ROTA DO CAFÉ DO BRASIL
Rota do Café do Brasil - Maior canal de conexão do mundo aos cafés do Brasi, a rota do Café do Brasil para Turismo e Negócios.
Nome completo do(a) representante do projeto
MARILÚCIA DE LOURDES ROCHA GONÇAVES DE OLIVEIRANacionalidade
BRASILEIRAGênero
- Feminino
Data de Nascimento
26021971Sede da organização (UF)
- Minas Gerais
Site da organização
Em construçãoMídias sociais da organização
Instagram - @rotadocafedobrasil Facebook - https://www.facebook.com/rotadocafedobrasil/ instagram - @mariluciarocha_ Facebook - https://www.facebook.com/malu.rocha.10Data em que você iniciou o projeto
Implantação fase 1 - Março 2020. Visitação aos Produtores, hoteis e parques da Região.Estágio do projeto
- Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)
Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?
- Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
- Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
- Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
- Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.
Elegibilidade II: O projeto inscrito:
- É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
- É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".
Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?
- Sim, eu concordo.
1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?
A proposta deste trabalho já estava há alguns anos no meu coração. Sou Bisneta de uma índia nativa na nossa região, neta de Produtores de Cafés, cujos 4 filhos não herdaram as fazendas por não terem conhecimento para ajudar os pais a trabalharem para o sucesso da propriedade que foi vendida. Ambos saíram muito jovens da propriedade e seus pais não conseguiram levar o negócio de uma vida adiante. Depois de anos construindo nossa história em outros cenários, conheci melhor o cenário do Café no Brasil e agora os Cafés Especiais, depois de trabalhar por anos transportando cafés e no varejo. Percebendo o movimento do crescimento do público consumidor do café e de interesse na história do produtor, percebi um Gap muito grande de informação e material turístico comercializado, que pode ser melhor trabalhado trazendo novas oportunidades no mundo pós pandemia para os produtores e comunidade com muita sustentabilidade e crescimento sistêmico.2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?
Resolveria a situação de renda de todos os segmentos da sociedade em que a proposta for implantada. De acordo com este artigo Stephem diz que estamos Perdendo 1 Trilhão Por Ano Por Falta De Uma Política De Turismo, cita a cultura de divulgação dos EUA, onde cada cidadezinha tem seu potencial turístico organizado em propagandas e centros de informações de fácil acesso nestas cidades enquanto aqui no Brasil das 5.000 cidades brasileiras, somente 1.300 se cadastraram na Embratur. Ver anexo.3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.
Sim, Sendo implantada e supervisionada para melhorias, traria a médio e longo praço um crescimento exponencial para todos os segmentos da sociedade. Irá valorizar o local e seus moradores, amplicar rede de serviços em escala, e aumentará fluxo de pessoas em todas as cidades que forem sendo anexadas ao projeto.4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?
Defendo com muita tranquidade a possibilidade de implantação deste projeto, por ser um modelo já usado em menor escala em comunidades do Brasil.5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.
Entrevista a produtores - Entender a forma de trabalho em sua propriedade e seus maiores desafios; Curadoria de informações. Postar as informações e fotos nas mídias Contato com setores do turismo - Ver a forma de atendimento possivel durante a pandemia e atividades de melhorias e seguranças que estão sendo implementadas para recepcionar os turistas; Contato com Agência de Turismo receptivo e prestadores de serviços de traslados - para serem cadastrados e informados das demandas. Manutenção das redes sociais todos os dias.6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?
Ao iniciar este projeto foi possível descobrir e conhecer propriedades que já trabalham com sistemas de Agroflorestas e Sintropia, o que motivou diversos outros produtores convencionais a interessar pela possibilidade de produzir protegendo a natureza e produzindo mais qualidade de vida. Houve um empoderamento das mulheres do Café que já trabalham e perceberam que podem crescer ainda mais nos seus resultados e houve um verdadeiro despertar do jovem para mostrar o seu trabalho no campo (antes visto como depreciado e de subvalor). Detectei também muitos grupos de esportistas de vários estilos na região. Voo Livre, MTB, Trekking, off road, montanhistas e outros. A possibilidade de crescer as ofertas de eventos esportivos para recepcionar grupos de varias localidades é também inesgotadas. Toda a argumentação está no documento em anexo.7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?
- Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.
- Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.
- Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.
- Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.
7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.
