm_source=contribution-new-feedback&utm_medium=platform-email&utm_content=normal&utm_term=120794https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/inscricoes/turismo-em-rede?utm_campaign=turismosustentavel_Challenge_inscricoes_FE&utm_source=contribution-new-feedback&utm_medium=platform-email&utm_content=normal&utm_term=120794https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/inscricoes/turismo-em-rede?utm_campaign=turismosustentavel_Challenge_inscricoes_FE&utm_source=contribution-new-feedback&utm_medium=platform-email&utm_content=normal&utm_term=120794https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/inscricoes/turismo-em-rede?utm_campaign=turismosustentavel_Challenge_inscricoes_FE&utm_source=contribution-new-feedback&utm_medium=platform-email&utm_content=normal&utm_term=120794

View all comments