VLV Soluções em Mobilidade

Somos uma iniciativa que irá juntar fornecedores independentes ao potenciais clientes.

Photo of Mayra Camargo
1 4

Written by

Nome completo do(a) representante do projeto

Mayra Victorio Santos de Camargo

E-mail

mayravictorio@gmail.com

Nacionalidade

Brasileira

Gênero

  • Feminino

Data de Nascimento

15021986

Sede da organização (UF)

  • São Paulo

Mídias sociais da organização

www.facebook.com.br/vivalavidaturismotransporte

Data em que você iniciou o projeto

Agosto/2018

Estágio do projeto

  • Em crescimento (passaram das primeiras atividades; trabalhando para o próximo nível de expansão)

Elegibilidade I: Você atende a todos os critérios de elegibilidade?

  • Sim, eu tenho mais de 18 anos de idade.
  • Sou brasileira/o ou estrangeira/o residente no Brasil.
  • Tenho atuação direta e comprovada no projeto.
  • Não sou funcionário nem familiar de funcionários da Ashoka e da CTG Brasil.

Elegibilidade II: O projeto inscrito:

  • É um projeto já implementado e posso comprovar nas respostas, fotos e documentações a serem apresentadas nesta inscrição..
  • É um projeto que tem como foco pelo menos dois (2) dos quatro (4) pilares do turismo sustentável (social, cultural, ambiental e econômico) descritos na seção "Escopo e áreas de foco".

Ao se inscrever, você concorda que possamos apresentar seu trabalho nas mídias sociais e outras publicações da Ashoka e CTG Brasil, relacionadas ao Desafio?

  • Sim, eu concordo.

1) Viagem pessoal: qual a história por trás da decisão em iniciar este projeto?

Após sermos contratados para realizar por duas vezes um grande evento em Brasília, no qual tínhamos que enviar centenas de pessoas de São Paulo, verificamos como não é possível encontrar com facilidade empresas no ramo de fretamento de transporte na internet, e principalmente em cidades menores. Além da dificuldade de visualização, não é possível saber a qualidade do serviço prestado, se a empresa é de confiança, a quanto tempo está no mercado, quais modelos de veículos possui, se a empresa é regulamentada, se possui tudo em ordem e etc. Tornando assim extremamente trabalhoso e desgastante para quem está realizando um evento ou necessitando locar um transporte para turismo. Nos veio então a ideia de montar um grande banco de dados. No qual será possível visualizar todas as empresas nas determinadas cidades, seus veículos disponíveis, suas licenças, seu histórico no mercado, e será possível fretar um veículo desejado a clique de distância .

2) O problema: que problema você está ajudando a resolver?

Constatamos que no ramo de transportes não existe um canal que seja possível você pesquisar todas as empresas. Queremos criar um grande banco de dados onde seja possível tanto visualizar as empresas quanto entrar em contato para informações ou de fato locar um transporte coletivo seja, ônibus, uma van e etc. Queremos democratizar o acesso às pequenas empresas aos clientes em potencial e dinamizar o serviço de transporte para as empresas grandes.

3) Sua solução: como seu projeto responde a esse problema? Compartilhe sua abordagem específica.

Nosso projeto tem como objetivo unir os motoristas independentes, ou até pequenas empresas aos seus clientes, a partir de um grande banco de dados.

4) Que tal incluir um vídeo sobre sua iniciativa?

a

5) Atividades: Destaque as principais atividades que você realiza no dia-a- dia do seu projeto.

- Levantamento de fornecedores individuais e empresas de pequeno porte, médio e grande porte; - Analise para criação da ferramenta que irá agregar todas informações (App e website); - Analise de custos para viabilização do plano de negócios; - Criação de estratégia de marketing e vendas;

6) Inovação: Qual inovação sua iniciativa está desenvolvendo ou adaptando para solucionar problemas na área do turismo? Como se diferencia de outras iniciativas no setor?

Nosso App e site vem para ajudar a solucionar o déficit de um único canal de acesso a todas as empresas de fretamento e transporte. Vem trazer agilidade e facilidade para quem necessita locar transporte coletivo habitualmente. E na verdade é um projeto totalmente inovador, pois no mercado não existe empresa que realize o serviço, onde empresas ou pessoas físicas poderão não apenas localizar as empresas, como também ter certeza de que estão contratando um serviço de qualidade e terão também acesso aos depoimentos e avaliações de clientes anteriores.

7) a) Pilares do Turismo sustentável: Quais dos seguintes pilares do Turismo Sustentável o seu projeto contempla?

  • Social - iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas, que sejam capazes de contribuir em aspectos da educação, saúde, articulação social, diversidade e atuação das comunidades.  
  • Econômico - iniciativas que atuem a partir da proposta de desenvolvimento local, que gerem emprego e renda localmente, que valorizem fornecedores locais, que construam parcerias e que fortaleçam redes de produção e serviços junto a outros agentes locais.  

