Projeto Trilha Eco Verdejante

É um projeto de trilhas ecológicas e ações socioambientais na Área de Proteção Ambiental Aldeia Beberibe em Pernambuco.

Photo of Trilha Eco Verdejante
0 4

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Anderson Caetano da Silva

E-mail

trilhaecoverdejante@gmail.com

Telefone pessoal

81986889168

Nacionalidade

Brasileiro

Gênero

  • Masculino

Data de Nascimento

19081990

CPF (do responsável pelo projeto)

08391568474

Sede da organização (UF)

  • Pernambuco

CNPJ da organização (a qual o projeto está ligado)

14549934000191

Site da organização

trilhaecoverdejante.com

Mídias sociais da organização

Instagram: Trilha Eco Verdejante / Facebook: Trilha Eco Verdejante / Blog: www.trilhaecoverdejante.blogspot.com.br

Data em que você iniciou o projeto

01/2014

Estágio do projeto

  • Estabelecido (passou com sucesso pelas fases iniciais, tem um plano para o futuro)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Desde da época da adolescência que sou apaixonado pelo verde, meus melhores passeios foram dentro das matas, principalmente com banho de rio ou bica. Ao longo do tempo fui crescendo, e estudando para ter uma vida profissional, e nesse meio tempo percebi que os locais que foram importantes para o meu lazer, estavam sendo degradados e utilizados incorretamente pelas pessoas. Daí nasceu a ideia de fazer um projeto de turismo consciente no ano de 2014, comecei a mapear trilhas para mostrar a importância da conservação e também do lazer, assim que foi iniciada as trilhas, adicionei atores locais para contribuir com o comércio local, contratando transportes para locomover os visitantes, capacitei guias locais, fiz parceria com bares e barracas para fornecer café da manhã e almoço. Os visitantes gostaram da junção da trilha com educação ambiental, transmitidas durante as caminhadas. Isso foi o ponta pé para o sucesso do projeto, hoje temos certificados de reconhecimento nacional e estadual.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

A falta da cultura de responsabilidade ambiental, devido a essa problemática, temos: desmatamento, lixões clandestinos, invasões de terras em área de APP, nascentes secas, assolação da flora e fauna, por isso que a trilha com educação ambiental é algo que está ajudando o meio ambiente e a vida animal e humana, com um estilo de vida saudável, a cultura sustentável, diminuição de doenças (física e mentais). Conseguimos visualizar nos envolvidos essas mudanças após uma trilha ou uma ação.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Em nossas trilhas ecológicas, abordamos assuntos pautados acerca da importância do descarte correto dos resíduos, incentivamos o uso de composteiras domésticas e horta orgânica em materiais inorgânicos, levamos a responsabilidade ambiental para cada dos visitantes mostrando áreas que precisam de um certo cuidado, em contrapartida, conseguimos visualizar áreas que infelizmente estão degradadas. Por isso precisa dos nossos cuidados, temos várias pausas ambientais durante a trilha, para falar de um animal ou uma árvore, também questões sobre: o solo, a hidroambiental, a geográfica... Os nossos parceiros que tem comércio próximo das trilhas, tem a responsabilidade de manter ás áreas limpas e sinalizadas com placas, esse é um acordo que temos com cada um, não é fácil de manter a casa em ordem, pois cada parceiro tem uma maneira de agir. Essa parceria acontece também por conta do incentivo financeiro que levamos através do consumo de alimentos e bebidas por parte dos visitantes, com isso ajudamos o comércio local da APA Aldeia Beberibe. Com uma parte do valor cobrado pelo Projeto nas trilhas, realizamos ações socioambientais nas escolas e comunidades da APA, quais são esses atividades: construção de horta, plantio do milho, palestras, trilhas educativas, compras de matérias para sinalização de áreas de preservação, aluguel de transporte para realização das atividades. Todo esse esforço faz parte da solução do projeto. Pois acreditamos nos atores locais (crianças, jovens e adultos).

