Montanha Up

Resolvendo problemas da vida um clique de cada vez.

Photo of Sérgio Xavier
0 3

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Sérgio Xavier Neto

E-mail

eng.sergioxavier@gmail.com

Telefone pessoal

11985815907

Nacionalidade

Brasileiro

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

25011992

CPF (do responsável pelo projeto)

09701462645

Sede da organização (UF)

  • Minas Gerais

CNPJ da organização (a qual o projeto está ligado)

29707070/0001-56

Site da organização

www.montanhaup.com

Mídias sociais da organização

@montanha.up

Data em que você iniciou o projeto

04/2020

Estágio do projeto

  • Piloto (o projeto está em fase inicial e realizando ajustes)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Em 2016 fizemos uma aquisição de um terreno de 70mil m². Me mudei para a cidade tem um pouco mais de um ano e meio desde então, aqui abri um hostel no centro da cidade no final de 2018, realizei um evento esportivo com atletas campeão mundial, brasileiro, sulamericano final de 2019. Também investimos na compra de um terreno em Janeiro na qual da acesso a um complexo de cachoeiras, onde agora somos os responsáveis pelo plano de manejo do local. Agora quero apresentar um site para a cidade. Infelizmente a prefeitura da cidade não está oferecendo treinamentos e nem orientações para o comercio. Somos falhos também na associação comercial, união e conceito na qual o município também não tem. Em 100% da populaçao concordam comigo referente ao treinamento e orientação para o comércio.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

PROBLEMAS: Falta de sites para o comércio, falta de fiscalização da prefeitura, falta de emprego local com carteira assinada, falta de investimento público e privado no esporte, falta de investimento público e privado para o meio ambiente preventivo, falta de placas informativas e de transito,

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Vou oferecer um portal e um aplicativo para o município. A longo prazo abrir um telemarketing para o turismo local gerando empregos. Uma parte dos lucros do site e do app serão destinados ao esporte, teatro, educação, e revitalização da cidade. A cachoeira com nossa administração estará com acessibilidade onde já temos a cadeira de roda juliet trekking, tornando São Thomé uma das poucas cidades com esse recurso. Com o dinheiro do premio vamos oferecer esse serviço para todos os comerciantes de forma isenta de inscrição. Somente gerando lucros comissionais. Investimento em fotografia, filmagem, marketing, computadores, telefones, placas, banners, cartazes, software e programas, cursos e palestras, equipamentos de escalada, segurança das cachoeiras não pertencentes ao nosso terreno, vestuário para o teatro, Com esses dois recursos podemos mapear o turista na cidade controlando melhor as informações referentes a covid-19, obtemos informações da quantidade de turistas que vamos receber, de onde vem, idade entre outras informações. Além desses desafios, vamos também construir uma nova imagem da cidade, na qual hoje existe muita ideologia de uma cidade liberal e com apologia as drogas. Ter um portal com informações uteis do comércio, da cultura, dos atletas, da fauna e da flora e com um marketing digital direcionado isso transforma. Por enquanto todo esse projeto está sendo elaborado e passado a população por mim.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

O turismo sustentável tem como oportunidade conscientizar mais a população sobre a interatividade do homem com a natureza, trazendo benefício para ambas as partes, criando um elo entre o esporte e o ambiente trazendo mais momentos de paz e tranquilidade diante aos momentos da vida.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Imagem da cidade Geração de emprego e atividades de qualidade econômica Orientação Profissional Apoio no esporte, na cultura e no desenvolvimento da cidade Captação de um turismo consciente

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Reuni 15 inspirações: o site trabalha voltado em formato de "trivago + blog" o aplicativo inspirado na booking.com, ifood e picpay - fornecendo ao turista conforto e agilidade em um só lugar. No aplicativo o turista terá 5 níveis de categoria, onde ele inicia com uma pontuação total de 0 podendo inicialmente atingir um total de 2000 pontos. 1 - Intenerante 2 - Romeiro 3 - Andarilho 4 - Peregrino 5 - Mochileiro Os níveis são de acordo com a frequencia do mesmo na cidade e com seus gastos no comércio. Estimulado assim o negócio local de forma mais interativa e divertida, causando impacto no turismo e nas redes sociais do turista. No aplicativo também haverá o recurso de doação, uma página onde o turista pode fazer uma doação para o lar dos idosos ou a Apae do município. Essa ação gera pontos extras ao turista para o aproximar mais do nível superior. Toda essa ação estimula a volta do turista para a cidade em um prazo bem menor, vamos conseguir identificar os turistas que estão na cidade através do aplicativo e notifica-los com exatidão quanto a alguma informação importante, conscientização ambiental ou oferta cultural.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Social - Investimento no esporte, ações culturais, teatro, artesanato.. tanto em equipamentos, cursos, palestras e eventos. Cultural - um site com conteúdo em parceria com a prefeitura, com informações relevantes e orientadas. Após isso vem o investimento para placas informativas, orientação, identificação e histórica. Ambiental - Investimento de palestras e cursos, onde na região já temos também bioconstrutores com muita experiencia. Podemos oferecer cursos gratuitos a comunidade e ofertar para turistas a experiencia do conhecimento e da vivencia. Tais cursos práticos vão ajudar áreas importantes da região para uma vida de qualidade natureza e homem. Econômico - Geração de emprego para telemarketing, fotografia, filmagem, marketing, edição, jornalismo, fiscalização, e educacional. Além também de promover melhor a informação do comercio local, implantar um plano de fidelidade ao turista, e atingir uma recorrência maior de satisfação e custo benefício.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Pra falar a verdade o projeto social que mais causou impacto foi o evento esportivo. Infelizmente devido a pandemia paralisamos os investimentos no complexo de cachoeiras da cidade para apresentar retorno de impactos no momento. no link abaixo apresento o dia do evento esportivo em sao thome https://www.youtube.com/watch?v=RP0HsgBTXKg