INOVAÇÃO - Rota do Café do Brasil - .Maior canal de conexão do mundo aos cafés do Brasil A rota do Café do Brasil para Turismo e Negócios. Ser um mapa lúdico e informativo que contemple informações para todos que quiserem conhecer os Cafés do Brasil e adquirir seus produtos diretamente dos produtores. Além de ser um plano piloto para todas as cidades conhecerem seu potencial histórico, cultural e natural a ser divulgado. PROTAGONISMO DAS COMUNIDADES – Os produtores, empresários e agentes de serviços estão envolvidos neste projeto. Já temos um SubCapitulo da IWCA – Aliança Internacional das Mulheres do Café atuando amplamente na região, A OPAJ – Organização dos Produtores de Café de Alto Jequitibá. Com o Inicio do Projeto de Informação sobre a Rota do Café do Brasil foi criado o Grupo de Jovens no Café, que estão à frente para produzir seus próprios lotes de cafés especiais para concursos. Além de contemplar comunidade Indígenas quando levarmos este modelo para Rondônia, que também já tem o mesmo formato para ser operacionalizado. O denominado Robustas Amazônicos hoje tem produção de cafés pelos índios e já conta com um hotel do lado de uma fazenda Modelo para recepção de Turistas. TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Este modelo pode ser replicado em cada região produtora de cafés e outros produtos agrícolas e fabris, contemplando suas comunidades locais com possibilidade de melhoria na renda, na qualidade do lar, na evasão escolar, diminuição do êxodo rural. Ver anexo.8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados
Empoderamento da Classe de produtores - que tem se mobilizado para fazer melhorias para receberem os turistas. A comunidade de Vargem Grande de Alto Jequitibá se uniu a Prefeitura e colocou Placas indicativas das Propriedades. Mobilização de Jovens cafeicultores para mostrar o próprio trabalho nas lavouras.9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?
Investir no site para fazer as propagandas e vendas dos produtos e serviços; Investir em visitação em outras cidades para fazer novas parcerias com órgãos públicos e privados Manutenção das mídias sociais.10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?
Hoje temos as Instituições de Ensino Públicas e Privadas participando de treinamentos, fóruns de desenvolvimento e capacitação para a Agricultura e Turismo. O SENAR mantém uma grade contínua de Cursos. O SEBRAE participa ativamente da defesa da Denominação de Origem de todas as regiões produtoras do Brasil, A Emater capacita para a melhoria constante da gestão das propriedades, o IMCbio mantém o Parque e seus atores de proteção, as organizações de produtores trabalham para gerar resultados mais consolidados além da comunidade urbana reconhecer a qualidade do trabalho rural.11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?
Sim, em várias oportunidades. Ao iniciar este projeto foi possível descobrir e conhecer propriedades que já trabalham com sistemas de Agroflorestas e Sintropia, o que motivou diversos outros produtores convencionais a interessar pela possibilidade de produzir protegendo a natureza e produzindo mais qualidade de vida. Houve um empoderamento das mulheres do Café que já trabalham e perceberam que podem crescer ainda mais nos seus resultados e houve um verdadeiro despertar do jovem para mostrar o seu trabalho no campo (antes visto como depreciado e de subvalor). Detectei também muitos grupos de esportistas de vários estilos na região. Voo Livre, MTB, Trekking, off road, montanhistas e outros. A possibilidade de crescer as ofertas de eventos esportivos para recepcionar grupos de varias localidades é também inesgotadas. Existe também uma possibilidade de alinharmos com as cidade mais próximas um calendário de festividades com um ciclo mais preparado para a informação para turistas.12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?
- Suporte de amigos
- Apoio da família
- participação dos produtores e empresarios de hoteis e serviços de turismo.
12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?
Eu mantive a primeira fase com recursos próprios. Planejo arrecadar investimento dos usuários do site através da venda propaganda de produtos e serviços para continuar a ampliação do projeto.12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?
- Investimento entre R$10.000 e R$50.000
12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?
- entre R$ 10.000 e R$ 50.000
13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?
Eu - Trabalho na estratégia, elaboração do projeto e captação de parceiros apoiadores formando uma linha de trabalho; Guia Pico da Bandeira - Cadastrar vans para fazer os traslados entre cidades Produtores Rurais - Adequando suas instalações para receber turistas Marketing digital - Vai preparar o material para colocar o site funcionando; Hoteis - Criando novas formas de produtos e serviços; O trabalho será continuo em busca de treinamentos e capactação através do SENAR, SEBRAE, Instituto Federal e Diretoria do Parque.14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.
Marilúcia Rocha - Idealizadora e curadora do Projeto Rota do Café do Brasil Marketing Digital - Parceria para a criação do site Guia Pico da Bandeira - Organização dos traslados Pousada Clube do Bezerra - Apoiador do projeto na procura por parceria Produtores - Disponibilidade de adequação para receber os turistas Todo o projeto tem sido feito de forma colaborativa. Não tenho nenhum agente remunerado no momento.15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?
- Comunidade rural
15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.
Os produtores, empresários e agentes de serviços estão envolvidos neste projeto. Já temos um SubCapitulo da IWCA – Aliança Internacional das Mulheres do Café atuando amplamente na região, A OPAJ – Organização dos Produtores de Café de Alto Jequitibá. Com o Inicio do Projeto de Informação sobre a Rota do Café do Brasil foi criado o Grupo de Jovens no Café, que estão à frente para produzir seus próprios lotes de cafés especiais para concursos. Além de contemplar comunidade Indígenas quando levarmos este modelo para Rondônia, que também já tem o mesmo formato para ser operacionalizado. O denominado Robustas Amazônicos hoje tem produção de cafés pelos índios e já conta com um hotel do lado de uma fazenda Modelo para recepção de Turistas.16) Como você soube desse desafio?
- Mídia social
8 comments
Join the conversation:
CommentBahia Active