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

A Trilha Eco Verdejante é um projeto de trilhas ecológicas e ações socioambientais, criado em 2014. Estabelecido na Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe. Dentro dos nossos trabalhos, as atividades recreativas oferecem o prazer de caminhar, tomar banho de rio e sentir o contato com a natureza. Nossa proposta educativa é apresentar aos nossos visitantes a conscientização ambiental, através da conservação dos rios, flora e fauna, inclusive incentivar o combate aos desmatamento.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Nosso dia-a-dia é preenchido por atualização de informação ambiental, monitoramento de áreas da APA Aldeia Beberibe, devido as queimadas e lixões clandestinos o nosso monitoramento é importante, para fazer a denúncia ou para bate um papo de forma amigável com o infrator(a). Outra pratica da equipe, é o foco nos estudos tanto na parte técnica como na parte operacional, sempre estamos fazendo cursos e participando de reuniões dos assuntos ambientais e locais. Preparamos semanalmente matérias que são publicadas em nossas redes sociais, dentre esses matérias, temos um quadro chamado VOCÊ SABIA... onde pegamos curiosidades do meio ambiente e publicamos, também tem enquetes e perguntas que realizamos para aprimorar o conhecimento dos clientes. Divulgamos empresas que trabalham com sustentabilidade e projetos locais. Outra atividade importante são as consultorias ambientais, na empresa Ultramega Hospitalar, temos área de revegetação, composteiras e separação de resíduos.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Temos um programa chamado "adote seu copo", o visitante adquire um copo de PVC com a logomarca da Trilha Eco Verdejante, nesse programa a pessoa ganha um brinde, além do mais, incentivamos a andar com esse copo e não utilizar copos descartáveis, assim reduzimos a quantidade de plásticos em locais adequados e inadequados. Entregamos um kit lanche com saquinho biodegradável, outra ideia inovadora, que traz benefício para o meio ambiente em comparação ao pote ou saquinho de plástico. O Cartão fidelidade da Eco Verdejante é um programa de incentivo contínuo oferecido aos participantes, quando o mesmo completa a quinta trilha, a sexta é gratuita, é um estimulo valioso. Os visitantes que realizam conosco ações socioambientais ou sociais, eles recebem 30% de desconto na compra de uma trilha ecológica. Recebemos na concentração de cada trilha, pilhas e baterias para levarmos para o descarte correto, e também coletamos nas casas dos solicitantes. Existe a carona solidária (compartilhar entre pessoas), essa carona é realizada por nós da equipe e também pelos participantes, pois evita a movimentação de carros nas ruas emitindo dióxido de carbono, prejudicial a saúde e ao planeta. Essas ideais surgiram na necessidade de inovar, e também de diferenciar nossos serviços, pois a inovação conduz expectativas, e muitas vezes requer desafiação. Por ter uma proposta sustentável e educacional, nós, do projeto juntou: promoção, brinde, incentivo, lazer e educação ambiental nesses programas.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Social - Realizamos ações de entregas de cestas básicas e itens de higiene para comunidades carentes na APA Aldeia Beberibe. Recorrermos para algumas empresas, contribuição financeira para ajudar famílias e iniciativas educacionais, por exemplo: grupo de escoteiro, que sempre estão fazendo atividades com crianças. Cultural - Incentivamos aos moradores antigos da APA, a preservar lugares importantes e também a contar as histórias desses lugares. Valorizamos as casas de farinhas existentes, também as rezadeiras, ou melhor, as curandeiras, pois é difícil de encontrar nos dias atuais. Temos um artesão local, que trabalha com restos de madeiras. Ambiental - As 18 trilhas existentes na APA, têm diversas problemáticas, os nossos cuidados acontecem antes da caminhada, com mutirão de limpeza das matas, reflorestamento, sinalização e mobilização, durante a caminhada, distribuímos sacos para recolher os lixos que são encontrados, pausas ambientais explicando a importância da conservação do meio ambiente, e após a trilha com consultoria aos trilheiros que querem mudar para um estilo de vida sustentável. Econômico - Taxa de visitação em propriedades privadas na APA Aldeia Beberibe, contratação de serviços como aluguel de transporte, referente alimentação como café da manhã, almoço e jantar, consumimos em bares e barracas quem ficam nos trechos das trilhas. Ajudamos com consultorias as construções de hortas orgânicas nos quintais, pois gera uma renda extra para famílias carente