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

São Thomé é muito falado, mas pouco frequentado. Aqui temos grandes retornos em finais de semana com feriado ou eventos relevantes. Com um trabalho de marketing digital direcionado a mover a ação do cliente em nos conhecer vamos engajar mais ainda nossos serviços. Com eventos voltados ao esporte sabemos que vamos trazer mais famílias pra região obtendo um ambiente mais limpo, mais consciente e tranquilo. Além de ser um projeto para o pós pandemia e tambem com um premio dessa categoria podemos nos mostrar ser uma referencia regional, onde já temos a cadeira para acessibilidade, tecnologia para atender melhor o turista, união forte do comercio, investimento no esporte, na criação de conteúdo educacional como as mais de 1000 espécies de plantas fotografadas e catalogadas que existem aqui na cidade. Muitto desses trabalhos já estão prontos, vocês só nao tomam conhecimento pela falta de consciência local de expor tudo isso de forma inteligente na internet.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Universidade - vão encontrar aqui uma quantidade incrível de bioma, plantas, animais, rochas, pedras ... podemos nos tornar cidade de referencia para estudos de apoio para essas áreas. Empresas - todo comércio local voltado ao turismo será beneficiado. (hoje somos 70 interessados na cidade para iniciar esse projeto no comercio) Professor Paulo da universidade de Santos que nos forneceu as mais de 1000 plantas catalogadas. Asset - Associação comercial da cidade de Tiradentes - mg na qual me capacitou quanto as informações para a covid-19 Diego - Profissional responsavel pela criação do app Sérgio - Eu, profissional na qual desenvolveu o site Muitas das ações de parcerias são pra criar uma atividade eficiente para o comercio local de forma que não precise ser gasto valores absurdos para a implantação dessa tecnologia. Os valores mencionados no video de apresentação se refere as atividades restantes já mencionadas fotografia, filmagem etc etc

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Primeiro fiz contato com a prefeitura sobre essa proposta. Inicialmente era bem vista. Porem com a pandemia, argumentaram não precisar de um portal no momento. Não se atentando que a informação pro turista antes mesmo da viagem ao destino é importantíssima para a conscientização das atividades realizadas no município.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Vendas
  • Mentores / conselheiros

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

20% serviços - 15% investimento - 50% leis de incentivo - 15% doações

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$1.000 e R$10.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • entre R$ 1.000 e R$ 10.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Sérgio - Marketing, criador das metas, liderança de equipe, planejamento de investimentos. (Engenheiro Civil) Diego - Desenvolvedor e Programador Carol - Designer Raynan, Felipe, Lucas e Tayna - Fotografia e filmagem Rose - Responsável pela fiscalização dos restaurantes para um melhor atendimento e cumprimento das normas sanitárias necessário + 8 freelancer No futuro é obter uma equipe especializada em filmagem, para produzir conteuúo local e dirigir a filmagem de eventos e teatro

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Sérgio - média alta - 28 anos - pardo - masculino Diego - média baixa - 23 anos - branco - masculino Raynan - baixa - 21 anos - pardo - masculino Lucas - baixa - 26 anos - branco - masculino Tayna - média baixa - 22 anos - branca - feminino Carol - baixa - 19 anos - parda - feminino Felipe - Baixa - 22 anos - negro - masculino Rose - média baixa - 60 anos - branca - feminino

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • O projeto não tem como foco comunidades em situação de vulnerabilidade específica.

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Infelizmente não tenho dados concretos de resultados para oferecer referente aos grupos :(

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social

Find this idea inspiring? Add your own!

0 comments

Join the conversation:

Comment