Turismo sustentável Eco Hostel Guapimirim RJ

Ações de educação ambiental permacultura, bioconstrução, agrofloresta, culínaria natural p/ toda comunidade, jovens, escolas e turistas.

Photo of ALEXANDRINA CARMO DO NASCIMENTO
0 2

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Alexandrina Carmo do Nascimento

E-mail

Crisalexandrae10@gmail.com

Telefone pessoal

2141210125

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Feminino

Data de Nascimento

11051976

CPF (do responsável pelo projeto)

04470426709

Sede da organização (UF)

  • Rio de Janeiro

Site da organização

Não tem

Data em que você iniciou o projeto

20/02/2020

Estágio do projeto

  • Piloto (o projeto está em fase inicial e realizando ajustes)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Gostaria de desenvolver esse projeto em Guapimirim, importante símbolo turístico do estado do RJ . Local que ainda se encontram bastante áreas preservadas da floresta e fauna. Desde que foquei na construção de um Eco Hostel bem no coração da natureza, comecei a estudar possibilidades de uma construção econômica e sem agressão ao meio ambiente, foi aí onde eu conheci e me apaixonei pela prática da permacultura , biocontrução e agrofloresta : é um sistema de projetos para a criação de ambientes humanos sustentáveis onde a preocupação ecológica está presente. E o sistema agrofloretais ajudam a diminuir o desmatamento, otimizam o uso da terra promovendo um desenvolvimento saudável da natureza. Hoje minha busca é poder impactar jovens de maneira positiva. A proposta é criar no local oficinas e vivências que tragam conhecimentos enriquecedor. E também um polo de educação gastronômico e guia ecológico, que vai ajudar muito no crescimento do ecoturismo local de maneira consciente.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Ajudo pessoas a ter mais consciência de quais impactos elas podem produzir, criando sistemas alternativos com pequenas iniciativas ex: De como captar água da chuva, como fazer o reuso de aguas cinzas vindas da cozinha e lavanderia, plantações orgânicas sem veneno, separar o lixo doméstico, entre outros métodos que levam ao caminho da sustentabilidade, criando novas ideias de geração de renda com alimentação natural, técnica construtiva que utiliza materiais de baixo impactos.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Ações que vão desde a conservação dos ecossistemas e sua biodiversidade até a geração de renda através de atividades de baixo impacto como o ecoturismo de base comunitária, que se constitui em uma solução inovadora, incrementar o turismo pela melhoria dos serviços priorizando as comunidades locais principalmente jovens e mulheres.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Desejamos ser uma referência em desenvolvimento sustentável dentro e fora do país.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

Somente permacultura no momento.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

O diferencial é a proposta de educação sobre agrofloresta e permacultural, onde há convívio de voluntários vindo até mesmo de outros países possibilitando trocas de experiências, e capacitação para moradores . buscando ser um modelo de eco hostel sustentável , com construções bem diferentes com forte atrativos para o turismo gerando renda e consciência ambiental. E Trazer parcerias de curso e escolas. e também Motivar o aproveitamento total dos alimentos através de uma culinária de alimentação saudável e agroecológia. O resgate do solo, sementes criolas, pratica de produção orgânica.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, e financeira. Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas local. Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais. Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Pouco impacto pois estamos no início do projeto e precisamos de ajuda e parceria para fomentar o crescimento.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Articular parcerias, implantar tecnologias.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

Desejo sim colaborar e receber colaboração esse é o nosso foco.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

sim, Através de anúncio nas mídias socias.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

Continuada, na implantação e difusão de tecnologias sociais.

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento menor que R$1.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

EM DESENVOLVIMENTO.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Equipe é formada por jovens voluntários.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade rural
  • Comunidade periférica
  • Comunidade indígena
  • Comunidade quilombola

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Nosso público envolve famílias voluntários, jovens, adolescentes e mulheres na perspectiva da inclusão social e econômica.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social
  • Recomendado por outras pessoas

Find this idea inspiring? Add your own!

0 comments

Join the conversation:

Comment