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Iniciamos o projeto com dois monitores ambientais (guias locais), não tínhamos fardamentos e nem equipamentos, hoje temos oito monitores, três fardamentos, apito, rádio comunicador, mala de primeiros socorros, suporte com carro contratado. Eram apenas 3 trilhas, hoje temos 18 trilhas nas 8 cidades da APA Aldeia Beberibe. Em 2018 fomos reconhecido pela TV Globo, e gravamos o programa Globo Verão, mostrando as trilhas ecológicas com as ações socioambientais, em 2019 fomos contemplado com o reconhecimento da Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco como Amigo do Meio Ambiente. No projeto temos um jovem monitor ambiental de 17 anos, chamado Fernando Cordeiro, ele era um adolescente tímido e moroso quando entro no projeto, na época ele tinha 14 anos, hoje é um monitor ambiental falante, responsável, conselheiro e brincalhão, atualmente ele pensa em ser engenheiro florestal. Sua atividade dentro do projeto é o suporte nas trilhas e foco nos estudos. Fora a mudança social que teve dentro da sua casa, informa a mãe do Fernando. Um serviço inovador, são as trilhas para caninas, pois é rentável a realização dessas trilhas, é muito divertido ver os cachorros socializando-se.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Ter um ponto fixo, que seja um local com mata para realizar trilhas e oficinas para alunos de escolas públicas, e também para outros fins educativos. Financiar a compra de um carro para acompanhar as ações e trilhas ecológicas, pois é muito importante essa aquisição para locomover as pessoas, material de horta e plantio, suporte emergencial, caso alguém passe mal durante as atividades. Montar treinamentos para recuperação de áreas degradadas com revegetação, reflorestamento e equilíbrio vegetal. Qualificar mais os nossos monitores ambientais, com cursos e participação em seminários. Investir no marketing verde em parceria com empresas, a proposta é trabalhar com compostagem e educação ambiental nas empresas.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Temos um calendário anual de ações socioambientais com a Agência do Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), por exemplo, semana da água, acontece neste dia uma trilha com solturas de animais silvestres, os participantes são moradores de comunidades locais e alunos de escolas pública e privada, contamos sempre com o valor arrecadado das trilhas e também com ajudas de algumas empresas, para adquirir o transporte alugado, material e alimentação de todos. Já com a sociedade civil, recebemos denúncias de crimes ambientais, por esses atores locais, que por vezes não têm ferramentas ou acesso para efetivar uma denúncia aos órgãos competentes, daí juntamos se (feitio técnico da Eco Verdejante e o feitio operacional dos atores locais) formalizamos a denúncia. Essa parceria é muito importante para o combate do desmatamento, degradação de APP, entre outros. De forma aleatória realizamos atividades de campo com universidades e grupo de estudantes para trabalhos científicos, por exemplo: estudo do GPS

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Com os valores ambientais inseridos em nossa atividade do ecoturismo, adquirimos vários admiradores, como empresas de turismo convencional que contratam os nossos serviços para apresentar aos seus clientes uma maneira de curtir a natureza de forma consciente. Temos uma parceria com a empresa Baracho Turismo, eles estão trabalhando com saquinhos biodegradáveis para distribuir os kits lanches aos seus clientes, efetivarão após a realização de uma trilha da Eco Verdejante. A empresa Ultramega Hospitalar, hoje tem composteiras e coletores de resíduos, após um treinamento que foi realizado por nossos monitores juntamente com os seus colaboradores, fora isso, essa empresa contrata os nossos serviços de trilhas ecológicas, para associar o lazer e a conscientização ambiental aos seus colaboradores e familiares. O Projeto Semear de Aldeia, é um parceiro que executa suas atividades sociais e ambientais com crianças e adolescentes, nosso contribuição é ensinar maneiras sustentáveis para eles.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família
  • Vendas
  • Mentores / conselheiros
  • Participação em programas de incubação e aceleração
  • Prêmios