7) b) Pilares do Turismo Sustentável: explique como os pilares que sinalizou na pergunta anterior estão presentes na implementação do seu projeto.

Social O projeto vem para democratizar o acesso das empresas menores, ou que não são tão conhecidas do grande público. Nossa intenção é dar visibilidade para as empresas de todos os tamanhos que realizam um serviço de qualidade. Econômico A facilidade e a praticidade na locação fará com quem se movimente e consequentemente aumente a quantidade de fretamentos para as empresas que estarão em nossos canais. Com foco em dar oportunidade aos pequenos empresários que muitas vezes não conseguem chegar ao cliente final e sempre acaba ficando refém das grandes empresas sem possibilidade de cobrar preços justos. Gerando em cadeia maior quantidade de empregos, renda e lucratividade.

8) Impacto: quais impactos seu projeto causou até agora? Considere impactos internos na estabilidade da sua organização e externos em relação ao pilares do turismo sustentável, utilize dados

Nosso principal objetivo é conseguir desenvolver um serviço turístico que esteja ligada com ao desenvolvimento sustentável. Nestes dois anos de mercado já pudemos fazer contatos com diversos fornecedores independentes e pequenas empresa possibilitando que eles prestassem serviços em projetos onde antes seriam terceirizados e não poderiam controlar o seu orçamento.

9) Estratégias de crescimento: Quais são seus planos para fomentar o crescimento de sua iniciativa?

Dentro da nossa estratégia de marketing temos a ampla divulgação do produto entre as operadoras de turismo do Brasil tanto via online como com uma equipe de vendas, participação de feiras e eventos do ramo e parcerias com ONG’s e Coletivos de trabalho em prol de captar o máximo possível de profissionais para a plataforma.

10) Colaboração: como a sua iniciativa colabora com outros atores (governos, universidades, empresas, associações da sociedade civil) para fazer a diferença? Você realiza alguma parceria?

As parcerias com os atores do turismo do Governo no Brasil, bem como as ONG’s e Coletivos de Trabalho serão imprescindíveis para podermos ter dentro do nosso banco de dados o máximo possível de empresas e dar visibilidade e gerar mais negócios para todos. As universidades serão um grande ativo também, pois acreditamos que com a capacitação dos jovens que estão entrando no mercado poderemos ajudá-los a iniciar no mercado de trabalho, trazer uma renda extra para casa para assim garantir que eles consigam seguir com os estudos.

11) Inspirar novos agentes de transformação: você tem influenciado outras organizações e pessoas a se envolverem no seu projeto e/ou a se preocuparem com o Turismo Sustentável? Se sim, como?

Temos muito claro dentro dos nossos valores os 17 objetivos para transformar o Mundo da ONU e acreditamos que se cada empresa fizer a sua parte será possível criar grandes melhorias. Com base nisso estamos elaborando esse grande banco de dados de fornecedores que estejam também alinhados com esses objetivos.

12) a)Quais dos seguintes recursos sua organização obteve até o momento?

  • Suporte de amigos
  • Apoio da família

12) b) Planejamento Financeiro: como você planeja financiar o seu projeto a curto, médio e longo prazo?

50% Leis de Incentivo 50% Financiamento Bancário

12) c) Quanto você já investiu no seu projeto para a operação deste ano?

  • Investimento menor que R$1.000

12) d) Qual é o orçamento necessário para o funcionamento do seu projeto durante 1 ano?

  • acima de R$ 50.000

13) Equipe: qual é a atual composição da sua equipe (papéis, qualificação, tempo integral x temporários, etc)? Como essa composição se transformará no futuro do seu projeto?

Neste momento nossa equipe é composta por: Mariana Vasconcelos - Proprietária e Diretora Executiva Mayra Camargo - Gerente de Projetos Planejamos para um futuro próximo aumentar o time com as seguintes posições: Designer & Programação - Tempo Integral Atendimento ao Cliente & Vendas - Freelancer Marketing & Assessoria de Imprensa - Freelancer

14) Diversidade na equipe: descreva a diversidade de sua equipe e inclua informações sobre a distribuição de cargos.

Somos uma empresa de mulheres negras e acreditamos que a diversidade é a chave para uma empresa de sucesso.

15) a) Diversidade do público de sua iniciativa: o seu projeto tem como foco específico algum dos seguintes grupos?

  • Comunidade de pessoas com deficiência
  • Comunidade negra
  • Comunidade de baixa renda
  • Comunidade periférica

15) b) Diversidade de público da iniciativa: Dê exemplos reais de como o seu projeto está conseguindo impactar todos os grupos que você indicou na pergunta anterior.

Nossa iniciativa mapear empresas de todos os tamanhos, mas tem como foco empresas de todos os tamanhos, mas com o foco nos menores onde poderemos dar oportunidade para donos de veículos de baixa renda ou até com deficiência dando visibilidade para eles.

16) Como você soube desse desafio?

  • Mídia social

Attachments (1)

1 comment

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of EDUCAMAR BRASIL
Team

Parabéns, excelente idéia!