Turismo, vivências e bem estar com a natureza: Chácara Primavera - Ilha Solteira - SP

Bem estar, experiencias e contato com a natureza , o projeto traz como proposta um turismo inovador, responsável e sustentável para região.

Photo of Bruna Novais
1 5

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Bruna Novais de Sousa

E-mail

brunanovais.unesp@hotmail.com

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Feminino

Data de Nascimento

20051992

Sede da organização (UF)

  • São Paulo

Data em que você iniciou o projeto

junho 2018

Estágio do projeto

  • Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Sempre tive contato e passei minha infancia no local onde desejo realizar o espaço de vivências, as experiencias com o meio ambiente que o espaço me proporcionou foram unicas, ao ingressar na faculdade de turismo em Rosana , vi o quanto era possivel e viavel desenvolver este projeto, a cada materia estudada serviu de incentivo, para que no futuro seja proporcionado para região um espaço que atrele, experiencias , bem estar e conhecimentos.

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Vivemos em um período de mudanças e transformações na sociedade e no meio ambiente, que prioriza aspectos econômicos, incentiva o consumismo, destrói a natureza e fomenta a desigualdade. Este modelo tem sido visto como ambientalmente insustentável e prejudicial às gerações futuras. É necessário um aumento das ações sociais que promovam um modelo de desenvolvimento social mais justo, inclusivo e sustentável, e que, por meio de ações possam desenvolver estratégias que visem a melhoria

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

A criação de um espaço de vivências bio-construido, que atrele o bem estar, as práticas educacionais e de lazer socioambientais para a população, é de extrema importância para o município de Ilha Solteira – SP, uma vez que, além de possuir recursos naturais, a cidade têm um vasto potencial para o turismo, abriga uma gama de cursos que tem ligação diretamente com espaço socioambiental, como os cursos de biologia, zootecnia e agronomia oferecidos na UNESP e os cursos de Meio Ambiente, Turismo Receptivo ofertados na Etec. Além disso, há importância em realizar práticas de responsabilidade social no cenário atual, bem como promover atividades destinadas a comunidade em geral, estimulando a ética, cidadania, colaborando para o município seja responsável socialmente e ambientalmente.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

Em construção.

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

manutenção do espaço, plantios.

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Criar um Espaço de Vivências fundado nos princípios de sustentabilidade, bem-estar social, espiritual e ambiental onde os indivíduos possam usufruir de uma série de atividades educacionais e humanísticas desenvolvidas por meio de palestras, aulas, oficinas, dinâmicas, eventos. Além da execução de estudos sobre temáticas que envolvam os preceitos do Espaço, com o intuito de estimular hábitos de uma vida com qualidade e sustentável.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Cultural - iniciativas que valorizem as identidades e culturas locais, a preservação das histórias e os saberes tradicionais.  
  • Ambiental - iniciativas que reduzam o impacto ambiental, que ofereçam soluções de compensação, que cuidem da conservação e do uso de recursos naturais, que se proponham a regenerar áreas degradadas e que promovam educação e sensibilização ambiental.     
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Cultural e social: Analisando os aspectos culturais e sociais , a região possui um grande potencial para atividades que promovem a disseminação desse tipo de domínio, tal como carece de instituições com propósitos voltados à caracteres socioculturais. A comunicação e a disseminação da informação são fatores essenciais para continuidade do patrimônio social , uma vez que a cultura representa um conjunto de comportamentos humanos, conhecimentos, experiências, valores, crenças, atitudes, língua, relações espaciais, dentre outros diversos fatores que contribuem para a constituição do caráter dos indivíduos. O espaço de vivências impulsiona uma grande melhora no bem estar cultural da região, estimulando o desenvolvimento e o crescimento da sociedade. Atividades como oficinas, palestras, apresentações teatrais, música, dança, literatura, dentre outras diversas ações ricas em cultura, são propostas a serem implementadas para enriquecer e compor o cenário deste projeto. Ambiental: O Espaço de Vivências proporciona a oportunidade de criar um ambiente exemplo de conexão com a natureza, por meio da implantação de sistemas agroflorestais, educação ambiental e conscientização. A verdadeira mudança está em transmitir o conhecimento, onde indivíduos conscientes realizam ações socioambientais, tornando possível construir um meio ambiente saudável e equilibrado. Economico: Geração de empregos diretos e indiretos no trade turistico, na construção do espaço, entre outros.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Etapa em andamento

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Para execução deste projeto, será desenvolvido diversas parcerias com grupos, projetos e profissionais da área, tanto do município quanto de outras regiões, será um trabalho feito em conjunto com pessoas que compartilham de um mesmo pensamento e que buscam estudos e práticas sustentáveis.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

O projeto visa fazer parcerias com a prefeitura da cidade de Ilha Solteira, com instituições e com a associação dos produtores rurais.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Sim, alem de familiares, o projeto incentivou amigos e produtores rurais .

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento menor que R$1.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Eu Bruna Novais, sou fundadora do projeto e alem do apoio familiar, conto com a colaboração de mais três pessoas, Natalia Novais , Beatriz Lima e Diego Rassano, a ajuda é volutaria, sem cargos definidos e não remunerada.

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Bruna Novais de Sousa 28 anos, mulher, negra, classe c Natalia Novais 24 anos , mulher, negra , classe c Beatriz Lima 23 anos, artista cenica, mulher, branca, classe b Diego Rassano, eng mecanico, homem, branco, classe c.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Minorias étnicas
  • Comunidade negra
  • Comunidade rural

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

A fundadora do projeto já faz parte dos grupos idicados acima, além de ser ativamente participantes de questões sociais, politicas e do movimento negro, uma das propostas do projeto inclusive é desenvolver oficinas com temas relacionados as questões sociais.

16) Como você soube desse desafio?

  • Recomendado por outras pessoas
  • Notícias (meios de comunicação)

1 comment

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Ted Machado
Team

Olá Bruna!
Parabéns pela iniciativa Turismo, vivências e bem estar
Acreditamos que nosso projetos tenham muito em comum.
Acesse nossa plataforma www.viagem20.com.br e cadastre roteiros turísticos únicos ou ajude a divulgar aos que os tenham.
A plataforma é inteiramente gratuita, sem cobrança de custos fixos ou comissões.
Para saber mais acesse aqui https://network.changemakers.com/challenge/turismosustentavel/inscricoes/plataforma-tecnologica-viagem20
Estamos abertos a outras parcerias.
Sucesso sempre!