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Curto Prazo: (Investimento 20%) confecção de brindes (camisas, boné, cajado,..) para gerar renda ao projeto. (doação 15%) horta orgânicas nas escolas (Investimento 15%) placas de informações ambientais, vai ter um valor de conhecimento para moradores e trilheiros, por exemplo: nascente do rio bonança, ou até mesmo uma placa de informação "Proibido atividade de caçar". Médio Prazo: (Investimento 20%) serviços, melhorar a remuneração dos monitores ambientais, como eles recebem por serviço (diária), que seja um valor extraordinário. Recuperação ambiental (Investimento 25%), para locais de áreas degradadas, principalmente investir na recuperação das matas ciliares, dos rios: Utinga, Beberibe, Bonança, Mina e Besouro. (Investimento 20%) curso, a qualificação é muito importante para o crescimento interno e externo. Longo Prazo: (Investimento 30%) transporte, financiar um carro, é extremamente importante, pois a APA Aldeia Beberibe em sua totalidade de área é imensa, em contrapartida a sua extensão são em áreas rurais ou estrada de difícil acesso, o carro será importante para todas as nossas atividades e coleta de material orgânico. (investimento 15%) locação de um local para atividades educacionais e de entretenimento para os trilheiros, crianças e adolescente.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento entre R$1.000 e R$10.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Anderson Caetano - administrador - Gestor Ambiental - integral José Roberto - - Monitor Ambiental - integral Erika Takata - administradora - Bióloga - integral Fernando Cordeiro - Monitor Ambiental - temporário José Carlos - Monitor Ambiental - temporário Alan Vitor - Monitor Ambiental - temporário Thayres Marcela - Monitor Ambiental - temporário Isabel Silva - Monitor Ambiental e estudante de veterinária - temporário. Todos são dedicados, cada um tem sua importância para o projeto. Somos uma equipe!

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Anderson Caetano - responsável pelo mapeamento das trilhas, monta a escala de trabalho - pardo - cristão - sério -classe média baixa José Roberto - suporte antes e pós trilhas e ações socioambiental - pardo - espiritualista - classe média baixa - extrovertido Erika Takata - responsável pela educação ambiental da trilha - japonesa - séria - classe média baixa Fernando Cordeiro - suporte durante a trilha e ações - classe média baixa - supreedente - branco José Carlos - suporte durante a trilha e ações - classe média baixa - moreno Alan Vitor - suporte durante a trilha e ações - Sertanejo - Visionário - classe média baixa Thayres Marcela - suporte durante a trilha e ações - morena - esforçada - mateira Isabel Silva - suporte durante a trilha caninas - classe média baixa - branca

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • Minorias étnicas
  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade LGBTQIA+
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica
  • Comunidade indígena
  • Comunidade quilombola
  • Outra Comunidade Tradicional
  • O projeto não tem como foco comunidades em situação de vulnerabilidade específica.

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Devido a simplicidade e oportunidade que é gerada no dia a dia, nossas atividades participam o empresário e o seu funcionário, médicos, professores, estudantes, informais,.. Os valores cobrados são acessíveis para todos que tem renda, os que não tem renda ganham gratuidade. Realizamos as atividades para ajudar as questões físicas e psicologias. Existem profissões e setores que usurpam a mente de muitos, por isso o Projeto Trilha Eco Verdejante é importante para todos.

16) Como você soube desse desafio?

  • Recomendado por outras pessoas

Attachments (1)

Find this idea inspiring? Add your own!

0 comments

Join the conversation:

Comment